Ninguém mais fala da Casa de Zélia e Jorge Amado

Depois de muita polêmica ninguém mais fala sobre o destino que será dado à casa dos escritores Zélia e Jorge Amado, localizada na Rua Alagoinhas.

A Casa do Rio Vermelho, onde o casal viveu durante mais de quatro décadas, reuninindo amigos ilustres e obras de arte, deveria abrigar um memorial de acordo com a vontade de Zélia, que ainda em vida solicitou o tombamento do imóvel ao Conselho Estadual de Cultura, em 2005, mas o pedido foi negado. No início de 2008 o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) recorreu da decisão, alegando que a casa não deveria ser tombada por suas características arquitetônicas, mas por sua importância histórica e cultural.

A decisão foi revista e o tambamento acatado. O processo chegou a ficar pronto esperando apenas a assinatura do governador e a publicação no Diário Oficial. Entretanto, não se chegou a um consenso com os herdeiros sobre a instalação do memorial. Em novembro do ano passado, os filhos do casal anunciaram o leilão de um lote de mais de 500 quadros, escultura e objetos de arte e informaram que a família não tinha mais interesse no tombamento e que o dinheiro arrecado com o leilão serviria para a restauração da casa. Depois desse fato, nada mais foi divulgado sobre o destino do imóvel o que é lamentável.
Tópicos:

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É uma pena que que até agora não se tenha dado à casa dos Amado, o destino que deveria ser o normal.Transformar em memorial e disponibilizar todo o acervo para enriquecer a cultura do nosso povo. Infelizmente o ser humano tem se revelado a cada dia mais egoista.
    Cinira

    ResponderExcluir
  2. A FAMÍLIA INICIOU AS OBRAS
    É o que informa Jonga, neto de JA, na comunidade do Orkut Memorial Jorge Amado

    ResponderExcluir
  3. Boa noticia. Se algum leitor do Blog que mora no Parque Cruz Aguiar tiver mais alguma informação ou mesmo foto do inicio dessa obra, mandem para publicar.

    ResponderExcluir
  4. Essas e outras casas historicas deveriam ser entregues a iniciativa privada. A capacidade de preservacão do poder publico é lamentavel.

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão Moura, tudo que o Governo gerencia é um caos. Saúde, educação, seguança, estradas e por ai vai.Não sei para que pagamos tantos impostos só mesmo para alimentar a corrupação.
    Gal do Canal

    ResponderExcluir