Ninguém entra, ninguém sai

O Rio Vermelho está completamente parado. Um engarrafamento de grandes proporções atinge todas as ruas e acessos, ninguém entra, ninguém sai. Sinaleiras quebradas e três grandes blitz estão provocando esse transtorno.

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8 Comentários
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  1. Eu vou mesmo é a pé.Uma das grandes frustações que tenho na vida é nunca ter aprendido a andar de bicicleta.

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  2. Querendo, te ensino, Carmela. É só marcar a hora.

    Geralmente a dificuldade de aprender a andar de bicicleta é por causa das rodinhas. Rodinhas sao como andador: antecipam habilidade que o sujeito nao tem, aumentam os estilos (e o sujeito nao sabe responder a todos de uma vez), e deixa o sujeito com medo.

    o melhor modo de se aprender a pedalar é retirando os pedais totalmente, e deixando o banco o mais baixo que puder. Ai voce começa "patinando" como se a bicicleta fosse uma "patinete com banco".

    Fica nisso até ganhar plenamente o equilibrio. So entao introduz pedal.

    Já ensinei muito marmanjo a andar assim. Em uma ou duas tardes, aprendem. A Prefeitura de Nova York tem projeto similar no Central Park.

    Aliás, se couber, faça um post aqui no seu blog e divulgue que eu ensino não só a pedalar como a usar bicicleta como meio de transporte urbano compartilhando vias. E ensino de graça! Põe o link lá pro blog, e quem quiser marcar entra em contato comigo.

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  3. Lucas , me permita conversar consigo !

    Admiro muito a sua insistência.

    Seria muito importante se todas as pessoas pudessem mesmo pedalar uma bike, mas eu, para citar apenas um caso , não tenho mais condições ( 80 , sem condições físicas ) . Problemas que a idade traz ( pernas ) . Os nós do trânsito , não serão resolvidos se todas as pessoas resolverem montar numa bike. Há pessoas idosas, executivos, madames , o tempo , com a chuva, e o sol inclemente do verão , as ventanias no inverno , as ladeiras, o desconforto , etc.

    As bicicletas poderão ser uma solução restrita a bairros e grandes auxiliares de comerciantes realizando pequenas entregas nas vizinhanças dos seus comércios. Você sabe muito bem que existem bicicletas apropriadas para cargas...além de ser possível fabricá-las para qualquer finalidade.

    A grande maioria da população não tem condições de usar esse meio de transpote.

    Meu filho mais moço ( 49) usa a BIKE...ele contribue deixando o carro na garagem e eu mesmo circulo pela cidade de buzu , o que acho uma grande vantagem. Não me preocupo com nada . Meu carro, um modesto UNO 95, fica sempre na porta de minha casa... envelhecendo , porque , mesmo parado, não quero me desfazer dele só para poder dizer que tenho um carro ! É, digamos, uma questão psicológica , entende ?

    Usando a Bike como meio de transporte,que é individual , fica a ser resolvido o coletivo , o transporte de massa e as vias de circulação que não suportam mais o volume de tráfego.


    Ontem, como diz a postagem no blog, vi um engarrafamento monstruoso aqui no Rio Vermelho. Ninguém ia para lugar algum ! E ainda eram 16,30 ! Praia, João Gomes, Cons.Pedro Luiz, Mariquita ...O nÓ, como sempre, estava na Mariquita ...

    Quem sabe o Prefeito possa fechar as montadoras e as financeiras que facilitam as compras de cada vez mais veículos e aí colocar nas ruas milhares de funcionários que vivem das montadoras ? Ele acha que a culpa é da revendedoras , mas é preciso levar em consideração que o sonho de consumo do brasileiro é ter o seu carrinho, de preferência ,zerinho ...para andar sozinho , escutando música e falando ao celular. Isso, usufruindo de ar condicionado, que ninguém é de ferro !

    Além do mais, no meu modesto entender, a cidade de Salvador com as suas ladeiras não serve a um só tipo de transporte.

    Temos mesmo é que partir para o " buraco de tatu "...e ou viadutos !

    Tanto se falou do metrô e, até hoje, não se viu nada ! Nem para este ano de eleições, ele vai sair. Aliás, me parece que é mais um projeto abandonado... Aliás, é melhor mesmo que ele não saia ,porque seria uma vergonha para nós um metrô de 6 quilômetros...

