Pela volta do uso das sacolas

Foto/BlogRVPela volta do uso das sacolas Poluição causada pelos sacos plástico é visivel no Rio Lucaia

Muita gente por economia ou mesmo para dar utilidade aos sacos plásticos onde são colocadas as compras dos supermercados, reutilizam para dispensar o lixo. Entretanto, esses sacos não são biodegradáveis e levam até 500 anos para desaparecer do meio-ambiente.

Lembro que quando eu era pequena, e lá se vão muitos anos, minha mãe e minha tia, iam às compras levando suas sacolas. Com o tempo esse costume foi desaparecendo e a modernidade impôs como habito carregar em sacos plásticos qualquer pequena compra.

Com a chegada das grandes redes de supermercado e com o aumento da população esses sacos se multiplicam e estão inundando a cidade. No Rio Lucaia, é possível observar a grande quantidade de sacos boiando. Os sacos plásticos são responsáveis pela poluição nos vales, rios, córregos e oceanos, entopem a tabulação e provocam alagamentos. Nos países do primeiro mundo já são proibidos.

No site http://www.portaldomeioambiente.org.br/, tem uma noticia de que a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou e o prefeito já sancionou uma lei que obriga supermercados, mercados de pequeno porte e lojas de departamento a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis.

Além de João Pessoa, as Câmaras Municipais de Curitiba-PR, Londrina-PR, Maringá-PR, Porto Alegre-RS, Canoas-RS, Americana-SP, Sobral-CE e Rio de Janeiro-RJ, aprovaram leis semelhantes.

Essa iniciativa bem que poderia ser seguida por aqui. Mas enquanto nossos vereadores não mexem os traseiros para fazer alguma coisa útil, que tal voltarmos a usar as boas e antigas sacolas.
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Está valendo, Carmela ! Ao pessoal que nos lê, peço que adote a campanha e que a divulgue entre a turma do seu catálogo , também com a mesma solicitação. É claro que não vamos poder dispensar totalmente as sacolas e outras embalagens plásticas, mas a finalidade é reduzir o consumo. Se nós pudermos levar para casa , apenas 20% do que costumávamos , já será alguma coisa. As sacolas utilizadas para o descarte do lixo, causam um grande dano , nos lixões, aos lençóis freáticos . Muitas vão acabar no mar , prejudicando a vida marinha . As tartarugas as comem pensando que são águas-vivas e morrem sufocadas . Não se trata de deixar de aproveitar as sacolas para o descarte do lixo doméstico. Se trata , simplesmente, de limitar a aceitação das sacolas plásticas nos supermercados e outras lojas. Sempre que possível, exigir embalagem em material bio-degradável. Se trata de desenvolver uma consciência ecológica para contribirmos de acôrdo com as nossas possibilidades. Aqui está uma delas... Engaje-se na campanha !

    Não coloquem lixo na rua , fora dos dias e horários estabelecidos. !

    ResponderExcluir