Ruas do Meio, Osvaldo Cruz e Fonte do Boi terão coleta de lixo todos os dias

Ao que tudo indica a questão do lixo dos bares e restaurantes do Rio Vermelho finalmente vai ter uma solução. A coleta que estava sendo feita em dias alternados, passará a ser feita diariamente entre uma hora e cinco da manhã nas ruas do Meio, Osvaldo Cruz e Fonte do Boi, enquanto na orla será mantido os dois horários de coleta. Também será iniciado o processo de implantação de coleta seletiva no bairro.
Ruas do Meio, Osvaldo Cruz e Fonte do Boi terão coleta de lixo feita diariamente

Esse foi o compromisso firmado durante reunião realizada na quinta-feira(22), da qual participaram cerca de 22 proprietários de bares e restaurantes e um hostel, AMARV, Colonia de Pesca, Associação de Moradores da Fonte do Boi, Ass Permissionarios do Mercado do Peixe, Comissão de Moradores do Morro das Vivendas. 

Do poder público compareceram os vereadores Aladilce Souza (Ouvidora geral da Câmara) e Claudio Tinoco (pres. comissão de Orçamento da Câmara), Secretário de Desenvolvimento Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, Diretor de Operações da Limpurb Ronaldo Ferreira, Gerente de área do Rio Vermelho -Limpurb e prepostos da Revita.
Ruas do Meio, Osvaldo Cruz e Fonte do Boi terão coleta de lixo feita diariamente

Durante a reunião muitas queixas foram apresentadas pelos donos de bares e restaurantes, entre elas, a coleta do lixo dos restaurantes e bares realizada apenas nos dias de terça, quinta e sábado fazendo com que os proprietários guardassem o lixo em seus estabelecimentos à espera da coleta, resultando em mau cheiro, ratos, baratas, etc. 

Outra reclamação foi em relação ao não cumprimento de horário e com frequência o lixo deixa de ser coletado aos sábados. De acordo com os proprietários dos bares e restaurantes a demora na coleta permite que os catadores de latinha rasguem os sacos espalhando o lixo pela rua, situação causada também por cães vadios. Disseram que as reclamações dirigidas aos prepostos da Limpurb são recebidas com desdém e tratamento muitas vezes desrespeitoso.
Ruas do Meio, Osvaldo Cruz e Fonte do Boi terão coleta de lixo feita diariamente

O presidente da Amarv, Lauro Mata fez a abertura da reunião justificando que a entidade mais uma vez se mobiliza para contribuir para a resolução de problemas que afetam a vida do bairro. Em seguida a vereadora Aladilce que a pedido de Lauro convidou as autoridades municipais para a reunião, informa que a presidente da Limpurb, Kátia Alves que havia confirmado presença telefonou pela manhã informando convocação do prefeito para o mesmo horário e que seria substituída na reunião pelo diretor de operações da Limpurb.

O secretário Belintani reafirmou que o projeto de requalificação da orla do Rio Vermelho está em fase de orçamentação, a iluminação de diversos pontos solicitada pela AMARV já está sendo trocada, intervenções no transito deverão ser intensificada nos próximos dias.

Após muita discussão o  Diretor de operações Limpurb   assumiu os seguintes compromissos: 

1. realizar, a partir de (23/05) coleta diária entre 1 às 5 da manhã na Rua do Meio, Osvaldo Cruz e Fonte do Boi na orla será mantido 2 horários de coleta.

2. iniciar processo de implantação de coleta seletiva no bairro, para isso, um técnico no assunto entrará em contato com o presidente da AMARV na segunda feira (26)

3. cobrar das empresas que executam a coleta rigoroso cumprimento dos horários

4. identificar os responsáveis e coibir o tratamento indevido aos cidadãos do Rio Vermelho.

A reunião foi avaliada como bastante produtiva, e a decisão de todos é de continuar o processo de construção de um Plano de Limpeza para o bairro do Rio Vermelho que seja sustentável e possa servir de referência para outros bairros da cidade.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.