Analisando a intervenção viária da Mariquita

Por Sarnelli


Ao tomar conhecimento das "modificações" realizadas na Mariquita, fui ver de perto e , embora  as tenha aprovado, com reservas, o que fizeram, foi adotar uma providência simples, mas inteligente, promovendo a possibilidade de que veículos pequenos que se destinem ao " Mercado do Peixe, não precisem passar em frente ao ponto de ônibus, muito menos ficar na dependência da sinaleira, ou seja , possam sair mais rapidamente da corrente de tráfego.

 No entanto acredito que houve um equivoco. . Pelas fotos, é possivel entender  que a entrada se confunde com o próprio passeio do ponto dos ônibus. Na minha opinião, deveria ter sido eliminado naquela área e substituído por uma faixa de asfalto viária, com a competente sinalização para orientar melhor os motoristas e pedestres.

Eu mesmo, custei a perceber a modificação. Só existe no local uma placa indicando que, por aquele espaço, não se pode sair. Não existe, na pista, uma indicação de que ali se pode entrar... O acesso fica logo depois de ultrapassada a ponte sobre o rio Lucaia, é só virar à direita, passando por cima de um piso que se confunde com o passeio .

Também tenho receio dos motoristas, pois é absolutamente indispensável que eles respeitem os usuários dos transportes que param naquele ponto e mesmo os transeuntes que deveriam ser os donos do passeio... O pior, é que encontrar motorista educado, é muito difícil em Salvador. Todo mundo sabe disso.

Seja lá como for , a alteração vai precisar da revisão dos detalhes que apontei , uma observação para constatar-se como estará funcionando e se haverá conflitos entre motoristas e pedestres. É preciso ver se a coisa funciona.

Também achei sem sentido a ideia de que será instalado um estacionamento no sistema rotativo de " Zona azul" ! – Acho um absurdo essa iniciativa exatamente naquele local, sabidamente de boemia. Cobrar por quê ? Quando estava  fotografando o local, observei que havia espaço demais. A cobrança iria ser feita à noite ? Os biriteiros irão se conformar ? Acho melhor apagarem essa ideia...

Essa medida deveria ser adotada no Parque Cruz Aguiar e, principalmente, na Rua Feira de Santana , locais em que o abuso é exagerado e o estacionamento rotativo pode render muita grana para o município. Fica a sugestão.

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17 Comentários
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  1. Quando a Prefeitura divulgou o projeto de requalificação da Mariquita com a instalação de vários equipamentos no local, fizemos comentário nesse Blgo, questionando se no projeto haviam incluído o estudo de impacto viário, considerando, o transito já complicado naquela região. Logo vieram as criticas nos acusando de sermos contra tudo. A nossa diferença é que enquanto esse espaço tem a finalidade de ajudar o bairro, chamando atenção para os principais problemas, aqueles que afetam os moradores no seu dia a dia, outros preferem dedicam espaços a promoções pessoais e puxar saco de autoridades.

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  2. Mais uma vez prioriza-se o carro em detrimento do pedestre. Triste.

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  3. Tem razão , Carmela ! Nós não fazemos promoções pessoais e não costumamos aparecer em fotos em festas, a não ser, naturalmente, naquelas reuniões simples dos nossos encontros, até e principalmente com estudantes, na Biblioteca Pública Juracy Magalhães Jr.
    Esta manhã voltei ao local, pois não me conformava com a falta de uma placa indicando a entrada. De fato, encontrei uma que apenas e simplesmente diz que é proíbida a conversão à direita de veículos ( ônibus e ou caminhões !!!!!!.....) de mais de 4,5 tons. Imagine !... 4,5 toneladas...
    Dá bem para imaginar o que pode acontecer... Vou lhe mandar a foto , ou melhor, já mandei. Já deve ter chegado aí. Faça a sua avaliação. !

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  4. Pois é pessoal, benefícios como este eu dispenso.

