Mais novidades

A matéria abaixo foi postada hoje(22) no site oficial da Prefeitura. Por se tratar de assunto de interessedo bairro, republico na integra.

O bairro do Rio Vermelho, que já nasceu famoso, não apenas pela sua história, mas também por abrigar luxuosos hotéis, pousadas e dezenas de bares, ganhará ainda mais brilho. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), contemplará o local com projeto de revitalização da área, que prevê além de nova infraestrutura, a instalação de um mirante, um memorial, restaurante e até a construção de um anfiteatro no estilo concha acústica. As obras devem começar em 60 dias e a ideia é dar uma cara nova ao local.

A primeira etapa será a construção do memorial Caramuru, que contará não só com um monumento em homenagem ao português Diogo Álvares Caramuru, que teria desembarcado na região no começo do século XVI, mas também aos índios tupinambás. Em seguida, as obras se concentrarão no tradicional Mercado do Peixe. "O projeto de recuperação do mercado foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira. As paredes de concreto serão trocadas por lonas tensionadas, que transmitem uma iluminação natural. Além disso, iremos padronizar os boxes", explicou o secretário Fábio Mota, que ainda ressaltou a previsão de reforçar a segurança e a iluminação externa.

E não para por aí. Além dos comerciantes do mercado, os membros da colônia União dos Pescadores da Mariquita, que fica em frente ao Mercado do Peixe, também devem ser beneficiados pelo projeto de reestruturação. "Não podemos esquecer que o grupo de pescadores está ligado à história do mercado. Na década de 1950, eles iniciaram a venda dos frutos do mar no meio da rua, o que deu origem ao nome do estabelecimento. Portanto, não seria justo deixá-los de fora". O total da área a ser revitalizada é de 14.253 m².

Postar um comentário

12 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. ESTOU DE OLHO!
    Por falar no restaurante que será construido na área do Memerial Caramuru, soube que já tem um destinatário certo. Quando perguntei ao meu informante se não deveria haver uma licitação ele deu risada...

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem ouvi a conversa ! Claro que vai haver uma licitação , mas será um jogo com cartas marcadas , e coringa dentro da manga ! Olho neles !...

    ResponderExcluir
  3. TB ESTOU DE OLHO!

    E por falar em coringa, em olho, e etc, essa matéria que saiu na Tribuna da Bahia - CONTRA o projeto Memorial Caramuru - tá me cheirando a "missa encomendada"... tenho minhas dúvidas, uma vez que, os moradores envolvidos no projeto foram chamados ironicamente de "notáveis do Rio Vermelho" e um dia após publicação do artigo, um CORINGA disparou e-mails com a reprodução da matéria para a comunidade riovermelhense! Que pena não ter um INFORMANTE para me dar informações concretas! Mas uma coisa é certa: não precisa de informante para perceber que existe um certo cíume por parte de um grupo isolado ao perceber que o sonho da Central das Entidades, enfim, vai virar realidade. Assim espero, mesmo que cause ciumeira em meia duzia que só sabem fazer três coisas: criticar, criticar e criticar! Finalizando: O velho Mercado do Peixe não pode continuar do jeito que está, a revitalização é justa e ao mesmo tempo tardia!

    ResponderExcluir
  4. Por falar em melhorias no rio vermelho , não seria hora de mudar a igreja de lugar ? O bairro da Pituba ficou muito melhor sem o club Portugues. Tenho também a informação que existem ruinas de um forte no local onde foi construida a igreja. Seria um outro ponto turistico para o RV .

    ResponderExcluir
  5. OLHO GORDO
    Que haverá gente com dor de cotevelo se o Memorial Caramuru sair do papel não tenho dúvidas. Eu é que não estarei fazendo parte desse grupo, ao contrário, serei primeiro a reconhecer que a idéia do memorial foi de Ubaldo, assim como foi idéia dele a CENTRAL DE ENTIDADES,a ACIRV, o CONSELHO DE TURISMO, da ASSOCIAÇÃO IEMANJÁ, etc., etc., etc...

    ResponderExcluir
  6. Não sei se é o caso de mudar a igreja de local , mas, quanto ao forte, você tem razão . Ali, onde ela está, existiu, até onde eu saiba, um fortim armado com poucas peças ,que durou pouco tempo. Foi o único construído fora da cinta da Baía de Todos os Santos. Na construção da atual igreja, foram aproveitadas uma boa parte das fundações do Forte do Rio Vermelho ou que outro nome teria tido. Indo por trás da igreja, pode-se ver o ponto onde a a velha muralha se encontra ou se divide da mais recente .

