Nota de esclarecimento sobre empreendimento no Parque Cruz

Bom dia sou Lucas Zarraluqui, um dos donos e responsáveis do futuro Restaurante Miró, situado na Rua Feira de Santana 354. É com grande pesar que venho esclarecer do que se trata o projeto que está gerando tanta preocupação dos moradores do bairro. Preocupação plenamente compreensível, mas que é conseqüência da falta de informação. A idéia da nossa equipe é por ao serviço do Rio Vermelho um ponto de encontro baseado na cultura, arte e educação. Desejamos ativar um impulso positivo, moderno e solidário, dedicado a mostrar as diferentes artes latentes em nossa cidade. Desejamos realizar em concordância com todos, exposições de artes plásticas, literatura, poesia, cinema e gastronomia. Quanto à gastronomia, é um restaurante de comida típica espanhola e catalã, que pretende desenvolver uma comida saudável, típica da cozinha mediterrânea. Quero chamar atenção que quando compramos essa edificação, lá funcionava uma pizzaria com alvará definitivo considerado pela prefeitura e por esse motivo adiquirimos o ponto. A edificação não era das melhores e tinha um aspecto que desvalorizava o local. O nosso restaurante primará pela estética e serviço de boa qualidade e terá um aspecto bem melhor, acredito eu, valorizando o entorno. Hoje o entorno da praça já contem três outros bares e uma academia de ginástica. Nosso restaurante teve projeto e passou pela Sucom. É verdade que ainda não colocamos a placa sinalizando o alvará da obra, mas já estamos providenciando. Teremos manobrista e estacionamento próprio. Não teremos som acima da lei, mesmo assim o projeto é dotado de isolamento acústico respeitando não só a lei, mas com bom senso, o espaço sonoro do bairro. Gostaria de enviar para vocês(BLOG) a maquete digital do nosso empreendimento que em breve também estará afixada no local. Convidamos todos a conferir e participar do nosso sonho. Estarei a disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação ao do nosso projeto. lucaszarra@hotmail.com

Postar um comentário

13 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O Blog agradece o contato e mais uma vez entende que está cumprindo com o proposito de promover o debate sobre os problemas que afetam o bairro. Essa é uma informação relevante para os moradores do Parque Cruz Aguiar.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Lucas Zarraluqui:
    Sou um morador da Rua Feira de Santana ( 52 anos no mesmo endereço ), um dos mais antigos, não apenas do bairro , como do próprio Rio Vermelho , e não vejo porque essa preocupação que demonstra de vir com um empreendimento que visa a valorizar o local que, na realidade, não precisa ser valorizado, que já está saturado , precisando , isto sim, ser aliviado , mas...

    O grande problema , é que o Parque é um bairro residencial que, aos poucos , foi recebendo , arbitrariamente, por parte da Prefeitura, alguma atividade comercial, mas, totalmente contra a vontade dos moradores, e devido ao crescimento da cidade.

    A pizzaria que existiu no local e que V.S. comprou, ao que consta , faliu e não era bem aceita pela comunidade, por causa do movimento que provocava à noite e, principalmente , do lixo, que é um problema muito sério e que não pode, de maneira alguma, ser desprezado. Este é um problema do qual já temos bastante experiência...

    O fato de que existe uma academia e um restaurante menor no entorno da praça , não valida o seu argumento para se instalar na área.

    Na verdade , o seu problema tem que ser resolvido mesmo é com a SUCOM = Superintendência de Uso e Controle do Solo do Município.

    O que se espera , é que , se realmente , V.S. conseguir implantar seu projeto, a comunidade tenha mesmo um benefício e que seja respeitada em todos os seus direitos , lembrando que os direitos que adquirir, terminarão onde começarem os dela , comunidade .

    Quem sabe , até V.S., por conta do seu empreendimento , possa até mesmo adotar o jardim que precisa de um padrinho e de manutenção , já que diz desejar valorizar a área ? Seria, uma espécie de compensação !


    O seu sonho, no entanto, esclarecendo melhor, não deverá poder , porém , perturbar o nosso sono e tranqüilidade , passando a ser o nosso pesadelo !

