Mais um aliado na luta pela recuperação do Rio Vermelho

Recebemos do jornalista Jorge Ramos, morador do Rio Vermelho o comentário abaixo que reproduzimos na íntegra, porque além do incentivo, demonstra que outras pessoas estão incomodadas com o estado de abandono a que relegaram o nosso bairro, e isso é muito bom. Vamos unir forças para tentar tirar o bairro do caos em que se transformou.

Este blog faz um notável trabalho sobre o Rio Vermelho, sua história, seus problemas e sua beleza. É uma pena que o poder público municipal seja tão omisso e conivente com as mazelas que castigam o nosso bairro. Mas não desista e continue apontando os descasos e clamando por providências. É lastimável que o bairro com a história do Rio Vermelho, que antecede mesmo à fundação da própria cidade seja tão mal cuidado, desmazelado mesmo e que sua paisagem tão bela esteja sendo degradada. Isso acontece pela omissão do poder público e desprezo praticado pelos muitos estabelecimentos aqui instalados e que pouco fazem pelo próprio bairro. Dizem, e de fato o é, que o Rio Vermelho é o bairro boêmio, atraindo todas as noites centenas e mesmo milhares de pessoas, que lotam os bares e restaurantes. Mas você e os moradores já devem ter notado que esses estabelecimentos jogam o lixo que produzem - restos de comida incluídos - durante a madrugada nas calçadas do bairro. Caminhar pelo Rio Vermelho de manhã cedinho é uma aventura, tendo que se desviar de monturos de lixo, com sacos abertos e muitas moscas e até ratos se servindo. É um mau cheiro insuportável. O Largo de Santana e o Largo da Mariquita amanhecem que é uma imundície só, os garis se esforçam em limpar mas as pessoas jogam ao chão copos descartáveis, latinhas, papéis com restos de acarajé. Ajudaria muito a limpeza do bairro se os próprios bares e restaurantes acondicionassem melhor seus detritos e também fizessem campanhas para sensibilizar os clientes a não jogarem lixo na rua...

Outro problema grave e que você sempre denuncia é a situação da Praia de Santana e da área da Colônia de Pescadores. Ali é um pardieiro. Além de lixo na areia, restos de embarcações servindo de abrigos a mendigos e marginais, há ratos e cachorros se alimentando das vísceras e restos de peixe que os próprios pescadores lançam ao chão.

Eles não colaboram com a limpeza e higiene do próprio espaço de onde tiram o sustento! A Vigilância Sanitária deveria fiscalizar as condições em que os peixes são tratados e vendidos. É no chão mesmo! Nesta foto eu registro uma oferta de petitingas à disposição de quem queira comprar. Sei lá, o pessoal do Sebrae junto com as áreas da Saúde e de Assistência Social da Prefeitura deveriam tomar a iniciativa de procurar a Colônia de Pescadores para capacitar os associados sobre a maneira adequada de manipular o pescado, sem trazer riscos à saúde da população. Quanto à questão sanitária, você já denunciou que o esgoto da sede é lançado diretamente no mar, num verdadeiro crime ambiental. O penhasco ali atrás, onde são jogados todo ano presentes para Yemanjá, é um sanitário público a céu aberto.

Enfim, algo precisa ser feito para tornar o Rio Vermelho melhor. E este blog é o melhor caminho para isso.

Um abraço e conte sempre com a colaboração do amigo e colega.
JORGINHO RAMOS"

Mais um aliado na luta pela recuperação do Rio Vermelho Mais um aliado na luta pela recuperação do Rio Vermelho

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Concordo com esse comentário de Jorginho Ramos e acho que o Blog presta sim um bom serviço e vai prestar muito mais se outras tantas pessoas se manifestaram porque esse pode um excelente instrumento de pressão, basta que os moradores assum isso e usem o blog como tal, eu mesma, todas as vezes que tem uma postagem que acho interessante, repasso para toda minha mala de e-mail, é assim que a coisa tomo vulto no internet.As fotos da praia se Santana favelada, mandei até para meus amigos na Alemanhã, eles ficaram horroizados em ver um local tão bonito e tão degradado, quem sabe assim,os prepostos da prefeitura tomam vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  2. Tô nessa ! Repassei a matéria para o meu " Blog do Parque " - tetando dar uma maior divulgação e quanto mais estiver no ar, melhor. Alguém tem que ver os nosso reclamos. Temos mesmo que usar os nossos blogs e outros meios que tivermos.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jorginho, sua participação sempre engrandeçe o debate.

    ResponderExcluir