Moradores querem solução definitiva para a Praia de Sant`Anna

Durante reunião realizada hoje(26) pela manhã pelos moradores do Rio Vermelho no Espaço Caramuru, da Biblioteca Juracy Magalhães Jr, discutiu-se exaustivamente os problemas da praia de Sant`Anna, transformada há muito tempo em apoio para ao trafico de drogas e prostituição infantil. Alguns barcos também são usados como moradia de marginais que à noite agem livremente arrombando carros e assaltando em toda a área.

Dada à complexidade da situação chegou-se ao entendimento de que somente uma ação mais enérgica da policia e um trabalho conjunto das diversas secretarias será capaz de mudar o rumo dessa história.

Diante do exposto ficou definido que serão convidados para a reunião, já marcada para o dia 16 de abril, às 9h, representes de secretárias do estado e município, entre elas Segurança Pública, Vigilância Sanitária, Embasa, Sesp, Limpurb, Secretaria de Assistência Social, Sucop e Sucom.

A Associação dos Moradores do Rio Vermelho, Amarv, ficou encarregada de encaminhar os ofícios formalizando os convites. A idéia é resolver a questão dos elementos que ocupam a praia e em paralelo buscar solucionar os outros problemas, a exemplo do esgoto que corre a céu aberto na praia, higienização dos box onde comercializam peixes e limpeza regular da área.

A reunião contou com a presença da administradora regional do Rio Vermelho( Siga VII) Eliana Mascarenhas que demonstrou interesse em ajudar a solucionar os problemas do bairro, e a participação dos moradores, Bartolo Sarnelli, João Brasil, Jorginho Ramos, Antonio Vitor, Silvana Talento, Pino, Loli e Ricardo, ambos da Amarv, Clovis, que faz parte da Central de Entidades, Antônio Gonzaga, Fernando Macambyra, Banco, presidente da Colônia de Pesca Z1, D. Arilda, Jorge Silva, da Associação dos Moradores da Fonte do Boi e Carmela Talento (Blog do Rio Vermelho).

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É bom que fique bem claro que eu não sou a favor nem contra ninguém, sou sim, a favor das melhorias pro bairro e contra seus pontos críticos, ponto esses, que estamos nos propondo a resolvê-los. Esta reunião pra mim e acredito para muitos, foi de maior valia porque discutimos e agendamos os pontos críticos da Praia de Santana para levar ao conhecimentos dos orgãos competentes e também convidá-los para que se façam presente na próxima reunião do dia 16/04. Tenho esperança que as coisas se resolvam da melhor forma possível para que assim possamos "conviver e viver" no melhor e mais boêmio bairro de Salvador, desde já agradeço a presença de todos que participaram desta reunião com o único propósito de solucionar tais pendências.
    Se a união faz a força, vamos nos unir para assim termos "forças" suficiente para defender nosso querido bairro.

    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  2. João eu sou a favor de um Rio Vermelho melhor para todos os moradores. Também quero agradecer mais uma vez a todos que compareceram à reunião,acho que estamos avançando, o importante é mantermos essa união.

    ResponderExcluir
  3. Não fui para a reunião porque trabalho dia de sábado mas estou interessada no assunto e procuro me informar pelo Blog. Concordo que para acabar com esses problemas da Praia só mesmo com força policial.

    ResponderExcluir
  4. A RESPONSABILIDADE DOS PESCADORES E A RETIRADA DOS BARCOS OCIOSOS

    No encontro que aconteceu no último sábado na Biblioteca JMJ todos tiveram oportunidade de expressar sua posição quanto aos problemas que ocorrem na praia de Santana e no entorno da colônia Z-1. Naquela oportunidade expressei algumas idéias, que embora apoiadas por alguns dos presentes, foram contestadas com veemência pelo presidente da colônia, lá presente.

    Uma delas era sobre uma parcela de responsabilidade dos pescadores em tudo que acontece ali. O presidente da colônia contestou dizendo que os pescadores não tinham nada a ver com o problema e que eles seriam mais vítimas que culpados. Mas pergunto: Todos esses problemas existiriam se ali não estivessem os pescadores? Então não vejo como eles não assumirem sua parcela de responsabilidade e ajudarem a resolver os problemas que envolvem aquela área.

    Outra idéia foi a retirada da praia de Santana de todos os barcos que não saem frequentemente para pescar e ficam ali estacionados. O presidente da colônia contestou dizendo que todos os pescadores associados da colônia sejam eles profissionais ou amadores tem direito de colocar os barcos na praia de Santana. Será? A praia de Santana pertence a colônia Z-1? São justamente esses barcos que estão servindo de abrigo para sem teto, esconderijo para traficantes e de criatório de mosquitos da dengue. Na minha opinião quem tiver seu barco e não saia ao mar frequentemente com ele que o guarde em casa ou em alguma “marina”, mas podemos fazer uma consulta à capitania dos portos ou ao MP para verificar quem está com a razão.

    Gostaria de saber da opinião dos leitores do Blog sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir