História do Presépio da família Ramos, bonito de se ver

Um dos mais bonitos presépios montados em casa é sem dúvida o de Jorginho Ramos, jornalista, morador do Rio Vermelho, responsável em dar seguimento à tradição da família há 55 anos. Confira abaixo a história desse presépio contada pelo próprio Jorginho.

O presépio é uma tradição da família Ramos há 55 anos. A minha mãe armou a primeira vez em 1955, ano em que nasci, em Cachoeira. Na ampla sala de um sobrado colonial o presépio era armado por toda a família. Era uma festa e recebíamos em casa centenas de visitantes. Era um ritual.

Na década de 90 quando minha mãe ficou doente e impossibilitada fisicamente, resolvi manter a tradição e montava um presépio menor em meu apartamento. Com o tempo ele foi crescendo e adquirindo peças e mais peças, inclusive presépios pequenos feitos em madeira, palha, vidro, barro, louça, fibra e todo tipo de material. Os amigos se encarregaram de trazer mais e mais presépios de toda parte do mundo. Hoje existem nele, presépios e elementos de mais de 10 países, entre os quais Angola, Portugal, Espanha, Croácia, Itália, Chile, Argentina, Israel. E mais, presépios de toda parte do Brasil e nos mais diversos formatos. São quase cinquenta presépios , que com a centena de outros elementos (miniaturas de animais, objetos e de pessoas principalmente...) formam um vasto e amplo painel, com paisagens brasileiras. Tem até uma miniatura em chumbo de Machado de Assis, que coloco visitando um dos presépios. Certamente, o bruxo de nossas letras estava inspirado no ambiente natalino ao escrever o clássico Missa do Galo, um dos grandes momentos de nossa literatura.

Além disso desenvolvi uma tecnologia própria , com prateleiras leves e módulos ajustáveis que se encaixam facilmente e não precisam de furos na parede para se sustentarem. Elas sustentam umas às outras e são montadas já com uma iluminação cênica nos seis andares do presépio (cada uma de uma cor). A montagem do presépio dura em média duas semanas e a cada ano há sempre novidades. A renovação é uma das marcas desse presépio que é armado por toda a família.

Também fazemos casinhas de papelão e peças de artesanato que são utilizadas na recriação de ambientes. Acho importante manter essa tradição porque ela agrega não só a família, mas parentes e amigos que vêm visitá-lo. E a representação do nascimento de Cristo é uma autentica tradição luso-brasileira , ligada à cultura e à nossa formação religiosa, que precisa ser resgatada.Do presépio original restam três peças (biscuits).

História do Presépio da família Ramos, bonito de se ver
Tópicos:

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bonito esse presépio e bem diferente, a impressão que dá é que foi montado em uma árvores.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante essa proposta de presépio em camadas. Esta lindo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei ! Eu teria tido muita satisfação em agendar uma visita para ver de perto um presépio tão original, mas a proximidade com a minha viagem não me permitiu ,. não me deu tempo , e, pior, não voltarei em tempo e antes de ele ser desmontado. Fica para o próximo !
    Bem, gente, estou indo esta madrugada e só voltarei à sede nos fins de janeiro. Até lá, espero encontrar pelos meus caminhos alguns micros disponíveis. A todos vocês , os meu votos de Bom Natal e de boa Virada de Ano...
    Obrigado pela companhia durante todo esse ano que se finda.

    Até !...

    ResponderExcluir
  4. Tomara que encontre um micro disponível, seus comentários e suas opiniões ajudam bastante o nosso debate. Boas férias, um execelente Natal para você e todos os seus familiares, e muito obrigada pela sua colaboração.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jorginho, tenho 80 anos, nasci em 1935 em São Félix, e apesar de ser mais velho que vc 20 anos, quando saí de lá você só tinha oito anos. Me lembro que desde 1940, a minha mãe armava um presépio numa das salas do sobrado que morávamos, que tomava 1/4 da sala.Tudo que existia nesse presépio era feito ou fabricado por ela, inclusive a iluminação era colocado por um tio pintor, chamado João de Lameu, conhecidíssimo em todas cidades vizinhas. Me lembro que vinha muita gente visitar o presépio e saíam encantadas com o que viam. São imagens que não me saem da lembrança. De São Felix saí quando me casei em 1963, e você só tinha 8 anos. Estou casado com a mesma mulher, e lá se vão 53 anos.

    ResponderExcluir