Mais Carnaval em Salvador

Darwin no carnaval do século XIX
Para quem estava pensando que o Carnaval acabou, uma noticia animadora ou não, a depender do ponto de vista. No próximo dia 14 de março, haverá cortejo pós carnavalesco no trecho entre o Campo Grande e o Farol da Barra, dessa feita, sem trio elétrico e sem cordas, para marcar a passagem pelo Carnaval da Bahia do naturalista inglês Charles Darwin, o pai da teoria da evolução das espécies pela seleção natural, cujo bicentenário do nascimento foi comemorado em todo o mundo no último dia 12 de fevereiro.

O cortejo que estava programado para o dia 28, foi transferido para o dia 14 de março, devido ao grande núemro de pessoas interessadas em participar, está sendo organizado pelo Grupo Defesa e Promoção Sócio Ambiental - GERMEN, e terá alas simbolizando a Mata Atlântica, plantas, flores e animais, como o mico leão. O cortejo sairá às 10h com destino ao Farol da Bahia, onde se encontrará com um grupo da professora Regina Lira, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, que encenará uma peça inspirada no cientista britânico.

Darwin no carnaval do século XIX

Em 1832, há exatos 177 anos, Darwin, então um jovem cientista mais ligado à geologia do que às espécies animais e vegetais, participou do carnaval baiano, ao lado dos amigos Bartholomew James Sullivan e Clements Wickham, ambos tenentes da Marinha Real.

Os três amigos chegaram à Bahia bordo do navio Beagle, que permaneceu no Porto de Salvador até 18 de março. Foi tempo suficiente para um passeio carnavalesco, registrado no diário de Charles Darwin, da seguinte forma: “Hoje é o primeiro dia de Carnaval, mas Wickham, Sullivan e eu não nos intimidamos e estávamos determinados a encarar seus perigos. Estes perigos consistem principalmente em sermos, impiedosamente, fuzilados com bolas de cera cheias de água e molhados com esguichos de lata. Achamos muito difícil manter a nossa dignidade, enquanto caminhávamos pelas ruas. Informação Assessoria de Comunicação.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Em março tambemm vai ter o Projeto Espicha Verão, com várias homenagens tambem, inclusive aos Novos baianos.

    ResponderExcluir
  2. Carmela, e bota carnaval nisso ! Para o dia 8 de março está sendo anunciada a " Ressaca do carnaval " no Wet'n Wild, no programa chamado " Agita Bahia "... e ainda tem mais : ouvi falar num outro programa do governo , apelidado de " Espicha o Verão "... que vai acontecer aqui em Salvador e em algumas cidades do interior , inclusive em Porto Seguro...A finalidade é segurar os turistas mais uns trinta dias por aqui ... Depois, certamente , aparecerão as Micaretas por aí! É...

    ResponderExcluir
  3. Proponho aos leitores de blog pensar como seria o retorno de darwin ao carnaval de salvador. Tenho certeza que ele mudaria muita coisa em sua teoria da Evolucão.

    ResponderExcluir
  4. Estou chegando à conclusão de que é verdadeira a tese que diz que na Bahia são seis dias de Carnaval e o restante do ano de ensaios. É como diz o Macaco Simão: agora que o Carnaval acabou, nesse resto de ano não faço mais nada. Viva a Bahia!

    ResponderExcluir