Praia de Santana, um caso de saúde pública

Praia de Santana, um caso de saúde pública
Barcos ou depositos de lixo
Praia de Santana, um caso de saúde pública
Todo tipo de tralha dentro das embarcações
Passamos nas praias de Ondina, Pituba e Amaralina. Todas convivem com pescadores e barcos, mas em nenhuma delas encontramos a esculhambação que se consolidou na Praia de Santana. O presidente da Colônia Z1, Branco, em comentário publicado no Blog, tentou justificar a situação, estabelecendo as diferenças entre elas. Em hipótese alguma estamos atribuindo exclusivamente a ele o desleixo com a praia, que como já dissemos, vem de décadas. É evidente que na condição de presidente de uma entidade que congrega os pescadores, tem sim responsabilidade de definir normas para que o local de trabalho, que na verdade é um bem público e não particular, seja preservado. Temos a clareza de que sozinho não vai conseguir reverter essa situação .É preciso uma intervenção severa do poder público e é exatamente essa falta de ação da Prefeitura que intriga os moradores. Por que a Praia de Santana foi abandonada?

Praia de Santana, um caso de saúde pública
Agua acumulada e ratazanas nos barcos
Hoje pela manhã além da sujeira de todos os dias e dos cachorros, da água acumulada , ratazanas enormes se refestelavam entre os barcos, deixando fezes e até mesmo urina por onde passavam. Isso é um risco não só para a saúde das pessoas que porventura compram peixes trazidos por essas embarcações, mas para os próprios pescadores. A Praia de Santana é sem dúvida um problema grave de saúde pública. São muitos os casos de pessoas que vão depositar oferendas no mar, ritual  que acontece durante todo o ano, e contraem micoses e todo tipo de doenças de pela. Tenho uma amiga que passou por isso e até hoje tenta se livrar do problema. De forma que não se trata apenas de uma implicância do Blog com a Praia de Santana, trata-se de  um problema sério e os moradores, os vereadores que dizem se interessar pelo bairro, devem ficar cientes da gravidade da situação e se unirem no sentido de ajudar a sanear essa praia.
Praia de Santana, um caso de saúde pública
Pititinga à venda no calçadão, um problema sem solução


Tópicos:

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Boa tarde:
    Achei essa postágem pertinente e muito realista com a situação da Praia de Santana. Contem comigo para qualquer manifestação com vistas a chamar atenção da autoridades para esse problema grave.Já encaminhie meu endereço eletrônico para o e-mail do Blog.

    ResponderExcluir
  2. Carmla,

    A situação tende a agravar-se mais ainda. A temporada da lagosta na rampa do mercado modelo está acabando e a grande maioria dos pescadores que lá estavam, se deslocarão para o Rio Vermenlho, para capturar a agulha. A grande maioria vão dormir na praia atraindo todo o tipo de criminalidade novamente, vale ressaltar que estes pescadores, que não são da Colônia z-01, foram exatamente os mesmos que comeram a favelizar a praia. A verdade é que a Prefeitura tem instrumentos para acabar com toda esta situação, como fez outrora no Porto da Barra, não faz nada por inoperancia!!

    ResponderExcluir
  3. Branco, não tem como a Colônia Z1 reforçar junto à Prefeitura e impedir de certa forma, mesmo que parcialmente a "moradia temporária" destes "pescadores"???? Sei que a praia é pública, no entanto, quem tem seus barcos na areia não vai querer que os mesmos sirvam de abrigo para estes inconvenientes, pois quem tem onde morar acorda cedinho, pesca e retorna pra sua residência e não ficam na praia alheia fazendo dela o que quer e pior, sujando-a de toda maneira possível, inclusive com suas necessidadas fisiológicas. Por isso que sou a favor dos barcos todos virados para o paredão e de preferência, em pé...estes com certeza estão se aproveitando da situação para se abgrigar.

    ResponderExcluir
  4. João,

    Se a Prefeitura não adotar medidas urgentes, o favelaço irá crescer de forma exponencial, esses pescadores moram nas regiões periféricas, em decorrência, atrai os companheiros da mesma aréa, sendo eles das mais diversas matizes! Resumindo, é problema. Falta governança, falta ação efetiva da Prefeitura. A impressão que nos passa, é que estamos vivendo em uma terra de ninguem!! A propósito, perdõe-me a generalização, é fato e temos de reconhecer, que os sensores dos semáforos, os conhecidos "chupa-cabra" foram todos restaurados,e melhor, foram implantados mais uma grande quantidade, talvez mais de 50, não me recordo, porém foi divulgada a informação aqui mesmo no blog. E ainda dizem que a Prefeitura não etá cuidando da cidade, "que absurdo..."

    ResponderExcluir
  5. É verdade também que nunca esta praia passou por isso, posso até está enganado, contudo, com meus 47anos de vida, não me recordo da praia nessa situação e se se não existia antes porque devemos permitir hj???
    o mal tem que ser cortado pela raiz...então façamos...ou façam eles, os homens de boinas..rsrsrsr..

    ResponderExcluir