Celebrando os 102 anos de nascimento de Jorge Amado

Para comemorar a data, a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) promove e apoia eventos em homenagem ao baiano. Desde o dia 10 de agosto, o Shopping Iguatemi abre uma exposição com mais de 54 peças do acervo pessoal da família de Jorge Amado e Zélia Gattai, incluindo fotos exclusivas e objetos pessoais. Um dos destaques da mostra é a escultura em formato de flor feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que será apresentada com exclusividade ao público. A escultura foi presenteada a Zélia Gattai no ano do falecimento do Jorge Amado. A iniciativa é da família dos escritores, para divulgar a Casa do Rio Vermelho, museu que vai funcionar no local em que o casal morou e tem apoio da FCJA.

Celebrando os 102 anos de nascimento de Jorge Amado
Inauguração da Casa de Jorge Amado: Gal Costa, Riachão, Grande Otelo, Claudete Macedo e Gerônimo 
(Imagem do Facebook do Maestro Fred Dantas) 

Já no dia 26 é a vez da abertura do Curso Jorge Amado – IV Colóquio de Literatura Brasileira, realizado em parceria com a Academia de Letras da Bahia, e que neste ano presta homenagem aos 60 anos da publicação de “Os Subterrâneos da Liberdade”. Marcando o encerramento desta edição do Colóquio e das celebrações pelo aniversário do baiano, no dia 29 (sexta-feira), a Fundação promove um evento aberto ao público, na Casa situada no Largo do Pelourinho, onde vai homenagear também o escritor João Ubaldo Ribeiro.

Para a escritora Myriam Fraga, que dirige a Fundação, o dia não podia deixar de ser celebrado:

“Jorge é um dos grandes nomes da Bahia, responsável por divulgar a nossa terra no mundo inteiro. Este é um dia de festa para a Casa, e resolvemos neste ano promover e apoiar eventos que o homenageiam”.

A MOSTRA “Casa do Rio Vermelho”, no Shopping Iguatemi, entre 10 de agosto e 10 de setembro.

O COLÓQUIO – As inscrições para o Curso Jorge Amado – IV Colóquio de Literatura Brasileira seguem abertas no site www.jorgeamado.org.br/coloquio2014, e custam R$15 para Ouvintes e R$100 para Comunicações.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.