Semana de Enfretamento à Violência contra a Pessoa Idosa

A semana anual de Conscientização para o Enfretamento à Violência contra a Pessoa Idosa será realizada de segunda a sexta-feira (14 a 18) desta semana no auditório da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), tendo como destaque o relançamento da campanha "Prioridade nos Transportes Públicos", iniciada em 2008.
A iniciativa ocorrerá como alerta a questões de constantes queixas nos órgãos de proteção ao idoso. Apesar de 10% dos assentos de ônibus serem reservados a pessoas com mais de 65 anos, o Estatuto do Idoso continua sendo desrespeitado. O desprezo à presença dos idosos no ponto de ônibus representa também grande parte das reclamações.
Esse assunto e as demais violências cometidas contra o idoso no estado serão debatidos pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso, Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Estado e Núcleo de Direitos Humanos Especializado em Violência contra a Pessoa Idosa em uma reunião, na quinta feira (17), na Praça da Piedade, às 9h30.
Após o encontro, os participantes sairão em caminhada até à Praça Municipal. Às 10h30 haverá uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Salvador. Além de cartazes espalhados pelos ônibus da cidade, a campanha contará com um estande no Shopping Iguatemi.(informa Agecom)

Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O desrespeito às pessoas idosas, tanto nos transportes públicos como nos estabelecimentos bancários, supermercados, lojas de departamentos e até repartições públicas (prioridade: Lei 10.040/2000, e Estatuto Idoso)é uma constante. Não adeanta essas reuniões que não levam a nada, pois as autoridades que deveriam ser responsáveis têm conhecimento e nada têm feito para que as leis sejam realmente cumpridas. As empresas continuam desrespeitandoa prioridade e o art 96, § 1º, do Estatuto do Idoso (nos micro-ônibus)com aquiescência da Secretaria Transporte Municipal e Superintendência.
    Se não houver ação coercitiva por parte das autoridades públicas, nada se resolverá.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Brasileiro Nativo e acrescento , apenas , a minha opinião de que será mais uma reunião para se falar sobre o que todo mundo sabe , sem nenhum resultado positivo.

    O que fazer quando um jovem ocupa uma vaga de idoso e " faz de conta que está dormindo ? "...

    Reclamar para o motorista, que, em tese, seria o " comandante do navio ?!.."

    A bem da verdade, há muitos jovens educados que lhes cedem os lugares e você percebe nos seus rostos a satisfação com que o fazem. A quantidade deles está aumentando, o que é bom. Falo , porque todos os dias estou nas ruas e o meu transporte é mesmo o busão...

    Daí se conclui o óbvio. Tudo é uma questão de educação que não será resolvida em reuniões , pelo menos a curto prazo. É preciso educar a população . Em poucas palavras, " precisa reciclar " boa parte da população, jovens e adultos .Respeito aos idosos , a questão do lixo , etc., etc,...

    Não concordo com mais uma poasseata no centro da cidade, da Piedade à Praça Tomé de Souza, como vai ficar o tráfego ? Puxa vida !...

    Sessão Especial na Câmara dos Vereadores ?

    Para que não digam que critico sem oferecer pelo menos uma ideia, direi que concordo com campanhas que devem ser constantes e com a educação cívica que só virá a longo prazo, a partir das escolas...

    Aliás, essa educação nós já tínhamos, só que a perdemos . Os da minha geração , aqueles que têm DNA, sabem o que estou dizendo.

    ResponderExcluir