Blitze serão intensificadas agora com apoio da Transalvador

Para combater a criminalidade o governo do Estado, por meio da Secretária de Segurança Pública decidiu intensificar as blitze na capital baiana. O Prefeito João Henrique reclamou alegando que ação esta engarrafando a cidade. Para encontrar uma saída, Prefeitura e Governo se reuniram ontem(23) para discutir a participação da Prefeitura no Plano de Proteção ao Cidadão, lançado há duas semanas pela SSP.

.De acordo com o Secretário César Nunes a intensificação das blitze, abordagens a veículos, pontos de ônibus, motocicletas, coletivos, bares e boates já repercute positivamente em Salvador e região metropolitana., com uma diminuição de 28% dos homicídios no período da iniciativa. O número foi divulgado após uma audiência com Euvaldo Jorge, titular da Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), Renato Araújo, superintendente da Transalvador, e o chefe-de-gabinete militar do prefeito, coronel Adelmário Xavier

O Plano de Proteção ao Cidadão prevê aumentar em 20% as metas de abordagem e tem como objetivo fortalecer ainda mais a prevenção à violência e à criminalidade, oferecendo maior segurança à população. Nunes disse que a presença da Transalvador na operação vai diminuir os congestionamentos que se formam quando as blitze são realizadas. “Com a eficiência da Transalvador no ordenamento do trânsito, vamos diminuir e muito os congestionamentos decorrentes das blitze”.

De acordo com informações da SSP, por questões estratégicas, a Polícia Militar opta por não divulgar os horários, nem os locais para a realização das ações. Os locais para as blitze são escolhidos com base em dados de inteligência, estatísticos e nas informações que a PM detém. “Essas blitze não ficam por muito tempo, porque perdem a finalidade. Elas são flexíveis e rapidamente mudadas de local. Existe uma preocupação na escolha dos locais para se evitar as ruas de grande movimento nos horários de maior fluxo”, explicou o secretário da Segurança.

Na reunião, ele sinalizou também que a ostensividade do policiamento é primordial no enfrentamento efetivo ao crime e que a redução dos roubos em coletivos e a transeuntes é reflexo dessa atuação. Nunes pediu a compreensão da população, por conta dos congestionamentos, mas que as operações policiais visam reduzir os índices de criminalidade, “defendendo um bem maior, que é a segurança das pessoas”.

O secretário municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura afirmou que a reunião foi muito proveitosa e que a prefeitura dará todo o apoio para que as blitze tenham continuidade. “A Transalvador vai ordenar o fluxo de veículos em todos os pontos da cidade onde a SSP estiver realizando operações para garantir a segurança dos cidadãos, além de verificar a situação dos veículos”, destacou Euvaldo Jorge.( com informações da Agecom)

E você amigo leitor, o que acha dessa notícia? Será que as blitez estão engarrafando a cidade ou o que está faltando é planejamento? Dê a sua opinião.

Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Vou fazer apenas um comentário inspirado no modelo " desabafo"..., porque acho que a maioria do que foi tornado público não passa mesmo de um blá,blá,blá em ano eleitoral e acho que as ações , se todas elas forem realizadas, não renderão o resultado que se pretende. Onde entra a intervenção da TRANSALVADOR ( leia-se prefeitura ) , aí é que eu coloco as minhas maiores dúvidas . Tudo o que foi informado à população , deveria acontecer, rotineiramente , sem necessidade de divulgação . Usando o futebol como inspiração , lembro que o bom juiz é aquele que, simplesmente, não se destaca na partida...
    Parece que o Sr. JH procura é mesmo um culpado pelos engarrafamentos. A culpa nas concessionaárias não grudou. Agora insinua que o problema é causado pelas Blitzs da polícia ?

    Eu não levo fé e imagino muita confusão com a Polícia e a Transalvador atuando juntas e provocando distúrbios no tráfego durante o dia, se os locais e horários não forem muito bem escolhidos ...

    O trabalho à noite, não deverá ser problema , mas, de dia...

    Só para justificar o porquê eu não acredito nas promessas da prefeitura : temos um prefeito que está " aparecendo" muito , sem realizar coisa alguma. Em tempo bem recente ele andou fechando banco, fiscalizando os passeios do Comércio , incitando o cidadão comum a consertar os seus passeios e não conserta os de responsabilidade do município, principalmente os calçadões. Andou aparecendo por prender motoristas , apreendeu quase 500 veículos , demitiu , sem maiores explicações . o Dr. Kertz da Transalvador - Anunciou mares e mundos e tudo continua piorando depois que ele foi reeleito para o segundo mandato..

    O que estamos vendo , é outubro se aproximar. Quém sabe se , a partir de novembro ,tenta fazer mesmo alguma coisa ou vai parar para o Natal e para as festas de fim de ano porque nenhum prefeito é de ferro ? Depois de tudo isto, virá o carnaval !

    Governar uma cidade de mais de três milhões de habitantes , não é algo fácil e exige muita dedicação.

    É por isso que, o que vai acontecer, se acontecer, será muito pouco ...

    ResponderExcluir