Fórum Permanente em Defesa do Rio Vermelho se reúne no próximo sábado(18)

Fórum Permanente em Defesa do Rio Vermelho se reúne no  próximo sábado(18)
Devido ao último sábado deste mês cair no dia 25, logo depois do São João, decidimos antecipar a reunião do Fórum Permanente em Defesa do Rio Vermelho, para o próximo sábado dia 18, às 9h na Biblioteca Juracy Magalhães a quem agradecemos mais uma vez pela cessão do espaço. Nessa reunião faremos uma avaliação sobre a audiência pública que sepultou definitivamente a idéia de oficializar o carnaval no bairro, discutiremos a pauta para a audiência com o Secretário de Segurança Pública, além de tomada de posição sobre as promessas feitas para resolver o problema do lixo, notadamente o produzido pelos bares e restaurantes, até hoje sem uma solução, apesar das promessas. Inclusive tem gente propondo carregar todo o lixo e interditar os dois lados da pista, em frente à Praia de Santana. É uma atitude radical, mas como paciência tem limite, é bom não pagar para ver.

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Como não poderei participar do próximo encontro, estou postando aqui os assuntos que gostaria de abordar, se os leitores do blog quiserem podem dar sua opinião a
    respeito:

    1 – Desde março que estamos tratando dos problemas da praia de Santana e do entorno da Colônia Z-1 sem praticamente sair do lugar. Houve uma pequena melhora, mas estamos muito longe do nosso objetivo que é devolver a praia aos banhistas, ao bairro e à cidade. Continua gente morando debaixo dos barcos (pode ser até que momentaneamente eles tenham saído, mas é por causa do mau tempo). Continua a cachorrada na praia. Continuam os barcos a acumular água de chuva e servindo de criatório para o mosquito da dengue. Continua a venda de pititinga na calçada e o tratamento das mesmas na areia da praia. Continua a venda de bebida alcoólica na balaustrada defronte. Continua a reunião de desocupados e cachaceiros no entorno da colônia. Continua o esgoto a céu aberto sendo despejado diretamente na praia. As lâmpadas em torno da colônia estão na sua maioria apagadas.

    2 – Na audiência pública a vereadora Olivia Santana identificou um problema que segundo ela deve ser solucionado no bairro: a existência de entidades que não falam pelos moradores. Disse que essa é uma questão grave, pois os vereadores receberam um projeto levado por uma Central que diz congregar onze entidades, e o que ficou demonstrado na audiência é que na verdade não representam os moradores do Rio Vermelho. O que podemos fazer quanto a isso?

    ResponderExcluir
  2. Pino , a meu ver , o que de mais importante e grave aconteceu naquela reunião , foi a revelação feita pela Vereadora Olivia Santana de como foi apresentado o projeto que pregava o carnaval no bairro , assinado por uma Central que dizia congregar onze entidades representativas e, por causa desse “ detalhe”, quase que o projeto passa sem maiores averiguações... porque tantas associações, lhe davam uma representatividade muito grande ! Não havia porque duvidar. No entanto, todos nós sabemos que nem Central nem associações nunca consultaram sequer um morador do bairro, que sempre foram excluídos de qualquer projeto e que tudo era bolado e decidido por uma cabeça só...
    Tantas vezes via o cântaro à fonte , que um dia quebra ! E foi o que aconteceu... foi só dar corda e... a casa caiu !
    O assunto , velho conhecido nosso , explodiu de público , quando menos se esperava , de maneira que nada mais se pode ocultar. Na verdade, a Central e as entidades representam o desejo de uma única pessoa que sempre pleiteou poder no bairro , não se sabe porque, mandando, desmandando e controlando a tudo e a todos, inclusive com um de Conselho Paroquial, como se o nosso bom Pe.Angelo não tivesse superiores a quem recorrer no caso de uma necessidade e para resolver os eventuais problemas da paróquia que lhe é confiada ... Imaginar um Conselho Paroquial é uma piada ! Há, ainda, a conhecida a pretensão e campanha para se tomar dos pescadores, a festa de Yemanjá ! Esse é um dos maiores desmandos do que poderia ocorrer.
    Deixando de lado Central, associações e até mesmo academia de imortais, a única coisa que podemos fazer é seguir em frente , mostrar a nossa força e dar à esse pessoal o desprezo que merece , uma vez que foram eles próprios que atiraram nos próprios pés. Esperamos pacientemente até que a nossa vez chegasse e chegou... Como disse, a casa caiu , e até uma publicação editada pelo grupo vai acabar ficando sem matéria , uma vez que, desde o primeiro número até último, as matérias foram repetidas.Como foi a própria Vereadora quem pediu que o problema fosse solucionado, não podemos fazer nada, mas nos resta a possibilidade de divulgar abertamente as coisas como eram, porque não são mais !

    ResponderExcluir
  3. Somente para esclarecer, muita gente na audiência perguntou quais as entidades que integram a Central e fiquei de relacionar no Blog. São elas: Academia dos Imortais do Rio Vermelho, Casa de Cultura Carolina Taboada, Associação Cultural Hispano-Galega Cabaleros de Santiago,Paróquia de Santana, Conselho Paroquial do Rio Vermelho, Associação Comunitária Caramuru, Conselho de Cultural e Turismo do Rio Vermelho, Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Associação Brasileira de Agencia de Viagens da Bahia( Abav), Associação Yemanjá do Rio Vermelho, Associação dos Permissionários da Ceasa do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  4. Eu, particularmente, só acho que deveriam "dar nome aos bois" lá mesmo na Audiência, pois, tem muita gente com eu, que nunca soube dessa Central e entidades todas. Quando sabemos da verdadeira situação, é calro que temos uma decisão contrária às atitudes e tentativas de tal Central e suas entidades, sendo assim, não haveria a possibilidade de compactuar com coisas erradas....é aqule ditado:
    "pau que nasce torto, morre torto".
    Principalmente para as pessoas novas que chegam aqui no bairro, esta seria uma forma de associar às pessoas que realmente se interessam pelo bairro e não ficam, como muito políticos, legislando em causa própria.Conhecer muita gente conhece ou já ouviu falar, só que não sabem, como Luciana disse na Audiência, de que maneira as coisas "passam por debaixo do tapete".

    ResponderExcluir
  5. Na Folha do Rio Vermelho de maio ( na Biblioteca Juracy Magalhaes tem vários exemplares) tem o nome de todas os integrantes dessas entidades.

    ResponderExcluir
  6. Sobre a Central de Entidades e suas afiliadas:
    Central de Entidades do Rio Vermelho - Diretor Administrativo-Financeiro: Ubaldo Marques Porto Filho
    - Processamento de Dados: Ubaldo Marques Porto NETO
    ACIRV (Academia dos Imortais do Rio Vermelho) - Presidente: Ubaldo Marques Porto Filho
    Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho - Presidente: Ubaldo Marques Porto Filho
    Casa de Cultura Carolina Taboada - Diretor cultural: Ubaldo Marques Porto Filho
    Conselho Paroquial do Rio Vermelho - Coordenador de relações comunitárias: Ubaldo Marques Porto Filho
    Associação Comunitária Caramuru - Conselho Fiscal: Ubaldo Marques Porto Filho
    É isso aí.

    ResponderExcluir