É tempo de pititinga, veja como é fácil preparar

Basta jogar a rede para pegar um monte de pititingas.

A pititinga é um peixinho miúdo que aparece em abundância nas praias do Rio Vermelho nesse período do ano. É muito utilizado como isca e também servido como petisco em restaurantes e bares. Com dois ou três reais dá para levar um monte deles para casa, e é muito fácil de preparar. Depois de limpos(tem uns pescadores que já vendem os peixinhos tratados) e lavados, para uma quantidade equivalente a mais ou menos meio quilo, basta suco de um ou dois limões(a depender do tamanho) com dois dentes de alho amassado, um pouco de sal e pimenta do reino para temperar, o segundo passo é empanar com farinha de trigo e fritar em óleo bem quente, pode ser servido também com um molho de maionese. Minha mãe costumava preparar salada, mas ela tinha uma paciência danada. Escaldava as pititingas e depois tirava a espinha do meio, temperava com bom azeite de oliva, salsinha bem picada, sal, regava com gotas de limão e ficava uma delícia. No Rio Vermelho é bom comprar ainda na areia antes de serem levada para o calçadão onde são vendidas do chão sem nenhuma higiene.

É tempo de pititinga, veja como é fácil prepararÉ tempo de pititinga, veja como é fácil preparar
É tempo de pititinga, veja como é fácil preparar

Postar um comentário

11 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Nós sempre gostamos de pititinga. Eu mesmo, sempre adorei, mas não me permito mais comer aqueles peixinhos bem fritinhos porque os considero pesados para o meu estômago delicado. O preparo aqui em casa, já que a minha mãe não tinha tanta paciência , era muito simples . Tratados os peixinhos, eles eram, simplesmente, empanados com farinha de trigo e fritos e óleo bem quente. Depois de tirados da frigideira e já meio frio se salpicava o sal e mais nada . Tinham que ser bem torradinhos. Uma delícia, para acompanhar uma loirinha gelada.
    Não empanar com farinha de rosca porque eles ficarão enxarcados de óleo e não ficarão crocantes.

    ResponderExcluir
  2. A própria colônia deveria organizar a casa do peso, para que todos os pescadores pudessem vender os peixes de uma forma limpa, e organizada.
    Por que realmente do jeito que eles vendem no chão do passeio, que disputa espaço com os cães, ninguem merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com Luisa!
      A higiene é o q falta até mesmo pra atraí mais clientes.

      Excluir
  3. Muito legal. Nos bares cobram uma fortuna por essa iguaria, quanto a empenar deve ser com farinha de trigo e não com farinha de rosca como vc disse muito bem

    ResponderExcluir
  4. Esse Blog sempre me incita a boas lembranças. como ex-morador do Rio Vermelho e pescador de pititinga, vejo nessa postagem a alegria da pescaria nas poças da Praia da Paciência e das boas tarrafadas na Praia Avenida, sem falar da pititinga frita feita com muito carinho pela minha avó.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, não dá para " empanar" peixe com farinha de rosca.A farinha de rosca absorve muita gordura e não o deixa crocante . Tem que ser com farinha de trigo. Querem uma dica para que a fritura fique bem crocante ? Misture à farinha um pouco de Maizena . Depois disso, empane o peixe... Depois de fritas , as petitingas, deixe esfriar um pouco para que fiquem mesmo crocantes !
    Hummmmmmm....que venha uma geladinha !

    ResponderExcluir
  6. Comi muita petitinga quando vivi em Cchoeira/Ba

    ResponderExcluir