Reciclar é preciso

Cena comum em muitas esquinas do Rio Vermelho
Apesar de toda a campanha para combater o mosquito da dengue, muita gente ainda não se convenceu do perigo dessa doença e continua jogando lixo no meio da rua sem a menor preocupação com o que descarta na via pública.Em todo o mundo a questão do lixo é um problema que preocupa, por isso a coleta seletiva vem se destacando como uma alternativa consagrada para promover a reciclagem do lixo doméstico urbano visando à proteção do meio ambiente. Em Salvador, desde a década de 80 que se tenta estimular esse tipo de coleta, muitas cooperativas surgiram, inclusive no Rio Vermelho, onde funciona a Paciência Viva. Entretanto, ainda são poucas as pessoas que se dedicam a separar o lixo nas residências ou mesmo nos muitos bares e restaurantes que funcionam no bairro. Isso é fácil de perceber nos sacos que são deixados nos passeios e, invariavelmente abertos por catadores e também por dezenas de cachorros que vagam pelas ruas, onde são misturadas latas, copos plásticos, garrafas, papelão e restos de alimentos. Separar o lixo não custa nada e comprovadamente ajuda a melhorar a limpeza da cidade e a preservação do meio ambiente, e ainda contribui com centenas de pessoas que vivem da coleta seletiva. Vamos reciclar o lixo nosso de cada dia, a natureza agradece.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. com certeza,,, e podemos mesmo começar de casa,, separando principalmente os lixo com resto de comida, dos demais materiais como plástico papel e etc.

    ResponderExcluir
  2. Reciclar é preciso

    Oportuníssimo o seu artigo , porque a questão da reciclagem está na ordem do dia e se relaciona também com o problema da dengue , que já ceifou mais de duas dezenas de vidas , 28 , confirmadas na Bahia , outras tantas, estão sendo investigadas para se constatar se foram vitimas dessa terrível doença. Vi hoje na TV que equipes internacionais de médicos chegaram para nos ajudar, até de Cuba. Equipes da Aeronáutica estão atuando em Itabuna , tal o perigo que o mosquito representa e por estarmos mesmo sofrendo uma epidemia . É preciso que cada um de nós se considere um soldado nessa guerra . Não é por falta de informações que a coisa está acontecendo. É por desleixo dos governos estadual e municipal e de boa parte da população, porque a dengue está vitimando pessoas há anos... Todos nós sabemos o que fazer. Estamos todos pagando o preço !
    Mas, com relação à reciclagem , se cada um de nós levarmos a sério, estamos fazendo bem ao planeta e à coletividade. Nas redes de supermercados existem coletores apropriados para receber diversos tipos de produtos. Garrafas, vidros , plásticos,papelão, papéis , metais, etc. É só ter o cuidado de fazer a seleção em casa, e , quando forem fazer as suas compras da semana , levar o reciclável na mala do carro... Isso, no caso em que, na sua rua, não haja um sistema de coleta ainda organizado.
    Outra coisa é você não aceitar as sacolas plásticas dos supermercados. Leve as suas de tecido ou de qualquer outro material , para evitar trazer as embalagens dos supermercados. Há uma campanha na rede Bompreço que ainda está engatinhando, porque mal planejada , mas funciona assim : a cada 5 itens que você compra, tem o direito a um desconto de 3 centavos (!) . O desconto é simbólico, mas deve ser cobrado porque faz parte da regra do jogo. Confira na sua nota . Se não lançarem o desconto, exijam. É necessário ter o cuidado de não aceitar uma só sacola ! Nesse caso , perde direito aos descontos. Suponha que você compre 31 itens , terá direito ao desconto de 6 x 3 = 18 centavos, mas, caso o 31º ,seja, por exemplo, uma bandeja de congelado e você aceitar uma sacola plástica, perderá o direito ao total dos descontos. Não é justa a regra imposta pela rede , mas , por isto mesmo , temos que estar atentos. Procure reduzir o seu consumo de sacolas em pouco mais de 80% levando para casa , até de outros fornecedores, apenas aquelas que vai precisar para o lixo da semana , já que não há outra maneira, pelo menos por enquanto. Não vamos poder eliminar totalmente os plásticos no mundo, mas poderemos reduzir bastante o seu consumo, o que já será muita coisa. É necessário que todo mundo adira à campanha por vontade própria. Outro cuidado que devemos ter, é com o descarte de pilhas e baterias de celulares . As lojas que os vendem, recolhem as bateria e lhes dão o destino seguro.
    A rede Bompreço começou vendendo sacolas retornáveis por 2 reais , mas , para não perder o costume , já aumentou para 2,28...O lobo perde o pelo, mas não o vício !

    ResponderExcluir