Se depender de conferências a cultura vai bomba

Em decreto municipal publicado na edição do Diário Oficial, edição de 25 de setembro, o prefeito João Henrique, convoca a III Conferencia Municipal de Cultura de Salvador, para os dias 21 e 22 de Outubro, no Tropical Hotel da Bahia, sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos. Artistas e produtores são convocados a participar do encontro, que discutirá e formulará propostas de estratégias culturais para os âmbitos municipal, estadual e federal. Trata-se de uma oportunidade para que a classe artística soteropolitana discutir a política cultural da cidade e propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.
Com tema central “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, e sob o lema “Salvador: Cultural Plural”, a III Conferência Municipal de Cultura terá o objetivo de coletar subsídios para a II Conferência Nacional de Cultura programada para Brasília, entre os dias 11 e 14 de março de 2010. Antes, porém, de 04 de outubro e 08 de novembro deste ano, acontecerão 26 Conferências Territoriais de Cultura em todo o país. As conclusões da III Conferência Municipal de Cultura serão apresentadas na Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá de 26 e 29 de novembro, em Ilhéus.
Palestras, debates, reuniões de grupos temáticos e eleição do Conselho de Cultura, constarão da programação da Conferência Municipal, que será encerrado com show musical. O diálogo sobre o sistema municipal de Cultura, a partir da realidade local, envolvendo artistas, produtores, gestores, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura e a escolha de delegados municipais para a Conferência Territorial, são partes integrantes do evento que também abordará a produção de arte valorizando a diversidade cultural de Salvador. A Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento, a cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais e a garantia de direitos e acesso a bens culturais, são assuntos já pautados para discussão durante a III Conferência Municipal de Cultura. Também a Cultura como elemento de inclusão social e o financiamento desta junto com a cadeia produtiva, serão tópicos de destaque do encontro, que irá contribuir para o fortalecimento do movimento artístico cultural e a participação social no campo da cultura( informa o site www. pms.ba.gov.br )

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. De nada adianta uma Conferencia, se a Prefeitura de Salvador nao responde ao requisito minimo do Estado: ter uma Secretaria especifica e unica para a Cultura...

    por que nao tem? Porque Joao Henrique acha que isso é gasto, disperdicio.

    Ele nao se deu conta de que governa a cidade mais antiga do continente, e esteio nacional quando se fala de cultura (quer inovacao, quer conservacao patrimonial).

    ja falei disso 812301201092312 vezes la no blog. Quem quiser vá ler.

    Assim como JH tem um PDDU que na pratica nao pode ser executado, porque ele NAO DEU POSSE ao Conselho de Desenvolvimento Urbano, ja eleito e formado por entidades da sociedade civil.

    Isso, vale lembrar, alem de crime é inconstitucional.

    ResponderExcluir