Pelo telefone

Foto/ BlogRVPraia de Santana, esse é ou não um ambiente propício à proliferação do mosquito?

Pelo telefone o Ministério da Saúde mandou me avisar, que em minha rua tem muitos mosquito para se matar. Ai, ai, ai, que problema complicado rapaz. Ai, ai, ai, fique em casa acomodado e verás...Brincadeira a parte com a composição Pelo Telefone, de Donga, mas é que hoje(14) pela manhã, fui atender ao telefone e ouvi uma gravação do Ministério da Saúde informando que a minha residência está localizada em uma das áreas de risco de incidência da dengue. A gravação seguiu com uma série de recomendações para evitar a proliferação dos mosquitos e um pedido para orientar vizinhos e amigos para que limpem as casas, cubram tanques de água, e remover todo tipo de recipiente capaz de abrigar os ovos desse mosquito. Concluindo a gravação, uma advertência: a dengue é uma doença grave e mata.


Essa ligação, que certamente muitas pessoas devem ter recebido, é um sinal de alerta mais do que vermelho. Dá a exata dimensão da gravidade do problema, com a utilização de todos os meios de comunicação disponíveis para sensibilizar a população a entrar nessa guerra contra a dengue. Não dá para vacila, o estamos em um estágio de alerta máxima. Entretanto, na praia de Santana, tem um monte de cacarecos espalhados que acumulam água e apesar de inúmeras denuncias, ninguém toma providência. Tudo bem que a população seja convocada a fazer sua parte, mas ao poder público precisa também dar o exemplo.Se é para levar a coisa a sério não adianta ficar fazendo ações midiaticas, tem que combater é no dia a dia, em todos os lugares.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Carmela , a ligação que você recebeu hoje , eu a recebi ontem à noite. Tudo bem , acho válido e elogiável tanto cuidado , mas grande parte do que está acontecendo é de responsabilidade da população , porque , não é de hoje , que estamos muito bem informados sobre os perigos que aqueles pequeninos mosquitos representam para a sociedade( no meu blog, ontem, eu coloquei uma nota sobre o assunto ) .Eles não fazem distinção alguma entre pobres, medianos e ricos. Podem estar em qualquer lugar, numa mansão ou num casebre , tanto é que uma garota de apenas 17 anos , residente em um dos prédios da av.Centenário , morreu, há poucos dias, comprovadamente, de dengue. Uma vida preciosa,promissora , uma garota que havia terminado de passar no vestibular ! Pode ser apenas uma coincidência , mas o prédio da garota está bem perto do Calabar. Estou informado de que as zonas de risco entre a Barra e Amaralina são, exatamente, os bairros do Calabar e Nordeste de Amaralina. Mesmo assim , o risco é iminente em toda a área.
    Precisamos acabar com essa mania de imputar tudo ao governo! Ele,por si só , já faz pouco. Afinal, não pode tudo e pode menos ainda quando parte do problema é criado pela má vontade e falta de cuidado da população, , até por ignorância... ou pouco caso. Há pessoas que acham que as coisas só acontecem com os outros , até que...Tem anos que se sabe que os mosquitos aproveitam até uma tampinha de refrigerante para se reproduzirem. Eles estão nas casas , nas lages , nos terrenos baldios, no lixo, nas latinhas, nas tampinhas , nos tanques de água sem tampas, onde quer que exista um pingo de água . Como brasileiro só fecha a porta depois de roubado, está aí, agora, o resultado da pouca atenção que a população deu ao assunto...Agora, é preciso correr atrás do prejuízo . Estar atentos, fiscalizar a sua área, falar com vizinhos e denunciar prováveis focos .

    Aquele caso da praia de Santana já é bastante conhecido. É caso de fazer uma denúncia e anotar o protocolo que são obrigados a dar. Alguém, por favor, faça isto ! Aliás, quantas mais denúncias forem feitas, melhor. Já estamos cansados com aquele caso da praia de Santana. Aquela lona preta, e outros cacarecos !...

    Quem tem plantas com pratinhos em baixo, pode colocar borra de café nos pratinhos, mas, mantê-los secos ou apenas úmidos. A cafeína é inimiga dos mosquitos!

    Os telefones para denúncias são os 156 do Salvador Atende (PMS) e 160.

    Depois de passada a crise, que espero termine logo, não se pode relaxar. Os cuidados contra os mosquitos da dengue deverão ser permanentes . Que cada um cumpra a sua parte.

    ResponderExcluir
  2. Bom tentei seguir os conselhos de Sarnelli:
    Liguei para o numero: 160, este só toca um pagode sobre a dengue.
    Liguei para o numero: 156, este não é gratuito a partir de um celular.
    Agora com todo respeito será que Sanelli ou Carmela precisam desta ligação ou informação?
    Como ressaltou Sarnelli: Os focos que nos rodeiam estão concentrados no Kalabar e no Nordeste de Amaralina, será que estas localidades tem o mesmo pré-fixo de telefone que vocês? Ou será mais uma técnica de difusão através de formadores de opinião?
    Caixas dáguas descobertas? O povo não tem dinheiro para comer direito, imagine para investir numa tampa de caixa dágua ou fazer obras necessária para que a água não emposse.
    Pirotecnia pura... Jão é retado para isso, vejam a já aclamada Centenário, transborda sempre que chove. Respondam: É mais barato começar do zero ou fazer de qualquer jeito para depois ir arrumando?
    Mais um pagode: é viola...é viola...cole na corda....

    ResponderExcluir