Bloco da Privada - Uma ação lúdica e séria

No dia da Consciência Negra

A partir do simbólico tema Carnaval, a ação Bloco da privada abordará temas socialmente amplos, que abrangem vários aspectos sociais e culturais, para além do carnaval, contestando um modelo vertical de organização social que gera e alimenta injustiças, exclusão, privatização de interesses públicos, e que se pauta não em direitos públicos , mas em privilégios privados – lógica que tende a abarcar, inclusive, manifestações festivas tradicionalmente populares.
A Ação é proposta pelo grupo livre e aberto de acampados do movimento @OcupaSalvador, e o convite à partcipação se estende a todos os interessados em discutir, refletir e protestar, de forma lúdica e pacífica, sobre questões sociais e culturais de sentido comum.
O bloco da Privada realizará uma caricatura teatral de um desfile de bloco privado característico do Carnaval de Salvador. O objetivo é levantar discussões sobre:
- Privatização com fins comerciais excludentes da dimensão simbólica popular do carnaval;
- Privatização dos espaços públicos e restrição efetiva da participação popular nas ruas durante a festa.
- exploração aguda do trabalhador, sobretudo dos cordeiros.
- Resgate do poder e da dimensão do carnaval como ampla, forte e rica manifestação genuinamente popular, sem segregação, sem exclusão e sem exploração.



Participe, seja criativo, traga suas ideias – e a tampa da sua privada como abadá!

Descrição da ação:

O grupo de “foliões” sairá do Farol da Barra a partir das 16 horas em direção à Praça dos Indignados (em Ondina, local do acampamento do @OcupaSalvador). Uma pessoa, que representará os cordeiros e os demais explorados e excluídos da festa, virá amarrada e puxada pelos foliões. No final do percurso, na Pça Dos indignados, ela se libertará e a festa será legitimamente uma festa popular e diversificada.

Participe! Toda manifestação é bem-vinda, sendo libertária, sem partidos ou sindicatos nem quaisquer entidades: uma ação de pessoas livres agindo coletivamente – com ludicidade e consciência, com alegria e protestos.

Data: dia 20 de novembro de 2011 (domingo).

Local e hora: concentração no Farol da Barra, às 16 horas. Circuito segue até a Pça dos Indignados, em Ondina (local do acampamento do @OcupaSalvador)

Na praça dos Indignados haverá, durante toda a semana que antecede a ação, às 17 horas, oficinas teatrais livres a abertas voltadas para dinâmicas do bloco da privada.


Chamada para o Bloco da Privada http://www.youtube.com/watch?v=8anksmEY4kk

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.