Confira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obras

Salvador, 27 de agosto de 2015

A Fundação Mário Leal Ferreira
Att: Dra. Tânia Scofield – Presidente da FMLF


Ata Reunião realizada em 26/08/15

A “Comissão de Obras Rio Vermelho” composta por representantes da AMARV, do SHBRS, empresários do Rio Vermelho Bairro Charme e da comunidade em geral do Rio Vermelho, se reuniu no dia 26/08/15 as 17hr, no Hotel Catharina Paraguaçu, com a presença dos técnicos da FMLF Sr. Fagner Dantas e a Arq. Cecília Mazza da SUCOP Sr. Costa e Sr. Benedito Leite, da Transalvador Sr. José Hage, da Construtora NM Eng. Luiz Claudio, da Casa Civil Sra. Sheyla Souza e Sra. Ana Brito para discutirmos sobre as questões levantadas na reunião de 18/08/15.

Pendências respondidas pela PMS:

A) Conforme solicitado por esta comissão aos órgãos acima nominados, foi apresentado cronograma setorizado para a obra do bairro como descrito abaixo:

FRENTE DE SERVIÇO
SITUAÇÃO ATUAL
TERMINO PREVISTO
JOÃO GOMES
Atraso na pavimentação por deficiência na base de assentamento do asfalto
TER  08/09/15
LARGO DE SANTANA- 1ª ETAPA SEM ASSENTAMENTO DE GRANITO
Finalizando infraestrutura na Praça para aplicação e finalização de piso provisório
SEG 14/09/15
ALMERINDA DUTRA- PARTE 01 – DA JOÁO GOMES AO PASTA EM CASA
Concluindo colocação de piso
SEX  04/09/15
BORGES DOS REIS – PARTE 01 – LADO DA BIBLIOTECA
Início da substituição do piso postergado ate a conclusão das pendências anteriores
SEX  28/08/15
RUA DA PACIENCIA – VALAS E CALÇADAS
Obra sob responsabilidades da Embasa. Demais serviços concluídos no prazo previsto
SEG 05/10/15
RUA DA PACIENCIA – DECK
Serviços concluídos no prazo previsto
SEX 18/09/15
PULMÃO DE ESTACIONAMENTO AO LADO DA IGREJA DE SANTANA
Área em concretagem onde serão disponibilizadas mais 19 vagas provisórias
QUA 26/08/15
CALÇADA DO SESI - PULMÃO DE ESTACIONAMENTO (BASE DE CONCRETO)
Rearranjo do canteiro e disponibilização de 19 vagas de estacionamento
QUA 02/09/15
CALÇADAS/CICLOVIAS/VALAS/CANALETAS/MURETA
Serviços concluídos no prazo previsto
SEX 18/09/15
PRAÇA COLOMBO
Serviços concluídos no prazo previsto
SEX 02/10/15

