Aproveitamento de água pluvial agora é lei

O prefeito João Henrique aprova a Lei nº 7.863 que estabelece a obrigatoriedade da implantação de mecanismos de captação e armazenamento das águas pluviais nas coberturas das edificações. O dispositivo legal, publicado no Diário Oficial do Município, de terça-feira (1°), determina entretanto que as águas armazenadas devem ser utilizadas em atividades dos empreendimentos pluridomiciliares e comerciais do Município que não exijam o uso da água tratada.

A lei começou a vigorar ontem(1) é obrigatório que no projeto de instalações hidráulicas seja prevista a implantação dos referidos mecanismos de captação. Sem o devido item, o projeto não obterá o alvará de licenciamento.

Aproveitamento - A água captada deverá ser armazenada em cisternas ou tanques para ser utilizada em atividades como irrigação de jardins e hortas, lavagem de roupas, de veículos e de vidros, de calçadas e de pisos. No parágrafo único do dispositivo, fica determinado que as águas servidas devem ser direcionadas através de encanamento próprio a reservatórios destinados a abastecer as descargas dos vasos sanitários. Apenas, após essa utilização, devem ser descarregadas na rede pública de esgoto. (informa a Secom)
Tópicos:

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Quem estiver pensando em pedir alvará para construção, com essa nova exigência pode se preparar, além de percorrer toda a burocracia o projeto vai ter que passas também pela superintendências das águas pluviais

    ResponderExcluir
  2. Está desestimulando é Flavio???

    ResponderExcluir
  3. Fabio, tenho as impressão de que não houve intenção alguma do Flavio em desestimular a economia de água , mas acho que ele disse algo interessante. Com certeza, a burocracia vai aumentar durante o processo de obtenção do alvará e dar dor de cabeça ...

    Tem tempo , ouvi em S.Paulo , por alto , onde alguns postos de gasolina que gastam muita água , utilizam sistemas para coleta de água de chuva, inclusive indústrias, que incide uma taxa da prefeitura sobre a água captada !... Dá para entender ? Talvez dê, não é ?

    No entanto, no momento nem é bom mexer no assunto. O negócio é deixar rolar para ver o que vai dar...

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Sarnelli, na verdade o que estou mesmo é sem saco para ficou ouvindo tantas abobrinhas.É lei disse, lei daquilo e nada vai para a frente.Se as leis existentes fossem cumpridas, inclusive pela própria Prefeitura, pelos vereadores e deputados, tenho certeza que estariamos em um país bem melhor, é isso.

    ResponderExcluir
  5. Flavio, acredito que você seja um jovem Eu sou do século passado, pois nasci em junho de 1931. Dito isto, você e os outros amigos e amigas poderão compreender porque eu digo que " nasci num mundo e que estou vivendo em outro " ... Você está sem saco , e eu sufocado , mas não resta que seguir em frente batalhando.

    ResponderExcluir