O combate ao mosquito da dengue é responsabilidade de todos

Apesar das inúmeras campanhas e orientações de como combater o mosquito da dengue Salvador está entre as cidades em que o Índice de Infestação subiu para 6%, classificando a capital, segundo o Ministério da Saúde, como área de alto risco para ocorrência de uma epidemia. Até a 46ª semana epidemiológica de 2011, que corresponde aos dados consolidados até o mês de novembro, foram notificados mais de 5 mil e 800 casos de dengue, com 2.354 casos confirmados. 

O combate ao mosquito da dengue é  responsabilidade de todos

Estes dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também revelam que a cada 100 casas visitadas durante o Levantamento, seis apresentaram larvas do mosquito. Em janeiro do ano passado, o índice era de 3%, mas no decorrer do ano em todos os Distritos Sanitários houve aumento acentuado do IIP, com destaque para o Barra/Rio Vermelho, que reúne bairros como Itaigara, Caminho das Árvores, Pituba, Amaralina.

Uma notícia nada agradável para 2012.

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu acho , Carmela , que esse pessoal deveria ser mais específico , não apenas indicando os bairros onde a incidência é maior , como também onde ocorrem os focos. Por exemplo: em construções inacabadas, piscinas fora de uso , lages , etc e até mesmo as zonas onde o povo é mais desleixado e não colabora . Dizer , por exemplo,que Pituba ou o Rio Vermnelho são bairros que oferecem perigo , não ajuda em nada . O povo , que pouco está ligando para o perigo, precisa de ser melhor orientado e conscientizado . É preciso indicar, os locais, nos bairros, onde o perigo é maior e agir sobre eles. Notícia como esta ( repetitiva ) já foi veiculada no ano anterior, no anterior e no anterioor...Com certeza, no próximo ano dirão a mesmíssima coisa. Eu até perguntaria: no Rio Vermelho , o Parque Cruz Aguiar é uma das áreas de risco , se é, não percebi ainda...

    Acho, ainda, que não podemos viver de estatísticas , porque os mosquitos são reais e inimigos invisíveis que não brincam em serviço!

    ResponderExcluir
  2. Sarnelli esse é um tema que todos os anos volta a mídia e é importante que volte mesmo porque somente assim as pessoas ficam espertas. Cada um que procure fazer sua parte e não fique esperando somente pelo poder público onde está o foco da dengue, isso é o que menos importa, até porque pode estar em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  3. O problema, amigo Pedro , é que o tema precisa mesmo ser repisado constantemente, mas a maioria das pessoas, na realidade, o desconhece solenemente e portanto faz coisa alguma... No meu caso, que cuido do assunto, tenho todos os cuidados e mantenho os meus tanques forrados de plásticos em baixo das próprias tampas , mantendo uma vigil|ância constante . Com certeza, não há um mosquito meu por aí, porque sou consciente do problema que é de todos e faço a minha parte. Eu continuo achando que a simples indicação do bairro como foco em potencial, diz pouco ou quase nada ao pessoal que não liga , muito menos lê jornais . ignora os apelos da TV e ainda pensa que a coisa não é com ele... Estatisticas e percentuais não ajudam. O trabalho deveria ser uma constante mas, passou a onda...

    ResponderExcluir