Sergio Guerra faz palestra sobre a Independência da Bahia na Biblioteca Juracy Magalhães Jr.

No dia 13, às 14h30, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior - Rio Vermelho, o historiador Sérgio Guerra Filho, encerra o ciclo de palestras “Dois de Julho-187 anos de Luta”, promovido pela Fundação Pedro Calmon., para esclarecer uma parte da história que muita gente desconhece, inclusive os próprios baianos . O Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, não garantiu a total Independência do Brasil. Na Bahia, o povo teve que ir à luta, pegar em armas e expulsar o Exército Português, que insistia em se manter em terras brasileiras. Somente em 2 de julho de 1823, o Brasil se tornou, finalmente, um país livre do colonizador.

Leia mais notícias atualizadas aqui.

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Muito importante essa palestra . É muito importante, também , que, não apenas o baiano,tome conhecimento do fato e saiba o porque da " Independência da Bahia" se o grito do Ypiranga foi dado no dia 07.09,1822 por D.Pedro , em S.Paulo !... Em contato com uma professora do Rio Grande do Sul, falei sobre o nosso último feriado do dia 2 de julho e ela se mostrou surpresa, fazendo-me a pergunta: por que Independência da Bahia ? Tive que explicar a história , que ela desconhecia totalmente . Quer dizer, se uma boa parte dos baianos não conhece o fato, imaginem os brasileiros de outros estados que pensam que tudo acabou em 7 de setembro de 1822 !

    O 2 de julho precisa extrapolar as fronteiras do estado da Bahia !

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa : quando será restituido o nome do nosso aeroporto ? Está na hora de voltar a ser o Aeroporto Internacional 2 de julho " . A troca de nomes foi um erro que precisa ser reparado .

    ResponderExcluir
  3. Também achei essa troca um absurdo. Só voto em deputado ou deputada federal e senador/senadora( Jà que é o Congresso que define ) comprometidos com a trocar do nome do Aeroporto.

    ResponderExcluir