    Só na cabeça destes "grandes gênios", pelegos, isso é uma boa solução...a saber:

    Temos agora para melhorar o fluxo do trânsito nesta região, um semáfaro; a antiga entrada, que dá acesso a 7ª delegacia que fica logo após a parada de õnibus e mais esta nova entrada antes da mesma paragem, ou seja, ilharam o ponto de transporte público.

    Péssima idéia! Na minha humilde opinião.

    Sugestão:

    Com tanta área que servirá de estacionamento, como o Sr. Sarnelli nos adianta, que ainda podem explorar como zona azul, a disposição, por que simplesmente não recuaram o ponto de ônibus, obrigando-os a coletar passageiros fora das vias principais? Ou seja, está área, destinada a estacionamento de um ponto de venda de bebidas alcoolicas, serviria como uma mine estação rodoviária com espaço suficiente para o conforto dos usúarios e um verdadeiro alívio para o trânsito local.
    Vou ainda mais longe, aquele semáforo em frente ao mercado, deveria ser removido e deveriam instalá-lo antes do pontilhão e do acesso dos veículos que vem da garibaldi ou do retorno do posto policial abandonado, todos sincronizados.

    Mas o que interessa são paliativos com o "nobre" intuito de autopromoção.

    Estes ilustres benfeitores sempre nos apresentam soluções dignas de um stand up comedy.

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  5. Cobra Zona Azul é corretíssimo! É um primeiro passo para cercear o uso abusivo de automóveis no Rio Vermelho.

    O fato de ser zona boemia não quer dizer nada. A Lapa carioca a mais de 10 anos tem zona azul de noite. Hoje deixou de ter por um motivo simples: de sexta-feira 18h a segunda-feira 6h da manhã, não entra carro, nem sai, nem se estaciona por alí.

    O Rio Vermelho precisa rumar nessa direção.

    O que acho graça é que Sarnelli (e este blog) vivem reclamando do congestionamento no bairro. Aí vem uma medida correta para diminuir o uso de automóveis lá (Zona Azul), e Sarnelli reclama!

    Como ele pensa que se pode fazer sumir congestionamentos se não for cerceando (fisicamente, monetariamente, aí varia do gosto) o uso do automóvel (e em especial, através da limitação, redução e anulação de estacionamentos)?!

    De resto, estacionar carro não é um direito. Dirigir também não é, é uma concessão; mas parar o carro nem concessão é! Quer estacionar? Pague! Não quer pagar? Vá a pé, de taxi, de ônibus ou de bicicleta. Simples, não?

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  6. Que loucura essa medida! E olha que passei por lá de carro e de bicicleta e nem notei...

    E quem garante que os motoristas, depois da farrinha no mercado do peixe, vai respeitar a placa de sentido proibido?

    O caos vai aumentar mais ainda, para os carros e para nós, que andamos de bicicleta para poder chegar na Rua do Meio ou em Amaralina, Pituba, etc, pois temos que passar por esse trecho que vai do Teatro do Sesi ao ponto de ônibus em questão (que já é bem complicado, curvado e estreito para os usuários de bike).

    Ai, ai, Salvador!!!

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  7. Ok , Lucas, em face dos seus esclarecimentos, mudo de opinião e concordo com a cobrança do estacionamento rotativo e pronto . Estará resolvido o problema do engarrafamento ? Eu achei interessante o fato de que AnaÉ passou pelo local e nem viu a entrada !... - Ontem , quando estive lá, demorei a perceber as mudanças pois o piso se confunde com o da obra executada no Point ...
    Hoje vi uma placa que proibe a passagem , por aquele espaço tomado ao pedestre, de ônibus e caminhões acima de 4,5toneladas... Imagine, acima de 4,5
    toneladas ! - Sabe no que vai se transformar aquela passagem ? Na entrada de serviço do Point do Rio Vermelho ! Teria sido uma falha do projeto , corrigida dessa maneira ? O pedestre confunde o passeio com a pista, pois o piso é idêntico ao que foi colocado , embora haja uma sinalização horizontal, no local. É isto que você tem que ver.
    Eu já faço a minha parte deixando o meu carro na porta de casa. No entanto não dá para andar de bicicleta. Observo que vivemos de concessões e obrigações de pagar,pagar e continuar pagando.
    O mundo e os homens de hoje estão muito complicados , daí soluções que, no meu entender, não resolvem nada e apenas complicam as situações, mesmo que admitemos que seremos mesmo obrigados a pagar para estacionar um carro , que já paga IPVA para circular, seguro e não tem direito a parar em lugar algum, a não ser o seu proprietário enfiando a mão no bolso ? Tá bem , mas, os problemas ( agora mais um ) estarão resolvidos ? Certamente que os engarrafamentos continuarão aumentando numa cidade em que a cada dia entram mais carros que circulam pelas mesmas ruas de antigamente e que não tem mais para onde crescer !

