Unido o Rio Vermelho pode mais

Bastante produtiva a reunião dos moradores do Rio Vermelho realizada hoje (19) pela manhã no auditório Caramuru, da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Houve consenso de que é preciso união para encaminhar as solução de alguns problemas crônicos do bairro, entre eles, o abandono da praia de Sant`Anna, transformada em foco de promiscuidade e marginalidade. Outras questões, a exemplo do lixo descartado de forma irregular por bares e restaurantes, o barulho fora do horário permitido, provocado também por esses estabelecimentos comerciais, os estacionamentos nos passeio, o estrangulamento do transito, também foram tratadas. Ficou entendido que as associações e entidades legalmente constituídas devem ser acionadas pelos moradores para encaminhar as questões do dia a dia do bairro e também ,que e preciso maior participação dos moradores para fortalecer as ações dessas entidades. No dia 26 de março, às 9h, será realizado um novo encontro para traçar a estratégia de ação para se resolver o problema da praia de Sant`Anna, Foi apresentada  a proposta de um fórum permanente que se reunirá todas as vezes que tiver que se tratar de um tema de interesse comum do bairro, aberto à participação de todos os moradores.O vereador Pedro Godinho, presidente da Câmara, mandou dois assessores para acompanhar a reunião, reafirmando seu interesse em ajudar o bairro.

É interessante que as pessoas que participaram  e acessam o Blog, comentem  sobre a reunião . Infelizmente, nesses encontros o tempo acaba ficando curto, até porque, todos tem seus compromissos  e nem sempre dá para falar tudo o que se tem vontade, mas a internet permite continuarmos o debate virtualmente.

Agradecimentos

Unido o Rio Vermelho pode mais
Unido o Rio Vermelho pode mais
Unido o Rio Vermelho pode mais
O Blog agradece a todos que participaram da reunião e em especial a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, na figura da sua diretora Sônia Morelli, pelo espaço cedido. A Biblioteca ,ao longo dos anos tem sido um ponto de apoio cultural para a comunidade, agora também abrindo aos sábados, proporcionando ainda mais oportunidade para os que buscam uma boa leitura, ou mesmo um espaço para estudar e pesquisar.

Participaram da reunião - José Arruti , Giuseppe Talento (Pino), Bartolo Sarnell ,Manoel Sobrinho (Maneca)- Elisabeth Aragão, Romulo Longo Bastos, Fabiano Bonfim, Paulo Bezerril, Lauro Matta, João Brasil, Jorge Ramos ( Jorginho), Clovis Bezerril,Julival Fonseca de Goes , Marcos Santos Souza ( Branco) Andrei Goes e Daniela Felix , representantes do vereador Pedro Godinho,, Cristiano Teixeira, Silvana Talento , D. Eneide, Luciana Cruz e Carmela Talento.

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. cARMELA :
    Você sintetizou muito bem a reunião e seus resultados. É preciso buscar o "alinhamento", como muito bem definiu "Branco" da Colônia de Pescadores, entre as diversas entidades que atuam no Rio Vermelho para termos uma ação conjunta e consequente na busca de soluções para os diversos problemas constatados. Cada entidade, sem a exclusão de ninguém, deve manter sua autonomia e características, mas unidas formaremos um FORUM, em nome do qual buscaremos perante os poderes públicos a solução para os diversos problemas do bairro, objetivo maior da própria existência de cada uma. Vamos fazer germinar essa ideia para termos uma atuação conjunta e consequente. Através da participação nessas entidades, ou individualmente, conseguiremos mudar a vida no bairro que tanto amamos e do qual nos orgulhamos de pertencer.

