Carta aberta a Bel Borba

Carta aberta a Bel Borba
O senhor precisa tomar uma providência urgente em benefício dos moradores do Rio Vermelho. Não escondo e não posso deixar de dizer que muitos deles não gostaram dos trabalhos e, pior, um deles, a "Máscara", foi transformado em sanitário (sabe como é parte do nosso povo). A localização é perfeita para os noctívagos que fazem a boemia no Rio Vermelho. Estou enviando duas fotos. Numa delas, o Senhor verificará o acúmulo de água, já transformada em pasta mal cheirosa, cheia de limo verde e que a peça está, também, servindo de lixeira. Há as garrafas pet flutuando naquele líquido. Ademais, numa época em que muito se fala em campanhas contra a dengue, aquela peça se transformou também em um potencial criatório dos mosquitos indesejável (aliás, nenhum dos tipos deles é desejável). Em vista da situação, Sr. Borba, não lhe resta outra coisa a fazer a não ser adotar a providência de mandar retirar aquela exposição que já está há muito tempo no nosso bairro.

Agradeço e o cumprimento,
Bartolo Sarnelli

O Blog do Rio Vermelho apoia a iniciativa de Sarnelli e subscreve a carta.
 
Confira a resposta do Artista Bel Borba nos comentários.
Tópicos:

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. De modo geral gosto das intervenções de Bel Borba. No caso em questão, entretanto, as fotos falam por si. As obras estão em mal estado. Parecem abandonadas pelo criador.

    ResponderExcluir
  2. Estive em Buenos Aires recentemente, em alguns pontos turísticos há obras com materiais enferrujados mas todos em praças ou áreas verdes bem tratadas, limpos e sempre com uma placa informativa com título da obra, criador, ano da criação e seu conceito.

    Aqui é esta vergonha e ainda proliferando doenças que oferecem riscos de morte para moradores e visitantes.

    ResponderExcluir
  3. Sarnelli, passei está manhã pelo local e jogaram terra dentro de uma das "obras" e outra arrancaram uma parte bem embaixo o que permitiu a água escolar.

    ResponderExcluir
  4. Roger, isso que é o correto, aqui é tudo uma esculhambação não sei qual a razão. Temos cultura, artistas, uma cidade bonita e não se valoriza nada.

    ResponderExcluir
  5. Carmela, obrigado pela informação. Hoje mesmo vou passar por lá para conferir e ver se aconteceu algo mais. No caso, a informação indica que um anônimo andou tomando algumas providências , sinal de que a coisa já está insuportável, não está agradando nem a gregos nem a troianos ...

    É ..., meu caro Roger . Aqui , nada é feito como deve ser . Também , pudera! Estamos numa cidade sem o mínimo de administração...

    ResponderExcluir
  6. No painel de recados do Blog, do lado direito da tela, tem várias informações interessantes sobre essa questão.

    ResponderExcluir
  7. Um amigo me avisou do problema da agua empoçada na escultura. Eu não sabia do problema, mas já resolvi, inclusive tem uma escultura irmã desta no lago Paranoá, em Brasília, no Pontão, um dos lugares mais elegantes e bem frequentados do Distrito Federal e está junto com uma outra escultura que me foi comprada, as duas, por sinal, estão muito bem cuidadas.
    Nosso bairro tem inúmeros problemas, não é minha culpa se as pessoas jogam lixo em todo canto e urinam aonde querem e bem entendem. A igreja ao lado da Dinha é a mais urinada parede de Salvador. Será que tambem vão querer tirar a Igreja de lá também ? Aos que se derem ao trabalho de ler um pouco sobre História da Arte ou estudar arte contemporanea, vai chegar a conclusão que a minha obra não tem simplesmente que agradar, ela deve fazer pensar, provocar e de vez em quando até incomodar,tudo para provocar reflexão e discussão, vai aprender também que nunca se deve acreditar em tudo que se lê, ainda mais hoje em dia, que cada um escreve o que quer, e simplesmente publica. Se a passagem das esculturas pelo bairro serviu para se discutir sobre a falta de leis tanto para protejer o bairro como as obras de arte e aos artistas. Bem aventuradas as obras de arte.
    Bel Borba

    ResponderExcluir
  8. ...vai aprender também que nunca se deve acreditar em tudo que se lê, ainda mais hoje em dia, que cada um escreve o que quer, e simplesmente publica.

    Não entendi esta parte! Poderia explicar melhor?

    Concordo com as reclamações publicadas aqui no blog(fica provado que ambos, suas obras e o blog cumprem seus objetivos) e com seu argumento mas detecto que havia uma falha na manutenção, que você ao tomar conhecimento, prontamente tomou uma providência. Parabéns. Outro ponto que preciso aprender é sobre a responsabilidade do proprietário da obra. As obras são suas? O Governo Estadual ou Municipal compraram de você?

    BEL, sou admirador de seu trabalho mas opiniões divergentes existem e devem ser democraticamente debatidas como aliás é a proposta do blog. Você mais uma vez, com suas intervenções, fomenta a discussão na urbe.

    Sou um dos leitores do blog.

    ResponderExcluir