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  8. Lembrando que o Parque Cruz Aguiar é o local mais apropriado , aqui no Rio Vermelho , para a instalação de uma zona azul. Será uma mina de ouro para a pefeitura, que anda atrás de dinheiro e que não dá um retorno, pelo menos razoável à população, de tudo aquilo que recebe. Ameaça fiscalizar mas, nada...

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  9. Acredito que o lugar adequado para parar carros é estacionamento. Construído com esta finalidade, seja pelo Poder público, seja por empresas privadas. Não concordo que o Parque Cruz Aguiar deva se transformar em zona azul para ajudar à Prefeitura a arrecadar. Nós moradores do Parque pagamos IPTU - e alto. Assim, cumprimos nossa parte como contribuintes. As ruas do referido Parque são estreitas, no geral, mão dupla e por isso quando manobristas estacionam nas ruas carros de frequentadores de bares, restaurantes e de academias, não conseguimos área de manobra para entrar e sair das garagens de nossas casas. Penso que a batalha tem que ser por melhoria do transporte de massas que possibilite quem vem ao bairro, não vir de carro. Impressiona ver a quantidade de carros com uma só pessoa dentro que circula por aqui (e na cidade toda, aliás). Sei que adotar o transporte público é atitude que exige tempo. Seja para lutar e conseguir melhorar o transporte público, seja para mudar a mentalidade daquele que insiste em usar, sempre, o carro. Mas não custa nada começar agora. E, para isso, essa discussão é extremamente necessária e, portanto, valiosa.

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  10. Sue , você está vendo a troca de comentários ... É o Lucas que acha que temos mesmo é que pagar, pagar e pagar...Ele defende , intransigentemente, o uso de bicicletas, mas nem todo mundo pode usar este tipo de transporte. Já discutimos muito e não resolvemos nada. Eu concordo consigo que precisamos ter um lugarzinho para um carrinho , sem termos que enfiar a mão no bolso. Afinal, acabaram tomando todos os nossos espaços. Eu lembrei que pagamos IPVA e Seguro e você nos alerta que pagamos um IPTU alto. Eu tenho o mesmo problema que você, para colocar e tirar um carro de dentro de casa. No entanto, o nosso bairro é invadido, diariamente, por centenas de carros que vêm de longe e aqui ocupam todos os espaços, incluindo os passeios. Seguindo o raciocínipo do Sr. Lucas , pensando que , pagando, as pessoas deixariam de vir de carro, então o nosso bairro seria ideal para fazer, digamos, a experiência .
    Sonhe um pouco e imagine ver o parque quase sem veículos estranhos aos moradores do bairro ...

    Quanto à zona azul na Mariquita, acho que só poderiam tentar mesmo implantá-la lá no point. Será justo e será que conseguirão , porque em outro ponto da praça não dá ?

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  11. Sarneli,

    eu não defendo intransigentemente uso de bicicleta por todo mundo.

    Eu já expliquei infinitas vezes que penso muito mais na "proporção Copenhagen" (1/3 pedestre e de bicicleta, 1/3 em coletivos e 1/3 em transporte individual motorizado).

    Aliás, no meu comentário aqui achei que eu tivesse sido bem claro. Como parece que não fui, vou repetir e destrinchar:

    "Quer estacionar? Pague! Não quer pagar? Vá a pé, de taxi, de ônibus ou de bicicleta. Simples, não?"

