O programa Hora da Criança do professor Adroaldo Ribeiro Costa completa 70 anos

O programa Hora da Criança, primeiro programa radiofônico voltado ao público infantil e feito por crianças, idealizado pelo professor Adroaldo Ribeiro Costa, completa hoje (25), 70 anos de existência. Esse programa teve uma importância fundamental durante três décadas na formação de crianças de adolescentes, revelando talentos e abrindo caminhos para muitas carreiras de sucesso. É o caso de Gilberto Passos, Gil Moreira, das irmãs Cynara, Cyva e Cybele que integram o Quarteto em Cy, entre outros ex-integrantes como Fernando Passos, que utiliza a arte, enquanto publicitário.

Para se ter a idéia da influência desse programa para crianças e adolescentes, Glauber Rocha, ainda estudante do Colégio da Bahia, impressionado com o que viu após uma apresentação teatral das crianças do professor Adroaldo Costa, encaminhou uma carta ao programa onde destacava em um dos trechos:

Homem da Hora da Criança: Eu não lhe conheço, mas sei que você existe, Talvez amanhã, apenas em retrato, no teatro que o idealismo e o amor construíram, lembre o seu rosto.Mas de uma coisa, Homem da Hora da Criança, você pode ter certeza: as crianças de hoje e suas consequências crianças de amanhã nos lábios e nos corações levarão um sorriso e um agradecimento.

Desde quando saiu do ar, em 1973, um ano antes da morte do seu fundador, o programa vem se mantendo como uma instituição, mas com o mesmo propósito que inspirou a sua fundação, buscado continuamente renovar seu trabalho educativo considerando os momentos da arte e da educação, sem perder a originalidade de sua proposta inicial – trabalhar as linguagens artísticas, tendo como eixo integrador o teatro e como conteúdo o faz-de-conta e a cultura da brincadeira.

Na Hora da Criança não existe seleção de talentos. Todas as crianças são aceitas porque se vê, em cada uma delas, a possibilidade de desenvolvimento de um potencial artístico que se concretiza no seu enriquecimento interior. As atividades são direcionadas para o processo de realização integral da criança e desenvolvimento da personalidade e de socialização, contribuindo para a formação da cidadania. O teatro infantil nela vivenciado, constituiu-se num trabalho de grupo,dentro desta visão não objetiva formar artistas como profissionais, mas preparar platéia, um bom consumidor de arte, contribuindo assim, para a inclusão social-cultural dos alunos.

A instituição atende principalmente aos bairros do entorno da zona onde está localizada sua sede, na Av. Lucaia, no bairro do Rio Vermelho e recebe uma média de 400 crianças. A diretora-presidente Josélia Almeida, enfatiza que não exista exclusão entre os alunos . 

Um dos princípios é provar que a criança não exclui. Todas brincam, convivem harmonicamente, 

garante.

O programa Hora da Criança do professor Adroaldo Ribeiro  Costa completa 70 anos

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A postagem não deixa de ser uma homenagem ao Prof. Adroaldo Ribeiro Costa, de cuja figura me lembro. Me lembro ainda, que, quando começou, salvo engano de minha parte, funcionava na PRA-4, no passeio públiuco. . uma das primeiras rádios da Bahia. É algo que não me sai da memória, porque passo constantemente em frente a sede atual do programa. Ele se foi, , mas continua presente ! precisamos de mais Adrolaldos !

    ResponderExcluir
  2. Verdade Sarnelli, mais programas semelhantes a esse para nossas crianças.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou professora do projeto educativo Hora da Criança há 23 anos com muito orgulho.
    Preservamos o repertório criado pelo Profº Adroaldo e mantemos acesa essa 🔥 chama com muita honra

    ResponderExcluir