Criticas bem comportadas na Mudança

Estive ontem na Mudança do Garcia. Essa é a parte do carnaval onde não tem artistas famosos, blocos milionários nem grandes atrações. O astro principal da festa é o povo. Cada um se diverte como pode, a criatividade das fantasias improvisadas preserva resquícios de antigos carnavais. Misturados à multidão estavam alguns políticas que têm inserção nos movimentos populares, destacando-se as mulheres Alice Portugal (PC do B), Lidice da Mata (PSB), ambas deputadas federais, vereadora Vânia Galvão (PT), Bethe Wagner (PV), que preside o Instituto do Meio Ambiente, que circulavam dentro ou fora das charangas no meio do povo, sem qualquer aparato de segurança.
Entretanto, um das características da Mudança, os cartazes que tradicionalmente continham criticas severas aos governos, e às suas políticas públicas, inclusive na época da ditadura militar e nos governos do PFL, (o que sempre rendia grandes confusões porque eram impedidos de passar no Campo Grande), esses perderam a criatividade e a cada ano que passa ficam menos atraentes. A irreverência vem dando lugar a citações bem comportadas. O único cartaz que fazia referência á política local estava grafado com uma operação matemática, onde se dizia que Geddel, mais Carneiro é igual a Bode. O fato é que depois que o PT assumiu a Presidência da República e o governo da Bahia, coincidência ou não, as criticas perderam a inspiração.

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Prova que a criatividade advém da adversidade.
    E que ilustres companheiros são vítimas anestesiadas do efeito da droga da administração da verba pública.
    Assim caminha a humanidade.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Esse sentimento de conformismo é uma marca do nosso país, sempre tomou conta dos pobres , chegou a classe media (onde existia resistencia ) e agora os poucos pensadores estão morrendo sem que exista uma renovacão. Em pouco tempo, viveremos só da criatividade dos bbbs 9,10 ...

    ResponderExcluir
  3. O que está acontecendo é que os sindicatos, movimentos populares todos são aliados do atual governo e os partidos ditos de direita e centro, nunca fizeram oposição nem sabem como fazer isso. Outro detalhe é que ninguem quer ficar contra um governo que tem mais de 85 por cento de aprovação popular. O resultado é esse que estamos vendo. Todo mundo calado o que faz lembrar Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra. Vamos adiante!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que eu não faço parte desses coitados 85%. Tá bom não é?
    Viva o Zé Dirceu, o Genuíno, o Valerioduto, a Dilma Roussef... Vamos subsidiar a miséria e o conformismo com o bolsa-família! Afinal políticas públicas para gerar trabalho e aproveitar melhor a derrama brasileira que é quinta tributação do planeta, hoje parcos 39,8% do PIB em impostos, investindo em educação, saúde e habitação não é o que interessa a classe política!

    RL

    ResponderExcluir
  5. Também acho que dentro de pouco tempo vamos ter problemas com essa politica assitencialista que tem dado tanta popularidade ao Presidente.Acaba repetindo práticas de governos passados que ficaram tanto tempo no poder e não conseguiram resolver os problemas básicos do pais.Essas são politicas emergenciais, que devem ser adotadas por um periodo curto, enquanto outras ações mais eficazes não são colocadas em prática. Mas o que estamos vendo é que a cada ano aumenta mais o número de pessoas que sobrevivem com as diversas bolsas oferecidas pelo Governo, isso não é nada bom.O país precisa de uma força tarefa para educar o povo, de ser mais severo com os casos de corrupção, ter mais responsabildiade com o dinheiro público.Corrupção existe em todo o lugar desde que o Mundo e Mundo, o que difere é a maneira de tratar o problema.É por ai.

    ResponderExcluir