Moradores e entidades do bairro se mobilizam para Audiência Pública do dia 12

Por Pino

A Câmara Municipal marcou para o próximo dia 12 na sede do Caballeros de Santiago a última das audiências que a mesma está realizando, a toque de caixa, para aprovar a revisão do PDDU - também chamado PDDU da Copa - a quem os vereadores querem agradar eu não sei, mas não é difícil adivinhar. O fato é que essa revisão vai alterar o gabarito da orla com a desculpa (esfarrapada) de que isso é necessário para a implantação de hotéis. A Copa passará, mas os espigões construídos permanecerão. O Rio Vermelho é um dos bairros mais visados pela sanha imobiliária, já anuncia-se a construção de 5 espigões no terreno da antiga maternidade Nita Costa pela Odebrecht, outros empreendimentos virão para aumentar os transtornos pelos quais já passa nosso bairro. Assustados com tudo isso um grupo de moradores e entidades representativas do bairro estão se mobilizando para comparecer à Audiência Pública do dia 12 e mostrar seu descontentamento com esse estado de coisas.

Assista a Audiência Pública PDDU 2011 - Rio Vermelho

A imoral votação do PDDU.

Audiência pública sobre o PDDU para copa de 2014 causa confusão em Salvador

LEI Nº 7.400/2008

SUCOM

Sanção do Plano Diretor pelo Prefeito

Denúncia: Audiência pública cobra legado social da Copa

Moradores do Rio Vermelho dizem não ao PDDU da Copa

Desabafo de um morador

Após adiamento, última audiência do PDDU da Copa acontece nesta segunda

A audiência no Rio Vermelho será no dia 12/12/11 às 19h, na Associação Cultural Caballeros de Santiago.
Tópicos:

Postar um comentário

15 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É como diz Sarnelli no post anteior, não há nada que não possa piorar.E com certeza esse PDDU da Copa vai piorar muito mais a qualidade de vida ,não só do Rio Vermelho, mas de toda a cidade.Quem viver vera.Alias, esse tal legago que estão falando que a Copa vai deixar, será na verdade uma grande divida para o estado e municipio e todo mundo já sabe quem vai pagar essa conta.

    ResponderExcluir
  2. PARA QUE OS LEITORES DO BLOG TOMEM CONHECIMENTO SEGUE A CÓPIA DA PROPOSTA DE MUDANÇA DO PDDU:

    PROJETO DE LEI Nº428-11
    Dispõe sobre a alteração do Zoneamento previsto na Lei 7.400/08 – PDDU, promove incentivos à implantação de hotéis de turismo e dá outras providências.
    O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA,
    Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1º Ficam alteradas as poligonais das Zonas ZPR – 5, CMT e o Corredor CDM da Av. Mario Leal Ferreira estabelecidas pela Lei 7.400, de 20 de fevereiro de 2.008, conforme indicado na Planta 02A anexa a esta Lei.
    Art. 2º Integra a presente Lei a Planta 02A – Zoneamento que representa o trecho objeto de alteração, ficando mantidas as demais poligonais previstas no Mapa 2 da Lei 7.400/08.
    Art. 3º A implantação de hotéis de turismo transitoriamente fica sujeita às seguintes disposições:
    I - Entende-se por hotéis de turismo aqueles empreendimentos hoteleiros onde se vinculam as unidades de hospedagem a pelo menos um dos seguintes equipamentos:
    a) Complexos aquáticos ou esportivos, tais como conjunto de piscinas esportivas ou recreativas, ginásio de esportes, campo de golfe, quadras de tênis, academia de tênis ou ginástica;
    b) Centro de Convenções;
    c) Casa de Espetáculos;
    d) Centros comerciais ou empresariais;
    e) Apart-hotéis onde os serviços devem ser operados pela mesma bandeira do hotel a que estiverem vinculados;
    II - Os hotéis de turismo poderão ultrapassar o Coeficiente de Aproveitamento Máximo estabelecido nesta Lei para a zona em que pretende se implantar em até 50% (cinqüenta por cento), utilizando-se para tanto dos instrumentos de política urbana da Outorga Onerosa ou TRANSCON, ressalvado o direito adquirido dos titulares do instrumento na data da vigência da Lei 7.400/2008 que poderão fazer uso em qualquer situação;
    III - Os hotéis de turismo a serem implantados na Área de Borda Marítima poderão ultrapassar o gabarito de altura das edificações previsto na Planta 2, anexa à presente Lei, em até 50% (cinqüenta por cento) atendidas as seguintes restrições:
    6
    a) a altura do empreendimento não poderá causar nenhum sombreamento nas faixas de areia das praias próximas, no solstício de inverno, a partir das 11:00h (onze horas) pela manhã até às 13:00h (treze horas) pela tarde nos trechos 6, 7 e 8 e a partir das 9:00h (nove horas) pela manhã até às 15:00h (quinze horas) pela tarde nos trechos 9, 10, 11 e 12, devendo ser apresentado estudo de projeção das sombras, realizado sobre cartas solares, detalhado para todo o dia mencionado, quando da solicitação do licenciamento;
    b) deverão atender aos recuos previstos na legislação urbanística para o gabarito estabelecido para o terreno em que se situa;
    IV - o licenciamento de hotéis de turismo com base no disposto nesta Lei estará sujeito à Análise de Orientação Prévia - AOP e deverão ser apresentados estudos de sombreamento e de impacto de vizinhança, a serem analisados pelos órgãos competentes, de modo a serem estabelecidas as medidas mitigadoras para sua implantação.
    §1°. As áreas úteis destinadas às unidades de hospedagem e aos serviços inerentes à hotelaria que compõem os hotéis de turismo de que trata este artigo deverão representar no mínimo:
    I – 50% (cinqüenta por cento) da área computável no coeficiente do empreendimento em relação aos equipamentos referidos nas alíneas a, b, c e d do inciso I deste artigo;
    II – 30% (trinta por cento) da área computável no coeficiente do empreendimento em relação aos equipamentos referidos na alínea e do inciso I deste artigo.
    §2°. Para os efeitos desta Lei, as faixas de areia a que se refere a alínea a do inciso III deste artigo deverão ter uma extensão mínima de 100m (cem metros).
    §3°. – Os incentivos previstos no caput deste artigo vigorarão para as solicitações de licenciamento protocoladas no órgão competente até 30 de junho de 2.013.”

