Hoje é Dia da Bandeira


A maioria da população lembra de bandeira em jogos da Seleção Brasileira, época em que muita gente se enrola na bandeira, exibe com orgulho na janela dos apartamentos, na sala, nos carros. Também é usada em manifestações populares como forma de expressar o amor e confiança à pátria, mas pouca gente sabe que hoje é dia dela. A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República .

A atual Bandeira é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca. 

As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Com isso, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no país.

A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia. ( dados pesquisa)

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Gosto muito da bandeira... acho a mais linda!!
    Parabéns pelo seu blog, pelo conteúdo e pela indicação no To´pBlog 2011!! Depois da uma olhada em http://penseoamanha.blogspot.com/ aceito críticas, sugestões e dicas pois estou começando!!
    Sucesso!!

    ResponderExcluir