    Enquanto isso, estamos pagando armazenagem para os vagões que vieram tão antecipados , jogando mais dinheiro público no ralo da irresponsabilidade...Se não aumentou a armazenagem, seriam 80 mil por mês.

    Não tem jeito. São necessárias obras e um Prefeito que tenha a coragem de executá-las. JH pensou que era fácil administrar uma cidade como Salvador e o que aconteceu? Por duas vezes ganhou o rótulo de " o pior prefeito do Brasil " - merecidamente, diga-se de passagem.

    Espero que me entenda, e peço que aceite o meu abraço - Sarnelli

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  4. Bem Lucas, esse é um desafio e tanto, vou pensar nessa possibilidade. Gostei muito dessa sua proposta de ensinar marmanjos e marmanjas como eu a pedalar.

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  5. Sarnelli

    pela bilionesima vez: nem eu, nem Copenhagen, propõem que TODOS os cidadãos pedalem.

    O que se propõe é que o uso de bicicleta dê conta de cerca de 1/3, para cima, das mobilidades urbanas.

    E sim, não há como melhorar mobilidade (inclusive do automovel) sem isso. Quem diz isso é a UN-Habitat, orgão a ONU, não eu. Nem a Holanda...

    mobilidade não se resolve com transporte coletivo de massa, apenas, porque muitos deslocamentos sao individuais. E estes deslocamentos não são tao ageis a pé (embora eu adore andar a pé, tambem - muitas vezes mais do que de bike).

    Entao, o caminho é estimular a mobilidade individual sustentavel: bicicleta, ao inves de carro,

    Se você não concorda avisa a Bogotá, Rio de Janeiro, Lima, Recife, Barcelona, Madrid, Copenhagen, Londres, Holanda, Estocolmo e Budapeste que eles estão completamente enganados.

    talvez eles acreditem...

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  6. Sarnelli

    pela bilionesima vez: nem eu, nem Copenhagen, propõem que TODOS os cidadãos pedalem.

    O que se propõe é que o uso de bicicleta dê conta de cerca de 1/3, para cima, das mobilidades urbanas.

    E sim, não há como melhorar mobilidade (inclusive do automovel) sem isso. Quem diz isso é a UN-Habitat, orgão a ONU, não eu. Nem a Holanda...

    mobilidade não se resolve com transporte coletivo de massa, apenas, porque muitos deslocamentos sao individuais. E estes deslocamentos não são tao ageis a pé (embora eu adore andar a pé, tambem - muitas vezes mais do que de bike).

    Entao, o caminho é estimular a mobilidade individual sustentavel: bicicleta, ao inves de carro,

    Se você não concorda avisa a Bogotá, Rio de Janeiro, Lima, Recife, Barcelona, Madrid, Copenhagen, Londres, Holanda, Estocolmo e Budapeste que eles estão completamente enganados.

    talvez eles acreditem...

    e errado: a grande maioria da populacão TEM CONDIÇOES DE PEDALAR. E melhorará muito sua condição fisica se o fizer... Pedalar é seguro e diminui muito o esforço da caminhada normal.

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  7. Jerzy , não é que eu não goste. É o que as minhas limitações me permitem antever. Você , com todo o seu entusiasmo , deve sim, continuar a sua luta e eu faço votos de que tenha tempo suficiente para ver o número de bikes aumentar e, com isso, pelo menos 1/3 ( é esta a primeira vez em que me cita esta fração ) da população se movimentando com esse veículo. Com a sua permissão, esse tipo de discussão está encerrada. Eu vou continuar pegando o buzão e, em caso de necessidade, o UNO 95. Mas , só mesmo em caso de absoluta necessidade. É demais para mim raciocinar em termos de Bogotá, Rio de Janeiro, Lima, Recife, Barcelona, Madrid, Copenhagen, Londres, Holanda, Estocolmo e Budapeste - eu apenas me restrinjo a uma Salvador cheia de vícios , defeitos e administradores que não conseguem resolver os menores problemas da cidade ...

    Sim, porque, apesar de todas as nossas discussões, são eles que devem encontrar as soluções necessárias. De que adianta nós estarmos discutindo ? Nós apenas denunciamos e sugerimos esperando que as autoridades leiam os nossos escritos e ou sugestões.

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