Mais uma versão sobre Caramuru

Mais uma versão sobre Caramuru
Por Maneca

Lendo o livro do historiador Antonio Risério – UMA HISTÓRIA DA BAHIA, publicado pela Versal Editores, encontrei relatos interessantes para que o povo do Rio Vermelho tome conhecimento de outras versões do episódio de Caramuru.

Na página 57, inicia um tópico intitulado DIOGO CARAMURU e no fim do segundo parágrafo, nessa mesma pagina ,está registrado: “O que ouvimos sobre ele são, no mais das vezes, lendas tardias, como aquela do tiro de arcabuz que teria espantado, seduzido e conquistando uma platéia de canibais. Mas essa proeza não passa de uma invencionice do jesuíta Simão de Vasconcelos nos meados do século XVII”. Mais adiante ele confirma que o peixe moréia era conhecido pelos índios como caramuru.

Da página 66 transcrevo: “ Tudo está no modo que ele veio aparecendo na praia do Rio Vermelho, provavelmente magro e esfarrapado, desnutrido e pouco nutritivo, certamente encharcado, com as roupas ou resto de roupas colados no corpo macilento, esgaivotado. A sua figura esguia deslizando entre pedras, onde moravam (e moram) moréias, sugeriu de imediato, ao agudo olhar tupinambá a imagem da enguia e os índios disseram CARAMURU. “ Este lugar no Rio Vermelho era chamado pelos índios de “ mairaquiquiig “ que de acordo com os entendidos quer dizer “naufrágio dos franceses”, veio a ser em português a Mariquita.

Mais sobre o náufrago de Caramuru:

Ainda sobre Caramuru

Polêmica do memorial chega aos jornais

Artigo - Agressão à história de Salvador – II

Botando lenha na fogueira

Não sou que estou dizendo

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.