    ResponderExcluir
  3. (continuação)
    Art. 4º – Nas Áreas Destinadas Preferencialmente à Hotelaria, indicadas na Planta 2, anexa à esta Lei, aplicam-se as seguintes disposições:
    I - os coeficientes de aproveitamento para hotéis de turismo, conforme definido no inciso I do artigo 131 desta Lei, poderão ser ampliados em até 50% (cinqüenta por cento) em relação ao estabelecido como CAB ou CAM na presente Lei para a zona em que se situe, salvo na ZPR-2, onde o CAM poderá chegar a 3 (três);
    II - não serão aplicados gabaritos máximos de altura das edificações para empreendimentos enquadrados como hotel de turismo conforme definido no inciso I do artigo anterior, devendo, entretanto, ser respeitado o limite de sombreamento sobre as faixas de areia das praias próximas no solstício de inverno a partir das 10:00h (dez horas) pela manhã até às 14:00h (catorze horas) pela tarde nos trechos 6, 7 e 8 e a partir das 9:00h (nove horas) pela manhã até às 15:00h (quinze horas) pela tarde nos trechos 9, 10, 11 e 12, devendo ser apresentado estudo de
    projeção das sombras, realizado sobre cartas solares, detalhado para todo o dia mencionado, quando da solicitação do licenciamento.
    §1°. Aplica-se, no que couber, o disposto no artigo anterior.
    §2°. – Os incentivos previstos no caput deste artigo vigorarão para as solicitações de licenciamento protocoladas no órgão competente até 30 de junho de 2.013.”
    Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, em 25 de novembro de 2011.
    JOÃO HENRIQUE
    Prefeito

    ResponderExcluir
  4. Bem, não pretendo discutir as vantagens ( se hoverem ) ou desvantagens do PPDU . A única coisa que, pessoalmente, não me agradou, foi o local escolhido para a reunião. Me parece que estamos, aos poucos, nos submetendo ao domínio de novos mandantes no bairro,alguns dos quais nem moram mais no bairro , embora em mesmo tenha uma parte de sangue espanhol nas veias. A minha avó usava o sobrenome Tápia ! As minhas razões, como disse, são pessoais ...

    ResponderExcluir
  5. O LEGADO DA COPA
    Muito pertinente a observação de Carmela sobre o verdadeiro legado da Copa: Uma grande dívida para ser paga por esta e as próximas gerações.
    Quanto ao local escolhido, Sarnelli, ele não desagradou só a você não, dasagradou a muita gente, eu acredito que a escolha do local deveu-se ao bom relacionamento entre a entidade e o presidente da Câmara.

    ResponderExcluir
  6. Pino, eu não gosto muito que você concorde comigo , porque pode parecer que andamos " ajustando idéias " mas, fazer o que ,se nós vemos as coisas da mesma maneira ? É, o motivo da minha não concordância , é exatamente esse...Seria bem melhor que fosse em oUtro ambiente. Na verdade , não estarei presente, pois viajo amanhã para só voltar no início de Março, na prática. Aproveito para deixar um abraço amigo para os amigos (redundância) , amigas, leitores do blog e para a turma da AMARV. Que o Santo Natal e o próximo 1012 traga tudo de bom para nós e para FIUME ROSSO ( Rio Vermelho, em italiano ( Não inventaram um tal de Red River ? )

    ResponderExcluir
  7. Independente para onde vá...favor continuar frequentando e postando...afinal o mundo está globalizado...adorei o fiume rosso.

    ResponderExcluir
  8. Contanto que a audiência seja bem divulgado, o local é o que menos importa.