    PRESTA ATENÇÂO:

    Vá de:

    1) a pé;

    2) ônibus;

    3) táxi;

    4) bicicleta.

    Na ordem em que listei, a bicicleta aparece POR ÚLTIMO. Poderia aparecer em primeiro. O importante é que, ao contrário do que você diz (pela onésima vez intensionalmente desvirtuando o que eu digo - e vá gostar de carro assim na China!), eu não defendo nem exclusivamente, nem intransigentemente, o uso de bicicleta.

    Eu apenas ataco o uso abusivo de automóvel. Carro não é um direito em nenhum lugar do planeta. Pedalar e andar são em todos os países do mundo - inclusive em ditaduras.

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  12. "Observo que vivemos de concessões e obrigações de pagar,pagar e continuar pagando."

    MAS DIRIGIR É UMA CONCESSÂO, E SEMPRE FOI. NÃO É NEM NUNCA SERÀ DIREITO.

    SE DIREITO FOSSE NÃO HAVERIA CARTEIRA DE MOTORISTA NEM EXAME PARA TIRA-LA

    QUAL A PARTE QUE VOCÊ AINDA NÃO ENTENDEU, PRA EU DESENHAR AQUI?!

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  13. Fico feliz por ver que estamos debatendo um assunto que acredito ser imensamente importante para o bairro. Para melhorar este debate peço a todos que respeitem a opinião alheia e que não entendam a descordância com relação a "sua" opinião como algo particular.
    Acredito que esta entrada para o mercado somente vai criar um engarrafamentod e carros para entrar para o mercado nos dias de maior movimento e este engarrafamento vai impedir a chegada dos onibus até o ponto, assim sendo já estou vendo os pedestres tendo que sair do ponto para pegar o onibus em cima da ponte. Será que foi mesmo um engenheiro de tráfego que pensou nesta "solução"?
    Abraços a todos.

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  14. Sinceramente, Lucas, não está dando para entender ! Eu acho que os meus chips já não funcionam mais. Conseguir 1/3 da população andando a pé, 1/3 em transportes coletivos ( como os atuais , nos horários de pico ? ) e 1/3 nos carros individuais , não é proporção para Salvador. É status, entende ? O carrinho individual é o sonho de consumo da maioria das pessoas ( e muitas vezes uma necessidade ) e as montadoras e revendedoras estão aí para isso, aliadas às facilidades financeiras que fazem com que quém quer que seja, consiga comprar um quatro rodas. A maioria das pessoas não vai abrir mão desse sonho , desse conforto e da privacidade. Eu já abri mão há muito tempo. Ando a pé e de buzão, mas, o que a minha contribuição representa num universo de quase 800.000 veículos (será que está certo o número ? ) que rodam por Salvador ?
    Posso lhe garantir que não gosto de carro, de tal maneira, portanto, não preciso ir para China e não tento desvirtuar o que diz. Verdadeiramente, não chego a enxergar a situação do seu ponto de vista e chegar à situação que você almeja.
    Transporte de massa ? Quando o nosso metrô entrar em funcionamento ( quem sabe quando será ? ), quantos carros ele vai tirar das ruas ?

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  15. Uma pequena correção: o primeiro 1/3 , seria de pessoas andando a pé e de bicicleta. Desculpe a falha.

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  16. Muito pertinente a postagem de Amorim.
    Vamos debater repeitando a opinião alheia

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  17. Amorim, você tem plena razão. A providência vai mesmo causar o caos no local e mais problemas para os passageiros que são bem mais leves que os veículos. Eu mesmo já vi ( e fotografei ) dois ônibus parados no ponto, impedindo totalmente o uso daquela passagem; já vi fornecedores usarem o atalho, bem, como, pasme, alguém entrar por ali, dar a volta no mercado para evitar os ônibus no pontos e a própria sinaleira ... Não, não é obrigado a acreditar. Acredite se quiser...
    E note que, por falta de sinalização, digamos, " adequada", não são todos os motoristas que conhecem aquela variante,que se confunde com o passeio, enganando motoristas e pedestres, Quando for de domínio público, então é que virá o caos...

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