    ResponderExcluir
  2. PRIMEIRO PASSO
    A presença de mais de 20 pessoas interessadas em discutir as situações do bairro mostra que ainda é possível virar o jogo e fazer do Rio Vermelho um lugar agradável de morar (como foi a tempos atrás) compatibilizando os negócios que brotam a cada dia com o direito dos moradores. É uma luta árdua porque sabemos que a força do dinheiro vai levando tudo de roldão, mas o encontro mostrou que se houver interesse e união dos moradores poderemos atingir nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo também Pino, por isso pergunto: Na próxima reunião não haveria possibilidade de alguns filhos(as) ou netos(as) dos senhores de participar???? Não conheço os seus familiares e nem sei se vai ser possível, porém, como foi dito na reunião, "precisamos de sangue novo", aí lembro daquele ditado que diz que a "união faz a força". Juntando os sangues novos com as suas experiências, seria essencial para melhorias no bairro. Será possível?????? Tomara que sim, mesmo porque com estas Associações todas, são várias idéias divergindo, opiniões diversas e quanto mais gente interessada em manter sempre o bairro com cara de bairro, melhor.

    ResponderExcluir
  4. Não tive oportunidade de colocar durante reunião devido ao tempo curto, e também porque era importante que todos falassem, mas acho que além de encaminhar as demandas a quem de direito devemos pensar também em realizar algum evento de impacto no entorno da praia, para chamar atenção, inclusive com a presença da imprensa.

    ResponderExcluir
  5. PASSO DOIS

    Em função da positividade da primeira reunião, me antecipo para o segundo passo, apresentando uma sugestão para o tema a ser discutido na próxima reunião que se realizará no dia 26/03.

    PRAIA DE SANTANA : O Presidente da Colonia de Pesca Z1 efetuar, imediatamente, o recadastramento dos pescadores filiados a Z1 no intuito de separar inicialmente o "joio do trigo" dando margem a uma ação enérgica por parte das autoridades competentes, de afastar marginais e desocupados infiltrados no entorno da Casa de Yemanjá

    ResponderExcluir
  6. Considerando que a próxima reunião será um encontro de trabalho e que todos conhecem bastante os problemas na praia de Sant`Anna e entorno, sugiro que cada um já leve por escrito as propostas e sugestões de como solucionar os problemas, dessa forma, fica mais fácil elaborar o documento final, e traçar a estratégia de como atuar para que os mesmos sejam solucionados.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Carmela
    Estou completamente de acordo com o que foi discutido na reunião. É importante que na proxima reunião no dia 26 de marços, já como um Forum de Moradores e Entidades,levemos por escrito as nossas sugestões de ações que devem se encaminhada aos diversos orgãos.
    Um grande abraço

    Maneca

    ResponderExcluir
  8. Pois é, gente, demos um grande passo em direçao ao nosso objetivo.Insisto no meu ponto de vista de que é preciso uma transfusão de " sangue novo " para dar maior vigor às nossas ações, como propuz na reunião. Vejo que João Batista está comigo. Vamos indo bem. Muito importante o " alinhamento " para unificarmos as ideias e não dispersarmos as forças. Apóio a sugestão de Maneca para que cada um de nós leve as sugestões por escrito para facilitar o trabalho, mesmo porque o tempo é escasso . Está confirmada a data de 26 de março a partir da 9 horas , pois falei ontem com D.Sônia , Diretora da Biblioteca que, como sempre , facilita o que pode , a quem, aliás, apresento os meus agradecimentos pela maneira gentil e amiga com que sempre me recebe .

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de sugerir a Administradora Regional para que ela promova uma reunião com os comerciantes( donos de bares e restaurantes) para orientá-los sobre o descarte de lixo. Essa é uma ação que não requer recurso, apenas vontade de fazer. Chama o fiscal da Limpurb da área( será que tem?) pede o espaço ao pessoal da Biblioteca e firma um acordo com essa turma, se não for cumprido, manda multar. Tenho certeza que se fizer isso, vai melhorar muito a limpeza do bairro.

    ResponderExcluir
  10. Carmela, eu sugiro que a Administradora Regional seja convidada a partiticipar da reuni
    ão do dia 26/3 - Sugiro a colocaçao do covite no ar, no seu blog.Com todos estes esforços, é imprescindível a sua presenta nos nossos encontros e mesmo para que ela possa conhecer parte da população que batalha com ela no mesmo sentido. Essa presença, faz parte do " alinhamento " que buscamos...

    ResponderExcluir