Dia de Santa Barbara vai rolar caruru no Mercado do Peixe do Rio Vermelho

Dia de Santa Barbara vai rolar caruru no Mercado do Peixe do Rio Vermelho
Santa Barbara do Mercado do Peixe
Nessa quarta-feira Dia de Santa Barbara além da programação que acontece no Pelourinho desde o inicio da manhã, vai ter festa também no Mercado do Peixe, no Rio Vermelho, com a distribuição gratuita do tradicional caruru a partir das 19h. A imagem que fica na pequena gruta ao lado do mercado está toda enfeitada para receber as homenagens dos fiéis que costumam usar vermelho e branco nesse dia para agradecer as graças recebidas. 

Patrimônio imaterial desde 2008 por decreto do governador Jaques Wagner, a festa marca uma história de mais de 300 anos de culto à Santa Bárbara, Iansã para o Candomblé, sendo o sincretismo religioso uma das principais características da devoção à divindade. Santa guerreira, é também lembrada como madrinha dos bombeiros e padroeira dos mercados. Suas cores são o vermelho e o branco. A Festa de Santa Bárbara demonstra a importância das práticas religiosas e da diversidade para a cultura do povo baiano. Estima-se que, a cada ano, mais de 12 mil fieis participam da saudação à Santa pelas ruas do Centro Histórico.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.