    Bartolo Sarnelli –
    Seu vizinho
    Rua Feira de Santana 319 – Salvador/Ba.

    24 de novembro de 2010 20:13

    ResponderExcluir
  3. Achei uma boa iniciativa de Lucas, vir a público esclarecer seus planos. Começa bem ! Quanto ao empreedimento em si, nada contra DESDE QUE OBEDEÇA ÀS NORMAS E POSTURAS MUNICPAIS e sobretudo não traga transtornos (poluição sonora, infernizar o tráfego,
    jogar o lixo na rua como o fazem os demais bares e restaurantes desse nosso RED RIVER). Vamos aguardar mas sobretudo dar um crédito de confiança... se alguém se dispõe a expor-se ao debate é porque saberá aceitar e acatr críticas quando elas se mostrarem procedentes.
    JORGINHO RAMOS

    ResponderExcluir
  4. Aproveitando o diálogo aberto, pergunto:

    - Qual será a capacidade, em número de pessoas, do restaurante/centro cultural?

    - Qual será a capacidade, em número de veículos, do estacionamento próprio?

    ResponderExcluir
  5. Jorginho , o problema do Parque é a saturação e o abuso de um modo geral. Um grande empreendimento, aqui, vai incomodar apenas aos moradores e aqueles que estão mais perto. O cara chega , sem licença sem coisa alguma, começa a construir algo que vai ter múltiplas atividades num local que não cabe mais nada. Escolhe o Parque e diz. É aqui !...e começa a construir uma monstruosidade sem licença e sem obedecer às normas municipais que regem a matéria...
    Aqui dentro, tem até escola de decoração que não tem uma vaga sequer para veículo, mas cada aluna, de classe média alta para cima, chega com um carrão que estaciona nas ruas Feira de Santana e ou Itabuna ( ocupam duas ruas ). Cada aluna, via de regra, um carro. Não bastasse, a própria prefeitura instala um posto de distribuição de medicamentos e mantém um grupo de motoristas e veículos amontoados na rua. Além do bolo, veículos estacionados de um lado da rua , deixam apenas uma faixa de asfalto para o tráfego nos dois sentidos. É preciso vir até aqui num dia normal da semana e mesmo â noite no horário da boemia para ver como palpita o Parque Cruz Aguiar.
    Tem momentos que você não consegue nem tirar nem colocar o seu carro na sua garagem por falta de espaço ...
    Aliás, este tipo de queixa, foi feito ontem por uma das colaboradoras do blog.

    Resumo: morar no Parque Cruz Aguiar , um local tão visado, passou a ser um problema...

    ResponderExcluir
  6. Antes de emitir minha opinião, gostaria que os proprietários esclarecessem o seguinte:
    1 - Foi solicitado pedido de licência prévia?
    2 - Essa licença (prévia) foi concedida?
    3 - Foi solicitado o Alvará para ampliação e reforma?
    4 - Esse Alvará foi concedido?

    ResponderExcluir
  7. Pino, pela nota de esclarecimento postada por um dos sócios e proprietário, nesta mesma página , ainda não têm o alvará, e, o pior , é que, pelo menos 70/80% da construção já foram realizados . No entanto, não posso falar pelos outros. As suas perguntas ficam no ar para que o responsável ou responsáveis respondam. Você fez boas perguntas !

    ResponderExcluir
  8. Continuo aguardando as respostas às perguntas que fiz aos proprietários do empreendimento, acrescento mais uma:
    A nota enviada ao Blog foi uma preocupação real com a comunidade do bairro ou apenas uma embromação?

    ResponderExcluir
  9. Lucas, a ignorância é consequência da falta de próatividade(informações), responsabilidade social, respeito ao próximo...que você, seus sócios e parceiros nos impuseram.

    Agora, fica difícil querer responsabilidade social de um cidadão que inicia uma obra sem as devidas autorizações que regulam nossa sociedade!

    Acho que deveria baixar o tom, e tentar exercer seus direitos sem infringir seus deveres.

