Respondendo à enquete

Respondendo à enquete
Postado por Sarnelli (texto e foto)

Um não, que foi somado à enquete, é meu.
Na minha opinião, o vereador Pedro Godinho não representa propriamente o bairro. Ele está mais ligado aos interesses de um grupo que “pensa” que é dono do Rio Vermelho e a minha pergunta é a seguinte: como e de onde vem tanta autoridade para ter o poder de representar o bairro, se apenas se relaciona com um grupo de VIPs e deliberadamente coloca de lado o restante da comunidade?

A propósito, lembro que, por ação do próprio vereador, sob a orientação da Central, ficou estabelecida a data de cinco de outubro como a do aniversário do bairro, segundo a qual teria sido descoberto e criado nessa data, no ano de 1509 (é oficial, pois foi sacramentada pelo Prefeito ), pelo português ( talvez francês, com probabilidade de ter sido espanhol,) Diogo Álvarez Correa, o Caramuru , um náufrago que se agarrou à famosa Pedra da Concha(foto), na Mariquita, pedra que acabou ficando famosa sem ter feito nada...

No ano passado, de acordo com essa lógica, o Rio Vermelho deveria ter comemorado os seus 500 anos com muita festividade,  mas tudo não passou de uma grande frustação, salvo a colocação de uma faixa em frente a Igreja de Santana, por iniciativa do Presidente da Colônia de Pesca Z1, Sr. Branco . Não fosse isso, nada teria acontecido...

Uma data como essa, que vai se repetir em outubro, não pode passar em branco... terá que ser comemorada. Todos os anos, daqui para a frente, esse dia não deverá passar despercebido.

Estou lembrando o fato, para, que , já que temos uma data oficial, os mentores da ideia possam agir com bastante antecedência e preparar uma programação digna da importância de bairro histórico e de sua esquecida população. Sem descuidar, evidentemente, da necessária e indispensável divulgação.

Vamos dar mais visibilidade ao bairro mais antigo da cidade, que, este ano, segundo pesquisadores e historiadores, completa 501 anos de idade. Afinal, quero crer que, talvez, seja o único a ter sido criado tão cedo, logo após a descoberta do Brasil! O Rio Vermelho, seria, então, o bairro mais antigo do Brasil. É preciso que todo mundo saiba!
Tópicos:

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Esta é uma questão que requer dois aspectos importantes a considerar;
    O 1º trata-se da exclusividade do bairro ser representado apenas por um único Vereador, por que? Quem determinou tal exclusividade? No Comércio, bem como na Política a concorrência é o instrumento para a eqüivalência das forças, dando a oportunidade para quem melhor desenvolver seu trabalho, se sobressair, de modo que, deveríamos considerar a possibilidade de ter mais de um único representante, afinal o "Feudalismo" éra um Sistema da Idade Média.
    O 2º aspecto refere-se a importância de determinadas lideranças; Na Física um espaço so pode ser ocupado, se estiver vazio.
    Nós todos reclamamos, (me inclúo), da legalidade destas lideranças ou destes grupos, como queiram, todavia, enquanto a maioria reclama, um outro segmento mobiliza-se 24 horas para se afirmarem como representatividade deste bairro, não querendo eu entrar no mérito destas ações se de fato são importantes ou não para o Rio Vermelho, o que precisamos é, na realidade, de ações concretas, de atuações de fato. Enquanto estivermos navegando no campo da retórica, estaremos sempre cedendo espaços para quem quiser ocupar.

    ResponderExcluir
  2. Boa colocação.Até porque se não reconhecem as entidades e o vereador como representante de bairro, não tem por que cobrar nada deles. Parece que está faltando um pouco de coerência.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo nenhuma falta de coerência em fazer cobrança dos que se denominam representantes do bairro. Se a eles foi dada essa delegação, seja por omissão da maioria, seja por mérito, devem responder por ela, mas nem por isso temos que aceitar tudo o que fazem. É assim que funciona a democracia.

    ResponderExcluir
  4. O Sr. Branco tem razão !

    Se o espaço está vazio, alguém se apodera dele. Na realidade , estava , mas, agora , parece que o povo do bairro já está acordando. Em parte, por efeito do Blog ,que nos permite uma troca de ideias e até uma certa " mobilização" . Além do mais, o Blog coloca à luz do sol certos fatos que antes nem sabíamos que estavam acontecendo . Com certeza , num futuro não muito distante , se organizará uma outra entidade que ocupará o espaço que não pode e não deve ser ocupado por uma só...

    Eu, com a minha postagem, não pretendia causar polêmicas, mas foi e é bom , porque a visão dos moradores vai se ampliando e não vai demorar para chegarmos lá...

    Quanto ao aniversário de 501 anos de Salvador ( embora eu não concorde com a idade do bairro ) , já que temos uma data sacramentada pela prefeitura, acho que ela não pode passar em branco e que os autores do processo e da ideia não devem se esquecer de fazer alguma coisa, como aconteceu no ano passado quando o RV completou 500 anos de fundado, sem a menor divulgação. Por isto , estou lembrando com bastante antecedência. Haverá tempo para tudo.

    ResponderExcluir
  5. Correção!!!
    Quando me referi sobre a falta de mobilização, nem de longe fiz qualquer alusão ao Blog do Rio Vermelho, muito menos a Carmela, a quem estimo muito e considero-a o "Charles Bronson" do Rio Vermelho, no seu célebre personagem "O Vigilante".

    ResponderExcluir
  6. Ta de gozação comigo, é Branco? A idéia de Blog é dar divulgação aos problemas do bairro,ajudando as entidades que o representam a Prefeitura, a encontrarem soluções. Com esse propósito é que além de texto colocamos as fotos para que todos vejam que não estamos criando mem inventando, até porque, não temos nada pessoal contra ninguém, nosso único interesse é ajudar o bairro.

    ResponderExcluir
  7. De fato Carmela, tal postura de independência lhe credencia, a desenvolver o propósito a que se refere, porém alegar falta de comprometimento da sua parte, não concordamos, não seja modesta, você é os nossos olhos no Rio Vermelho.
    Muito pior estaria este bairro, sem este espaço de aglutinação e discussão política. Palmas pra você.

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida o valor do blog é indiscutível.
    Falta de coerência? Talvez seja de alguns moradores, que apesar dos fatos relatados e das cobranças aos autodenominados líderes, insistem em achar que o Rio Vermelho está no caminho certo.
    Apesar da mobilização de 24h "dos que fazem", o que eu questiono são as motivações e soluções aplicadas à algumas situações do bairro, a saber:

    1. Cercado do Padre: aqui a desculpa era a violência e terreno baldio; solução: cerca e equipamentos inadequados ao ambiente e falta de manutenção.

    2. Mercado do Peixe: revitalização sem planejamento, boxes inadequados, construções irregulares e remoção dos comerciantes para uma favelização em praça pública.

    Quer mais provas Norma? Vai lá visitar e aproveita para levar a família.

    ResponderExcluir
  9. Esta postagem deu oportunidade a várias opiniões pertinentes:
    A de Sarnelli ao constatar que somos o bairro mais antigo do Brasil(e quiçá das Américas, adendo meu).
    A de Branco que existe um grupo (eu diria, um cidadão) que mobiliza-se 24 (por dia, adendo meu) para se afirmar como liderança do bairro.
    E por fim, mas não menos importante, a observação de Norma que se não reconhecemos as entidades e o vereador ("vaselina", adendo meu)como representantes do bairro não temos porque que cobrar nada deles.

    ResponderExcluir