  • Com relação a não abertura de novas frentes de trabalho enquanto não fossem concluídas as áreas já iniciadas, o Sr. Benedito Leite da SUCOP ficou de consultar e buscar o aceite do Presidente da entidade o Sr. Almir Melo, que possui a autonomia necessária pela PMS para responder a solicitação.
  • A questão da subestação da Coelba foi parcialmente resolvida, com a remoção da subestação ao lado da igreja nova de Santana e a nova proposta de projeto feita pelo IPAC, com a casa semi-enterrada e tratamento paisagístico do local.
  • A FMLF continua aguardando do IPAC o parecer e a definição da pavimentação a ser utilizada nos trechos da área de preservação permanente do Rio Vermelho.
  • A SUCOP, a Casa Civil e a FMLF e a NM, ficaram de se reunir com a EMBASA, COELBA e Bahia Gás, para tentar compatibilizar o cronograma das concessionárias ao cronograma da construtora, visando eliminar a execução desordenada dos serviços.
B) Com relação a nossa solicitação ao Sr, Fabrizzio Muller (Transalvador) para criação de novas áreas de estacionamentos, fomos parcialmente atendidos nos seguintes pontos:
  • Foram criadas 19 vagas provisórias ao lado da igreja no de Santana
  • Serão liberadas 19 vagas em frente ao Teatro SESI.
  • Fomos informados pelo Sr. José Hage (Transalvador) que serão realocados os caminhões de frete do Largo da Mariquita, sendo transferidos para área em frente ao quartel de Amaralina com a supervisão da Transalvador.
  • Também esta sendo estudada a criação de vagas ao lado do Mercado do Peixe em frente a 7ª Delegacia.
  • A Rua Conselheiro Pedro Luiz já esta liberada para estacionamento do lado direito (lado do Bradesco) durante o dia e em ambos os lados a partir das 20 horas.
  • Foi solicitado à Transalvador o estudo de alocação de vagas quando for realizar o fechamento da Rua da Paciência
C) Sobre a nossa solicitação para que a GECOM faça uma divulgação positiva do bairro:
  • Solicitamos a Casa Civil que verifique com a GECOM a possibilidade de divulgação do cronograma da obra através de OUTDOOR, uma vez que essa falta de informação tem afastado os clientes e provocado o cancelamento de eventos e atividades no bairro.
D) A questão da pedra portuguesa do Bar do França: A FMLF ficou de checar se aquela área é pública ou privada e verificar junto ao IPAC se é área de preservação e se a calçada será refeita em pedra portuguesa ou mantida cimentada.
  • Segundo a FMLF será refeita em pedra portuguesa respeitando-se a vontade da coletividade
E) Incluir na lista de manutenção das pedras portuguesas a calçada da Villa Forma Academia, que não foi incluída no documento anterior sobre o assunto.
  • Foi esclarecido pela FMLF que o passeio da Villa Forma esta fora da área do projeto, permanecendo o original.
F) Elaboração de detalhe arquitetônico para pavimentação do calçadão na saída da Rua Borges dos Reis. Foi proposta pela FMLF a utilização do mesmo detalhe de piso que será executado na frente do Teatro do SESI, aguardamos apresentação do projeto.
  • Continuamos aguardando apresentação do Projeto pela FMLF.
G) Drenagem: projeto e detalhamento. Discussão e acesso ao projeto de drenagem da obra, principalmente nos trechos do largo de Santana na Rua José Taboada Vidal esquina com a descida da Av. Cardeal da Silva e Largo da Mariquita.
  • O projeto de drenagem ainda não foi entregue a FMLF pelo escritório do Eng. Ailton, a data prevista para entrega era o dia 19/08/15, continuamos aguardando.
H) Ficou acordado na última reunião, que não mais seriam retiradas árvores adultas. Apenas uma árvore no largo da mariquita tem previsão de retirada por conta do novo acesso a Rua do Meio. Por tratar-se de árvore saudável e de grande porte, solicitamos FMLF a revisão do traçado e a possibilidade da preservação
  • Fomos informados pelo Sr. Fagner Dantas da FMLF que o projeto da via de acesso a Rua do Meio foi elaborado pela Transalvador, cabendo a esta estudar a alteração. Esta comissão encaminhará uma solicitação a Transalvador para este estudo.
I) Projeto de cobertura do rio? A FMLF informou que já existe um grupo que está investigando e exigindo a limpeza do Rio.
  • Essa questão será avaliada pela FMLF quando for entregue o projeto de Drenagem da área.
J) Análise da adaptação da nova vegetação especificada no projeto, inadequadas para zonas de praia (ipê, oiti, Phoenix).
  • A FMLF vai agendar reunião com o Sr. André Fraga da SECIS e com o Paisagista da equipe do Arquiteto Sidney Quintela, para discutir essa questão. Foi abordado também pela comissão a utilização de grama em local inadequado, embaixo de amendoeiras no Largo da Mariquita, ao invés de uma área com maior incidência de sol.
K) Com relação a questão da destinação, coleta e reciclagem do lixo comercial e doméstico do Rio Vermelho abordada na ultima reunião, o Sr. Camilo da NM, marcou reunião com o Diretor da LIMPURB, Sr. Tiago Correia e a SECIS (Cidade Sustentável) no próximo dia 02/09/15 às 16 hs no Teatro do SESI, para tratamos especificamente desse assunto.

