O exercício da cidadania é um dever de todos

Por Sarnelli

É sempre assim. O cidadão ou a cidadã, no caso, que deseja ver as coisas andarem como manda o figurino, cumpre a sua parte e ainda é hostilizado ou hostilizada por pessoa ou pessoas sem o menor sentido de noção de educação cívica e moral. É um dever, uma obrigação, do cidadão ou cidadã, estar atento às coisas que acontecem no seu entorno. A denúncia, é uma arma do cidadão ordeiro e a postagem, outra, para que as autoridades, que não podem fazer tudo sozinhas, tomem conhecimento das irregularidades.

O exercício da cidadania é um dever de todos
Agora, se uma obra denunciada for embargada, não será porque foi denunciada. Será, exatamente, porque está em desacordo com as posturas legais. Se tudo estiver nos trinks, com a licença para a obra, por que a prefeitura vai embargá-la ? É preciso lembrar que os cidadões têm direitos legais. Não há sentido, não é ? Há diversas obras paradas no momento, no Rio Vermelho, exatamente devido a problemas com as plantas e por serem ou terem sido clandestinas.Estou falando em síntese , mas é preciso que todos saibam que uma obra irregular, que deixa de pagar o devido imposto ou a licença, é algo de interesse de toda a população que tem os serviços comunitários diminuídos por falta de grana que não entra nas burras da comunidade.

 É uma questão de cidadania, de educação moral e cívica. É um problema que nenhum dos prefeitos que for eleito no dia 7 ( ou num eventual segundo turno ) , resolverá ,se a população continuar com esse tipo de comportamento , afinal,como diz a propaganda do governo. Salvador é terra de todos e eu acrescento : não, terra de ninguém , como no momento ! Cada cidadão tem o seu custo e as suas obrigações no seio da sociedade , quer queira, quer não, e cada ação obedece a uma norma municipal . É do IPTU, do ISS , e de outras taxas , que a administração aufere parte da sua renda para realizar os serviços de que o município carece . Não dá só para ficar reclamando... é necessário contribuir, cada qual com a sua parte. A jornalista tem razão. É preciso continuar fiscalizando e, se for o caso, denunciar mesmo ! O melhor meio de colocarmos a boca no trombone é usarmos o Blog , que tanto tem feito pelo bairro. E ainda tem gente que coloca na esquina restos de cascalhos da reforma do seu banheiro ou da sua cozinha. quando o seu dever seria dar um destino correto, mesmo que com um custo... Se teve dinheiro para as reformas, porque falta para dar um destino correto aos restos das obras ? Esses são os sugismundos de plantão, infelizmente uma raça que não consta da lista de seres em extinção... Esta postagem está ilustrada por uma foto do meu pé de acácia que será podado esta semana . Os galhos ( grossos) e muitas solhagem , serão levados embora por um caminhão cujo mtorista sabe onde colocá-los.
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não é apenas através do exercício dos nossos direitos que nos tornamos cidadãos.

    ResponderExcluir