    ResponderExcluir
  7. Senhor Ubaldo Neto ,
    primeira parte


    Antes de mais nada , os meus cumprimentos ! A minha figura , que era completamente desconhecida no Rio Vermelho , não sei o porquê , apesar de ter vivido os meus dias até hoje nesse bairro ( 78 anos ) , passando por diversos endereços , reapareceu no cenário depois do nascimento do Blog do Rio Vermelho , que se transformou num veículo capaz de aproximar as pessoas e nos deu a possibilidades de nos tornar visíveis, e eu, não apenas o acompanho, como sou um dos seus colaboradores, algo que faço questão de divulgar. Ao dizer isto, fica explícito que o blog é uma das minhas leituras obrigatórias do dia e, sempre que acho que posso e que devo, dou o meu pitaco. Não é do meu estilo, abrir polêmica e sim tentar trocar idéias sobre os assuntos que são lançados no ar que , via de regra, interessam à toda a comunidade. Via de regra, também , ofereço a minha colaboração divulgando idéias como por exemplo, aquela de que o tráfego na Mariquita só será resolvido após a construção de um viaduto que passem por baixo duas correntes de tráfego, outra por cima, com direito a passarella para pedestres. Claro que, sendo uma obra de porte, deveria resolver todo o problema, porque sabemos que o Rio Vermelho se transformou num bairro de passagem que recebe um grande volume de veículos que estarão sempre aumentando . Com a decisão da reforma do mercado e a construção do memorial , fato que parece já estar decidido , não resta que, depois de toda a troca de opiniões, aguardar que o sonho se torne realidade porque serão mais dois belos equipamentos para o bairro. Tudo muda o tempo todo, e temos que nos adaptar às mudanças . Vencem as forças e a maioria das opiniões . Não se discute mais, vamos aguardar as obras ! Vamos aguardar que o Rio Vermelho ressurja das cinzas do passado e que ocupe o lugar a que tem direito na cidade. Já recuperamos a praia de Santana e esperamos que o povo do bairro realmente a ocupe e tire proveito dela para o seu lazer, bem como contribua fiscalizando e denunciando as irregularidades que ocorrerem daqui para a frente. O público, precisa colaborar, inclusive com a questão do lixo, respeitando as normas municipais. É uma questão de educação cívica !
    Mudando de assunto, estou vendo que na sua postagem comenta um pronunciamento onde lembra que me declarei contra o memorial . Essa idéia, já são águas passadas . Teremos, então a reforma do mercado, o anfiteatro e as estátuas. Muito bem e ótimo.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Ubaldo Neto
    Segunda parte


    O Rio Vermelho vai ter alguma a coisa a mais para atrair turistas e poderemos fazer, se tudo for bem trabalhado, aquela área tão famosa quanto o “ Mercado Modelo “ – Eu me referi, de fato , que está previsto um jogo de cartas marcadas com direito a coringa na manga, mas não posso dizer de qual nem quem ouvi , porque seria desmentido. Será que apenas ouvi , ou foi engano do meu ouvido ? ...Mas , se eu me enganei, outra pessoa também se enganou !... O que eu acredito ,é que, quem disse o que disse, se percebeu o que falou, deve ter-se arrependido... Palavras soltas ao vento, não podem mais ser recolhidas...
    Passando para um outro assunto e copiando o seu próprio texto:.. uma vez que, os moradores envolvidos no projeto foram chamados ironicamente de “ notáveis do Rio Vermelho “ e um dia após publicação do artigo, um CORINGA disparou e-mails com a reprodução da matéria para a comunidade riovermelhense !
    Nesta parte do seu texto o Senhor reconhece a existência de moradores do Rio Vermelho só que, um pouco mais adiante conta “ que existe um certo ciúme por parte de um grupo isolado ao perceber que o sonho da Central das Entidades, enfim, vai virar realidade “
    A minha pergunta é apenas a seguinte: quem isolou o restante dos moradores ? Pode responder ? É preciso lembrar que o Rio Vermelho tem uma população que ficou mesmo isolada dos acontecimentos administrados pela Central a que sempre se refere, sem ouvir a opinião dos maiores interessados, onde, democraticamente,deveria vencer a maioria . Então, onde está o grupinho ?
    A revitalização é justa. Estamos precisando , bem como de um viaduto na Mariquita e bem que a Central poderia cuidar disto, sem contudo, alijar os moradores do projeto. Antes de mais nada , esta idéia já foi lançada no ar e, até onde eu sei, é minha...

    Quanto ao tal Coringa citado pelo senhor, a minha alusão foi casual, já que falei em cartas. Pode ter a certeza de que não fui eu . Para saber o que dizia o artigo, precisei ir à Biblioteca do bairro ! Por outro lado, uma coisa que faço questão, é assumir o que digo e assinar em baixo de tudo o que escrevo.

    Finalizando, nós apenas estamos discutindo pontos de vista . Nada de pessoal, claro. O que desejamos é a integração da população sem almejar festejos por coisa alguma. Eu até que teria imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente para uma confraternização. Amanhã à tarde, estarei presente à palestra na Biblioteca Juracy Magalhãers Jr. Se o Sr. for, nos encontraremos lá. Caso contrário , poderemos marcar dia e hora no largo de Santana .

    Bem chega desse assunto!
    Sarnelli, 23,07,2009

    ResponderExcluir
  9. Quando falei coringa não foi em relação ao senhor não. Só aproveitei o gancho para me referir aos e-mails que foram enviados!

    ResponderExcluir
  10. Ubaldo escuta essa:
    Memorial para o Fortim do Rio Vermelho já!!
    Vamos para mais este desafio...a idéia de Moura é ótima...

    ResponderExcluir
  11. Legal, Ubaldo . Um bom dia para você. Estou contando em poder ir à palestra que acontecerá na Bilioteca do Bairro . Só não irei se não melhorar da garganta , que está me incomodando.

    ResponderExcluir
  12. Que bobagem é essa Ubaldo! . Missa encomendada quem reza é o padre. Nem todo mundo pensa igual, ainda bem, a divergência é salutar, enriquece o debate. Não se irrite com isso.

    ResponderExcluir