Escritor do bairro lança amanhã(28) seu mais novo livro " A Economia da Salvação"

Escritor do bairro lança amanhã(28) seu mais novo livro " A Economia da Salvação"
Biaggio nascido e criado no Rio Vermelho 
A Economia da Salvação – Uma história da domesticação da morte em Salvador por mercadores de escravos e usurários – séculos XVI/XIX, livro do jornalista Biaggio Talento, analisa as estratégias usadas pelas pessoas abastadas para fugir da companhia eterna do demônio numa Bahia formada por um forte conteúdo religioso. O estudo é direcionado para um segmento que, “pelas regras do jogo”, não deveria escapar da danação: os traficantes de escravos e usurários, abonados da sociedade metidos até o pescoço no negócio da venda de seres humanos e empréstimos a juros escorchantes.

O livro mostra como, por conveniência, regras sagradas foram caindo para permitir a entrada dos pecadores no time dos homens probos e candidatos privilegiados à salvação. O autor analisou testamentos de senhores de engenho, mercadores de escravos e pessoas que emprestavam dinheiro que detalham o acerto do pagamento para celebração de missas incontáveis e sepultamentos em igrejas como parte da estratégia de salvação. Essa estratégia previa também, doação de grandes somas para obras beneficentes. É a devolução do “dinheiro da iniquidade” na hora da morte.

A Economia da Salvação mostra ainda como o universo funerário foi sendo afastada do convívio do homem do Ocidente, com a criação de um aparato cênico para transformar a morte numa cerimônia menos traumática com a ajuda, por exemplo, de cemitérios em formato de jardins agradáveis. O livro é encerrado com a entrevista do sociólogo francês Edgard Morin, autor de um dos principais estudos sobre o tema, O homem e a morte, que fala como o fenômeno evoluiu no mundo moderno desde a época em que ele escreveu seu livro na década de 1950.

O lançamento de A Economia da Salvação, (editado pelo Selo Primeira Edição, da Assembleia Legislativa da Bahia), será nessa terça, dia 28, às 19 horas na Livraria Cultura do Shopping Salvador.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.