Falha humana ou de projeto?

Falha humana ou de projeto?
Confira a nota oficial:

A Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) esclarece que não há qualquer problema no projeto, na instalação ou no material utilizado na cobertura da Arena Fonte Nova. O rompimento de parte de um dos 36 painéis da membrana da cobertura, ocorrido por volta das 8 horas da manhã de hoje (27/05), se deu por falha humana. A FNP executava um serviço de verificação da impermeabilização da cobertura no dia anterior (domingo, 26/05), aproveitando o período de não realização de jogos no estádio. Para tal procedimento, uma parte da membrana que cobria o deck metálico havia sido dobrada, o que acabou se tornando uma barreira, ocasionando o acúmulo de água da chuva e impedindo o correto escoamento para os dutos de drenagem da cobertura. A área estava isolada para a execução do serviço. A concessionária esclarece ainda que:

- Os trabalhos de reparação da membrana já estão sendo executados e serão concluídos a tempo da realização da Copa das Confederações em Salvador.

- A estrutura da cobertura da Arena Fonte Nova passou em todos os testes de resistência cabíveis, o que comprova que o ocorrido é um fato isolado decorrente de uma situação atípica;

- Este tipo de situação jamais ocorreria durante os eventos, já que nestes dias a Arena passa por uma vistoria minuciosa em todas as suas dependências, incluindo a cobertura, na qual a membrana fica completamente esticada e o sistema de drenagem funciona normalmente;

- O rompimento de parte da membrana não comprometeu a estrutura metálica da cobertura.

- O custo deste reparo será absorvido pela concessionária da Arena.

Falha humana ou de projeto?
Sindicalista rebate versão de acidente na Fonte Nova: 'falha é de projeto'

Após o diretor de Engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes, creditar o rompimento de uma das membranas da cobertura do estádio a uma eventual falha humana, Irailson Warneaux de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-BA), disse que a justificativa serve para mascarar uma falha no projeto.

Em entrevista ao LANCE!Net, o sindicalista disse que entrou em contato com os cerca de 80 operários envolvidos no procedimento que gerou o acidente, e que os trabalhadores asseguraram que seguiram na íntegra o que está previsto no projeto da cobertura.

Warneaux disse também que houve uma conversa com diretores do Consórcio Arena Fonte Nova, que, internamente, não teriam culpado os operários pelo rasgo em uma das membranas da cobertura do estádio.

- Foi falha de projeto, não humana. O consórcio usou esta desculpa para justificar o injustificável - assegurou Irailson, que disse ainda desconhecer se há outros erros no projeto original.

O ocorrido na última segunda-feira não ocasionou nenhuma demissão entre os operários, apenas a abertura de um procedimento padrão para que o fato não se repita.

Como a Fonte Nova já está sob a gerência da Fifa, o estádio não recebe mais nenhum jogo até a Copa das Confederações, o que dá tempo suficiente para que reparos na cobertura sejam feitos. A estimativa é que o conserto seja realizado em até seis dias e os custos vão correr por conta do consórcio.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.