L) Apresentação de projeto das quadras, sugestão de colocação de espaço de recreação infantil, estações fitness com área de 3mx1m, um espaço voltado a saúde dando prosseguimento a ciclovia.
  • Proposta a colocação de uma “Estação Saúde” no local, ficou acordado com a FMLF que esse assunto seria tratado mais ao final da obra, quando se pudesse ter uma melhor visão dos espaços mais adequados a prática de atividades.
M) Realocação da ciclovia nos trechos em que ela estreita muito a área para pedestres, como o que acontece no trecho próximo a casa de Yemanjá.
  • Será feita uma nova avaliação pela FMLF.
N) Iluminação provisória para o bairro:
  • Alguns refletores já foram instalados na Mariquita, entretanto a área permanece escura, assim como o Largo de Santana. Deverá ser acionado novamente o Sr. Camilo da Construtora NM que na ultima reunião ficou responsável por este encaminhamento.
  • A Transalvador ficou de providenciar iluminação provisória para os novos bolsões de estacionamento da Igreja de Santana e Teatro SESI.
O) Propomos uma discussão sobre o projeto do Largo da Mariquita e entorno, com apresentação previa de todos os projetos dos órgãos envolvidos e o cronograma de obra a ser desenvolvido pela NM, para evitarmos os transtornos que estão acontecendo nesse primeiro trecho. As obras nessa área só devem ser iniciadas com todos os pontos esclarecidos: COELBA, EMBASA, drenagem, solução para a foz do rio, iluminação, pavimentação, remoção de árvores, permissionários e coleta de lixo.
  • Esse tema não foi abordado, fica pendente para aproxima reunião.
P) Cobrar da Sefaz Salvador resposta da carta protocolada pelo SHBRS, solicitando isenção de impostos municipais durante o período das obras para minimizar o impacto financeiro no comércio.
  • A Casa Civil buscará uma resposta oficial da SEFAZ e paralelamente tentará marcar uma reunião com o Secretario Paulo Souto e a Comissão de obras para definição do assunto.
Novos encaminhamentos da reunião:
  • Solicitar a FMLF e SUCOP que fiscalizem a qualidade do piso das calçadas de concreto que foram já executadas pode-se observar uma grande variedade de texturas e tonalidades, acabamento ruim e sem uniformidade. Solicitar que a Contrutora NM que apresente o caderno de encargos da obra aonde deve constar o traço e materiais especificados para esta pavimentação.
  • Foi solicitado pelo Arquiteto Fritz Zenhler representante dos proprietários dos imóveis da Fundação Ben Te Vi e do Rest. Salvador Deli a inclusão desse trecho na proposta de manutenção da calçada em pedra portuguesa. (Rest. Red River até o Rest. Salvador Deli) será encaminhado ofício a FMLF.
  • Buscar via Casa Civil a resposta da SUCOP na pessoa do Sr. Almir Melo sobre a questão da “não” abertura de novas frentes até a conclusão das atuais.
Cordialmente,
Comissão de Obras Rio Vermelho (moradores, empresários do Rio Vermelho Bairro Charme, AMARV, SHBRS).

Representada através do SHRBS (Av. Tancredo Neves, 274 – Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B, salas 305 307. A/C Sr. Gilberto. Tel .:3525.2555)

Confira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obrasConfira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obras
Confira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obrasConfira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obras
Confira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obrasConfira a Ata de Reunião do último dia 26 sobre andamento das obras

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. E sobre a praia da Paciência e o esgoto que fica nas suas laterais? Nada falado sobre isso?E a balostrada também será revitalizada? Enquanto a ciclovia, o trecho entre o Sesi e a rua Fonte do Boi não terá ciclovia? O que farão os ciclistas nesse trecho?? Dúvidas, dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. Parece que pessoal dessa comissão é tudo comerciante demonstram mais preocupação com estacionamento do que outros aspectos. Sobre a ciclovia ninguém fala e muito menos sobre os como vão ficar as praias. O cimento no Largo de Santana também está horrível! Vai ficar assim?

    ResponderExcluir