Tem horas que é preciso radicalizar

Nos últimos meses o Blog acompanhou o esforço da direção da Colônia de Pesca Z1, e em especial do seu presidente, para viabilizar a infra-estrutura necessária para o Presente de Iemanjá. Horas de espera nas anti-salas dos órgãos públicos, muita conversa e o resultado disse é que faltando menos de uma semana para o dia da festa, nada ainda foi definido. Parece até que o presidente da Colônia está mendigando um favor, quando, na verdade o que ele está querendo e ajudar a organizar essa festa que não é apenas da Colônia, mas da cidade.Eles não querem vantagens pessoais e nem embolsar dinheiro público, querem, com a experiência adquirida ao longo dos anos, ajudar e manter e preservar essa tradição. Entretanto.não faz sentido, os pescadores, que já vivem numa pindaíba que dá dó, assumirem despesas para organizar um evento que depois todos tiram proveito: O governo e a prefeitura, com a divulgação das imagens para todo o mundo, os hotéis e comércio de em geral, faturando com a festa.


Nossa sugestão ao pessoal da Colônia é que cruzem os braços, façam apenas a sua parte, cumpram o ritual religioso, levem para o alto mar o presente do preceito e pronto. Mas antes convoquem a imprensa para uma coletiva,  expliquem toda a situação. E aos que quiserm fazer oferendas que façam diretamente no mar. Nada de balaios, nada de organização de filas. Cada um por si e Iemanjá por todos. Se essa é a importância que os órgãos ligados ao turismo e a cultura querem dar a essa festa, seja feita a vontade deles.


Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Só espero que esse descaso não faça parte de um articulação para entregar a organização da festa a entidades alheias aos pescadores.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que Vanda disse, em genero, número e grau.
    Sabemos que já foi criada uma tal de Associação Yemanjá para este fim;
    Sabemos que os políticos que concordam com tudo podem ter desagradáveis surpresas;
    Também sabemos quem a fundou e quais os seus interesses;

    Em fim, olho vivo porque "o preço da liberdade é a eterna vigilância"
    Maneca

    ResponderExcluir
  3. É uma vergonha absurda isso!!
    Só aqui na Bahia tratam uma festa de tamanha importância com tanto descaso.

    ResponderExcluir
  4. E os (ir)responsáveis pelo turismo na nossa terra parece que não estão se importando com a Festa de Yemanjá. A festa não é da colônia Z-1, nem de Branco, a festa é da Bahia. O que é que adianta vocês fazerem publicidade para atrair turistas se nem um simples carramanchão há uma semana da festa vocês conseguem fazer.
    Enquanto isso as pretensas lideranças do bairro Central, AMARV, etc..parecem que estão disputando um campeonato para ver quem consegue babar mais ôvo de autoridades e não estão nem aí para o que acontece no Rio Vermelho.
    Eu se fosse o presidente da colônia Z-1 entregaria o presente dos pescadores de manhã cedo, fechava tudo e ia para casa, eles que se batessem com as caras-de-pau nas portas fechadas.
    TOMEM VERGONHA!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, não dá para acreditar!...Uma vergonha !

    Concordo com a Vanda , com o Maneca e com quem mais pensar da mesma forma.

    Com certeza, há um dedo ou uma força misteriosa iteressados em melar a festa de Yemanjá.

    A quem devemos responsabilizar por todo este descaso (pergunta), às autoridades, ou a " forças ocultas" ( outra pergunta )
    Nota: me falta o ponto de interrogação !

    O Rio Vermelho, Salvador e a Bahia não merecem ser tratados dessa maneira !

    Fica aqui o meu protesto pelo que está acontecendo !

    ResponderExcluir