Sucom embarga obra na esquina das ruas Ilhéus e Canavieiras

Com relação à reforma irregular de um imóvel localizado na esquina das ruas Ilhéus e Canavieiras, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) informa que a fiscalização embargou a obra no último dia 19 de julho. O monitoramento das atividades no local foi iniciado no dia 15 daquele mês e a última vistoria ocorreu ainda na quarta-feira da semana passada (27), quando foi constatada a interrupção dos serviços no imóvel. A Sucom solicita que qualquer desrespeito ao embargo imposto à obra seja prontamente denunciado para que o órgão dê seguimento às medidas fiscais.

Tópicos:

Postar um comentário

20 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Joga duro Sucom. Vamos por ordem nessa bagunça

    ResponderExcluir
  2. A SUCOM funcina mesmo!
    Cristiano Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Eu não seria tão otimista, a SUCOM embarga mas obra continua normalmente. E aí?

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, Pino. A Sucom só embarga e dá o trabalho por encerrado. A partir daí, recomeça tudo discretamente , de mansinho , tipo como ninguém quer nada , e a coisa vai indo, indo e indo... Seria uma boa se a Sucom desse uma olhada no parque onde algo desse tipo está acontecendo. Com certeza, vai achar coisa !

    ResponderExcluir
  5. Vocês criticam tudo. Vocês querem que fique um fiscal 24h na frente de cada imóvel que é embargado? O que precisa é uma reformulação nessas leias, arbitrando multas mais pesadas, as multas são tão baixas que os infratores preferem pagar e continuar desobedecendo a lei. Mas a Sucom está fazendo o papel dela sim.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, nesta lei atual não há previsão para reincidência?

    Seria interessante divukgar as multas e todas suas previsões, ou até mesmo a lei que regulamenta e pune com a descrição das penas.

    Se puder ajudar, ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria que a SUCOM se aparelhasse para fiscalizar uma cidade de 3 milhões de habitantes e não continuar com a mesma estrutura do tempo que Salvador tinha menos de 1 milhão de moradores, acho que não é pedir muito. Agora se é prá fazer de conta que embarga e continuar se construindo é melhor extinguir o orgão, ficaria mais barato.

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de dizer que as multas não são tão baratas assim, inclusive vão aumentando em caso de reincidência atingindo valores altos, o problema, a meu ver, não é esse e sim a sensação que no fim não vai dar nada, que sempre tem alguma conhecido na prefeitura que "vai quebrar o galho", vide o edifício de sete andares (acho que foi nos Pernambués)que desabou recentemente, já tinha sido "fiscalizado" e continuou sendo construído e foi concluído.
    A propósito quero dizer que a última reforma que eu dei entrada na SUCOM levou 1 ano (!!!) para ser aprovada, e olhe que era uma reforma simples e o projeto executado por um arquiteto experiente que já havia trabalhado na SUCOM e que estava a par de toda a legislação. Isso também contribui para as construções irregulares, já que é mais fácil construir clandestinamente.

    ResponderExcluir
  9. Até concordo com alguns argumentos desse último comentário, mas o que percebo é um nitido proposito de criticar tudo que a prefeitura faz. Para o sr. tudo está sempre errado. Não sou contra a crítica mas no caso do sr. já é um exagero, nada presta.

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, acho que vc é que está exagerando, até porque nessa atual gestão municipal não tem muito o que se elogiar. O Prefeito mas parece biruta de aeroporto, a cada momento muda de direção, assim fica muito difícil.

    ResponderExcluir
  11. É Ricardo, a praça do Padre também não devia ser criticada, na sua opinião eles estão fazendo.

    Este é o problema eles não fazem, eles fingem que fazem.

    Não me interessa se Prefeitura é falida, não me interessa o staff e a tecnologia empregada. Eu pago e quero que funcione direito. Mesmo porque, quando construi pedi autorização e como não tenho parentes nem ex-funcionários minha autorização saiu com qquase 1 ano e meio e quando construo sigo as regras impostas como por exemplo a coleta de meu entulho.

    Mas me parece que você aprova a maquiagem, a impunidade parental e a determinação de novos pontos de entulho em praças e áreas verdes públicas pela tão competente Prefeitura.

    Eu não dúvido das aplicações das multas e suas reincidências o que dúvido é da cobrança e do pagamento.

    E a legislação é forte e rígida para importação de produtos eletrônicos que é fundamentada em um percentual sobre o valor do produto e tipo. Por que as multas de trânsito, de construções etc não são pautadas da mesma forma?

    ResponderExcluir
  12. Logo alguns gritarão, é a indústria das multas.

    Não faça o errado, ande dentro das leis independente da fiscalização.

    Existe absurdo maior que a lei que exige que todos radares de trânsito devem ser sinalizados. Um absurdo. E quem acha que isso é ilegal, a meu ver, deveria ser preso. É claro para mim que estes defensores foram, são ou serão habitué na infração.

    ResponderExcluir
  13. Gente, não adianta nada discutirem o assunto , porque estamos vivendo uma situação particular . Porque a SUCOM não pode mesmo manter uma fiscalização constante sobre todas as obras, ela própria , pede o auxilio da população . Por isso, quem tiver alguma coisa para notificar pode encaminhar o seu mail para o endereço ascom.sucom@gmail.com , aos cuidados de D.kARINA WAXMAN , telefones 8175-3228 ou 2201-6635.
    Na verdade, sempre tem alguma coisa por aí... muitras obras embargadas foram retomadas e estão e pleno ritmo de trabalho. Isto é algo que todo mundo sabe , mas é preciso indicá-las.