    ResponderExcluir
  9. Alô Sarnelli!
    Somos independentes, não temos rabo preso com ninguém, isso, às vezes, faz nossas opiniões convergirem.
    Quanto ao local do encontro também acho que pouco importa, embora também ache que esse é um jogo de cartas marcadas, onde já se sabe quem vai ganhar e quem vai perder.
    E viva "il fiume rosso", ou o que sobrou dele.

    ResponderExcluir
  10. QUEM VAI GANHAR E QUEM VAI PERDER.
    No comentário anterior disse que nesse jogo já se sabe quem vai ganhar e quem vai perder, explicitando:
    Quem vai ganhar são os políticos e os empresários do ramo da construção civil e imobiliária e quem vai perder somos nós, o Zé Povinho. Alguém duvida?

    ResponderExcluir
  11. Pino. não se esqueça de jogar na Mega-sen da virada do ano. Você tem muitas possibilidades !

    ResponderExcluir
  12. Oi Sarnelli!
    Infelizmente a Mega Sena é muito mais difícil de acertar.
    Feliz Natal e um bom 2012 prá você.

    ResponderExcluir
  13. E a AMARV? Alguém poderia informar se a associação tomou alguma posição?

    ResponderExcluir
  14. Podiamos abrir um debate no local onde terá as Torres, ali proximo praia do buracão.

    ..

    O bairro do Rio Vermelho, em salvador, vai receber um empreendimento da O’R, braço imobiliário do Grupo Odebrecht. De acordo com a jornalista Sara Barnuevo, a empresa planeja erguer três a quatro torres, com possibilidade de uma delas abrigar um hotel.

    A área do projeto é superior a 17 mil metros quadrados, em frente ao mar, onde funcionou, por muitos anos, a Maternidade Anita Costa. O lançamento deve acontecer no próximo ano, adianta Eduardo Pedreira Franco, diretor de Incorporação Imobiliária da O`R.

    “Nossa preocupação não é a velocidade de fazer lançamentos. Queremos fazer ferraris e isso demora”, diz o executivo, acrescentando que o grupo está estudando outras áreas na capital baiana para futuros projetos, dentre elas, a Avenida Anita Garibaldi.informacoes do bahiaeconomica

    A O’R, braço imobiliário do Grupo Odebrecht, planeja construir um hotel de luxo em uma área com cerca de 17 mil metros quadrados, localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. De acordo com o site Gente e Mercado, a companhia já discute o projeto com cinco investidores estrangeiros interessados em trazer bandeiras hoteleiras ainda inéditas na capital baiana. O projeto residencial seguirá o modelo do Place des Vosges, conjunto residencial erguido pela Odebrecht no aristocrático bairro do Morumbi, em São Paulo. Cada apartamento, de 270 m², será negociado por cerca de R$ 2 milhões. A área em que os empreendimentos imobiliários serão implantados fica em frente ao mar, onde funcionava antigamente a Maternidade Anita Costa. A O’R também projeta construir um condomínio com sete torres residenciais no bairro de Patamares, também na zona litorânea de Salvador, com expectativa de investimento em torno de R$ 250 milhões.


    Como adiantado com exclusividade, em fevereiro deste ano, pelo Gente&Mercado, o boêmio bairro do Rio Vermelho, em Salvador, é o próximo alvo da O’R, braço imobiliário do Grupo Odebrecht. A empresa planeja erguer três a quatro torres, com possibilidade de uma delas abrigar um hotel.

    O projeto está previsto para uma área superior a 17 mil metros quadrados, em frente ao mar, onde funcionou, por muitos anos, a Maternidade Anita Costa. O lançamento deve acontecer no próximo ano, adianta Eduardo Pedreira Franco, diretor de Incorporação Imobiliária da O`R.

    “Nossa preocupação não é a velocidade de fazer lançamentos. Queremos fazer ferraris e isso demora”, diz o executivo, acrescentando que o grupo está estudando outras áreas na capital baiana para futuros projetos. A Garibaldi está na mira.

    A Odebrecht também decidiu arregaçar as mangas e está trabalhando junto à Previ na reestruturação de Costa de Sauipe, empreendimento que integra o segundo maior complexo hoteleiro das Américas, atrás apenas do México. Os projetos para a área estão bastante adiantados e devem ser apresentados até o segundo semestre de 2012. “A intenção é repensar o desenvolvimento do destino”, frisa Franklin Mira, da Odebrecht e responsável pela incorporação de Sauipe.

    A intenção é trabalhar para trazer o mercado nacional e internacional com toda força. A Odebrecht, que é dona de uma área de 13 milhões de metros quadrados em torno do complexo, também analisa lançamento de novos produtos levando em consideração a situação do mercado atual. Isso quer dizer que não há intenção de construir novos condomínios de casas, mas não estão descartados projetos de apartamentos e lotes residenciais.

    ResponderExcluir
  15. Audiência pública sobre o PDDU para copa de 2014 causa confusão em Salvador http://g1.globo.com/videos/bahia/t/todos-os-videos/v/audiencia-publica-sobre-o-pddu-para-copa-de-2014-causa-confusao-em-salvador/1726091/

    ResponderExcluir