    Como você mesmo disse, neste ponto já funcionou um restaurante, e fechou as portas, te pergunto: chegando desta forma, você acha mesmo que sobreviverá mais que 5 anos?

    Tenha certeza que irei conhecer seu empreendimento e voltarei aqui para dar minha opinião, não só dos seus serviços, mas também da conduta de sua equipe junto a comunidade local.

    O respeito é a base de qualquer relacionamento.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,
    Volto a escrever-lhes para esclarecer as dúvidas que surgiram durante este debate.
    Em primeiro lugar quero deixar claro que tanto vossa opinião como o projeto do restaurante estão sendo levados com a máxima seriedade. Em vista que agora somos vizinhos e prezo muito o respeito mutuo.
    Dado que não podemos evitar o progresso e o crescimento não so do nosso bairro como da cidade de Salvador e problemas que esse crescimento genera nos, do restaurante Miró (assessorados por profissionais capacitados) estamos tentando cumprir rigorosamente todas as normativas e superar todos os problemas que um restaurante possa causar, tais como:
    lixo- O restaurante possui um quarto fechado com porta para a rua. A recolhida será 2 vezes ao dia e será paga pelo próprio restaurante. Não havendo sacos de lixo na rua.
    Estacionamento- Também alugamos um terreno vizinho com capacidade para mais de 40 carros. E haverá 2 manobristas durante o tempo de funcionamento para evitar veículos na rua. A capacidade do restaurante será de 100 pessoas aproximadamente.
    Polução sonora- Estamos insonorizando todo o restaurante, com uma empresa especializada em som ambiental e forros acústicos.
    Segurança- Tema que ninguém mencionou, más que nos tambem temos em conta. Contrataremos uma empresa de segurança para o restaurante e estacionamento, que manterá a segurança em toda a área.
    Alvará da obra- Foi dado entrada do projeto na Sucom, no qual foram realizadas mudanças para atender todas as normativas. Um dos problemas, por exemplo é o acesso dos deficientes físicos as diferentes áreas do restaurante.
    Esperamos que nessa semana tenhamos o alvará definitivo.
    Taxistas- Poremos a disposição deles um serviço sanitário. Nesses momentos urinam na própria rua.
    Conforme sugerido nesse blog, faremos um estudo dos custos para adotar e manter a praça. Se for viável nos encarregaremos desse serviço.
    Espero ter esclarecido todas as dúvidas, sigo a vossa disposição.
    Atentamente...
    Lucas Zarraluqui.

    ResponderExcluir
  11. Bem, não sei porque tem dias que não passo nesta página, e, por isso, claro, não havia visto o seu último pronunciamento, Senhor Lucas. Pode ter parecido estranho eu não ter me pronunciado, um dos interessados no assunto, mas foi apenas esse o motivo. Não foi por descortezia , tenha a certeza.
    Foi muito bom , Sr. Lucas, ter manifestado as suas intenções e explicado como ele, o empreendimento , seria inserido no bairro e o que traria de benefício para a comunidade. A questão do lixo, importantíssima, pelo que estou vendo , foi bem pensada .O que menos queremos, é lixo na rua.
    Como V.S. informa,vejo está em entendimentos com a SUCOM, aprova projetos e é quem deverá dizer o que se pode ou não fazer na área . É ela quem decide, com base na legislação municipal que rege a matéria.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas Boa tarde apoio plenemente o seu empreendimento assim como a maioria dos moradores de todo o bairro do rio vermelho, estou muito feliz por termos empresários com a sua visão e com asua coragem de nos trazer entretenimento lazer e cultura pois estamos precisando muito, estamos eu e a maioria com certeza torcendo por um grande sucesso do seu empreendimento.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lucas boa tarde, estou muito contente com o seu empreendimento, tenho certeze que irá nos trazer muitas alegrias entretenimento lazer e cultura, pois todos nós do bairro estamos precisando o nosso bairro há muito deixou de ser residencial e sim um bairro misto com mais vida, estou assim como a maioria dos moradores torcendo por um garnde sucesso do seu empreendimento.os mais velhos e incomodados que se mudem.

    ResponderExcluir