    ResponderExcluir
  14. Sarnelli, tem uma música de Noel Rosa que diz "...da discussão surge a razão..." e em outra parte completa:"... mas as vezes sai pancada..."
    Eu até gostaria de elogiar o trabalho da Prefeitura, mas, como diria "seu Vavá": É uma tarefa difícil, dificílima....
    E não só por causa desse prefeito não, é que se quer administrar uma cidade de 3 milhões de habitantes, a terceira em população do Brasil como se fosse uma cidadezinha do interior, nós não nos livramos da mentalidade provinciana.
    De maneira que vou continuar criticando, sim, e quem achar motivo para elogiar que o faça, tenho certeza que o Blog divulgará.

    ResponderExcluir
  15. Vocês estão fazendo uma confusão danada. É claro que se estivessemos em um pais com pessoas educadas, nem estariamos discutindo isso. O que estou dizendo é que a Sucom está atuando e deve ser incentivada e vocês só fazem criticar.

    ResponderExcluir
  16. Pino, eu entendo o que quer dizer , mas, pelo menos dessa vez, eu me abstive de alguma crítica porque não tenho argumentos suficientes para chegar a um consenso neste debate . Não sou dono da verdade, claro. Concordo com Ricardo e compreendo a sua preocupação. Veja que no caso da SUCOM , ela tem sido bastante solícita ao procurar atender às denúncias do Blog. Reconheço que tudo é difícil, porque a situação é, na verdade, um verdadeiro balaio de gato. Tem gente ignorando e desreipeitando
    determinações da SUCOM por aqui . Pelo menos, parece...E, ignorar uma interdição me parece ser ou falta de educação ou mesmo desobediência civil...acho!

    ResponderExcluir
  17. É assim mesmo:

    Poluem o rio...é só cobrir que acaba com o mal cheiro...o Imbuí está lá para qualquer um vê...quiosque subdimensionados, falta estacionamento e passarelas. O mercado do peixe também é outro grande exemplo negativo.

    Construções ilegais...staff abnegado...mas não o suficente para coibir construções irregulares que desabam, seja por legislação ou equipes subdimensionadas.

    Verba solicitadas e disponibilizadas para escoramentos de arquiteturas tombadas. Quando na verdade deveriam ser restauradas.

    Política de bairro, que é ou foi feita com pápeis duvidosos que forjão identidades e formalizam reuniões que nunca aconteceram. Criação de partido político com o mesmo perfil supracitado.

    E ainda tem gente que acha que o problema é somente educação?

    Em minha opinião é pura cultura, a super cultura de se dar bem em tudo, de só olhar para si próprio ou os seus. A cultura das capitanias hereditárias, a cultura do coronelismo, a cultura do para mim tudo para os outros a migalha, quando sobra.

    Incentivar e agradecer aos que fazem, sim, mas dai cegar-se e não vê nem discutir o que pode ser melhorado, é loucura.

    ResponderExcluir
  18. UM PROCESSO NA SUCOM
    Funciona assim: Depois de você dar entrada (para dar entrada você precisa provar que está em dia com os impostos municipais, que é proprietário do terreno-escritura e as plantas serem assinadas por um engenheiro ou arquiteto cadastrado na SUCOM) vai para um técnico analisar, como ele não tem só seu processo para olhar a análise leva uns dois ou três meses e você tem que consultar semanalmente o site da SUCOM porque se ele achar cabelo em casca de ovo (tipo se uma janela que era prá ser 1 metro você colocou 95 cm) o processo fica parado esperando o arquiteto ou engenheiro ir lá consertar, às vezes para fazer uma correção dessas é preciso tirar novas cópias de todo o projeto e dar entrada em tudo novamente). Superado tudo isso e liberado pelo técnico, vai para o chefe da seção que provavelmente achará novos defeitos e mandará de volta para o técnico que vai de novo chamar o responsável para consertar, após a SUCOM aprovar vocês pensam que terminou? Não! Vai para a Secretaria de Planejamento e fica lá por mais um bom tempo e aí volta para a SUCOM que lhe chama para dizer que o projeto foi aprovado e emite um boleto para você pagar, uma vez pago você volta lá com o comprovante e depois de 15 dias você vai pegar o projeto aprovado. Todo esse trâmite é para qualquer projeto por menor que seja e leva pelo menos 8 meses.
    É isso aí, durma com um barulho desse e depois diga que dormiu com a Xuxa!

    ResponderExcluir
  19. E o senhor ainda se deu o trabalho de explicar...será que existe alguém com uma experiência melhor que esta? A minha não foi bem um ano e meio, levou "somente" 16 meses, há dois anos.
    Vamos lá, qual a experiência que tiveram?

    ResponderExcluir
  20. RAC:
    Esse é o procedimento padrão e não um caso particular, leve em conta que menos de 20% das edificações são feitas legalmente e imagine se todos resolvessem dar entrada do projeto na SUCOM, em vês de um ano ia levar dez para um projeto ser aprovado e observe que nesse aspecto a culpa é da legislação vigente completamente obsoleta e defasada, mas os nossos vereadores em vez de procurar atualiza-la e simplifica-la estão preocupados com outras coisas como por exemplo dar títulos de cidadãos soteropolitanos e distribuir medalhas, e os orgãos de classe (tipo CREA, sindicato dos engenheiros) também nada fazem.

    ResponderExcluir