Prefeitura promete demolir imóveis abandonados

Informação postada no site da Prefeitura destaca que o Prefeito João Henrique esteve ontem (2) acompanhado de secretários vistoriando as condições dos imóveis abandonados e em ruínas localizados na orla atlântica de Salvador, iniciando pela região do Jardim de Alá.

A promessa é de que ações enérgicas serão tomadas em relação aos imóveis abandonados ou em estado de má conservação em toda a cidade, os proprietários serão notificados e advertidos pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e Defesa Civil. Caso não tomem as providências necessárias, serão autuados e terão que pagar multa.

Os imóveis sem conservação situados na orla serão desapropriados e alienados para posteriormente serem leiloados, a exemplo da Casa de Moscozo, do Clube do Vitória e do espaço onde funcionou o restaurante Diplomata. Já as ruínas situadas no canteiro central (desde o Baba Gula ao Circo Picolino) serão demolidas para que no local seja construída uma grande área de lazer semelhante ao trabalho de urbanização executado na recém inaugurada Avenida Centenário.

Segundo o site, a ação vai viabilizar o Projeto de Requalificação da Orla de Salvador que está sendo elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira e que vai transformar o visual da cidade. A intervenção será estendida à orla do Subúrbio e à Península Itapagipana, onde há dezenas de galpões abandonados. O prefeito João Henrique destacou que algumas construções, além de deixar a cidade mais feia, oferecem risco aos cidadãos e, por isso, serão demolidas.

Se não for mais um factoide , essa iniciativa merece aplausos e interessa muito aos moradores do Rio Vermelho, bairro que concentra um grande número de o imóveis em ruína que precisam efetivamente de uma ação do poder público, antes que ocorra uma tragédia.

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu não acredito em nada que o prefeito João Henrique fale ou prometa, e me sustento em 4 anos de governo sómente comparável ao de Lidice, em todo caso Oxalá permita que eu esteja errado e que esses 4 anos de abandono da cidade tenha sido devido a um estado de hibernação crônica na qual o antigo e atual prefeito tenha estado, pode ser... mas sinceramente não creio, acho que é incapacidade administrativa mesmo, uma situação banal que seria a remoção da favela da praia de Santana num evento como o 2 de fevereiro passou batida, ou seja, parece que a esculhambação urbana já é visceral na administração João Henrique e encarada como algo perfeitamente normal e consequentemente natural. De tudo o único que efetivamente acredito são nas multas que serão aplicadas aos imóveis considerados em mal estado de conservação, apenas isso, já que ARRECADAR é a REGRA NÚMERO 1 do estado brasileiro. Salvador se transformar na Miami brasileira! Faltam quantos dias mesmo?

    RL

    ResponderExcluir
  2. Já andei pensando em não divulgar nada que esse pessoal que esta o poder fala.Agente perde tempo lendo e comentando um monte de noticias e depois não acontece nada.Mas, infelizmente. tenho um defeito incorrigivel de achar que as coisas um dia podem melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Estimada Carmela, acho esse teu blog o espaço mais lúcido dessa nossa Bahia, por isso você deve permanecer a rugir e que as energias do bem permitam que ele sirva como um catalizador das opiniões e assim rolar uma bola de neve que venha a ajudar ao nosso incompetente mandatário soteropolitano a sair da sua abissal inércia administrativa.

    RL

    Me recordei agora de Raisuli, um sheik de Tanger no Marrocos que teve sua história contada num filme com Sean Connery intitulado o Vento e o Leão. A lenda reza que ele foi o único sheik que resistiu a tirania francesa quando o Marrocos foi conquistado, no final do filme ao derrotar a Legião Extrangeira e ao libertar a maior autoridade militar da França que ele tinha feito prisioneiro, suas palavras foram mais ou menos assim:

    " A nossa diferença é que você é como o vento, eu sou como o leão, eu vou ficar sempre aqui guardando o meu lugar, você vai passar e vai jogar areia nos meus olhos e eu vou rugir com raiva de você, mas vou permanecer aqui enquanto você que é como o vento um dia vai soprar aqui outro lá e nuncá terá o seu lugar..."

    ResponderExcluir
  4. Carmela, eu creio que precisamos continuar a nossa cruzada. Eu quero considerar o seu defeito uma qualidade , ainda mais que você faz a divulgação com a sua assinatura, um sinal de coragem ,e dizer que precisamos continuar divulgando para que a população saiba o que anda acontecendo e o que não anda acontecendo. As promessas verbais do nosso Gestor, merecem pouco ou quase nenhum crédito. É com a falação que os políticos costumam engabelar o povo com a maior facilidade. Agora já se fala em fazer na orla , " uma nova Centenário " ,parte da Miami prometida, certamente, uma das grandes obras realizadas em vésperas de eleições , que muito provavelmente ajudou a mantê-lo no posto.A omissão ou pouco caso da Prefeitura com relação à situação da Praia de Santana foi um episódio lamentável e demonstração de descaso para uma comunicade que deveria merecer melhor atenção, num momento especial, embora a favela de barcos não se justifique de maneira alguma , em tempo algum. A cidade como um todo, merece uma administração mais atuantes nas grandes e pequenas coisas , indo aos detalhes. Afinal, tudo é importante !

    ResponderExcluir
  5. Quero fazer ainda uma consideração sobre o primeiro comentáro e dizer que Lidice foi uma gurreira.Governou a cidade debaixo de um fogo cruzado de mídia e de boicote financeiro.Como jornalista acompanhei de perto o que aconteceu.Ela não tinha nem governador e nem presidente amigo, mas em compensação teve um adversário dos bons. Portanto,não existe parametro para comparação entre os dois governos.

    ResponderExcluir