Detectado foco de dengue na praia da Mariquita

Detectado foco de dengue na praia da Mariquita Detectado significativo foco de dengue na praia da Mariquita confirmando suspeitas que o Blog vem levantando há muito tempo, com diversas postagens mostrando água acumulada em barcos. Uma operação integrada envolvendo a, Semop, Limpurb, Distrito Sanitario ,CCZ, Secis, com apoio da ONG Praia Limpa, Amarv, Colônia de Pescadores e 12ª CIPM, realizada nesta sexta-feira (18) com o objetivo de limpar, fiscalizar e ordenar a praia, realizou um faxinaço na área.

A ação confirmou foco de Dengue e retirou uma grande quantidade de pneus e muito lixo.15 embarcações e seis ambulantes foram notificados. Os barcos receberam larvicida. A ação foi boa, mas isso não basta é preciso um projeto de requalificação também nas atitudes dos que utilizam a praia, seja para guardar os barcos de passeio ou de pesca. Já foi sugerida mais de uma vez, inclusive em reuniões com representantes da prefeitura, que os barcos pequenos deveriam ficar em pé, da mesma maneira que acontece em Ondina.

Foram vistoriadas também as praias da Paciência e Mariquita.
Detectado foco de dengue na praia da Mariquita

Os proprietários dos barcos notificados têm prazo de 72h para regularização ou remoção das embarcações. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município e a Vigilância Sanitária (Visa) também participaram da operação.

Detectado foco de dengue na praia da Mariquita

“Essa é uma operação integrada de limpeza, ordenamento e fiscalização. Isso é importante para preservar o local que foi totalmente revitalizado e para a saúde dos moradores, no combate à dengue”, afirmou o prefeito-bairro Raimundo Castro.

Sustentabilidade - A Secretaria Cidade Sustentável (Secis) fez parte do mutirão no Rio Vermelho e convidou mais um parceiro, a ONG Conexão Ecológica, coordenada pelo engenheiro ambiental Antônio Aloísio. “Dentre as ações que nós realizamos está o projeto ‘Praia Limpa’ que faz a coleta seletiva de resíduos, principalmente sólidos porque são os que mais apresentam problemas em relação ao descarte”, explicou.

Detectado foco de dengue na praia da Mariquita

Segundo a Secis, para manter o ciclo de sustentabilidade completo, além da limpeza, todo um trabalho de orientação e conscientização é feito pelos voluntários com a população, ensinando sobre a forma correta de descarte, coleta seletiva e a importância de manter o ambiente limpo e longe dos focos do Aedes.

Detectado foco de dengue na praia da Mariquita

O pescador Luís Carlos Santos, com mais de 20 anos de atuação na região do Rio Vermelho, disse que não concorda com a sujeira nos barcos. “Estamos juntos contra o mosquito, eu mesmo já denunciei várias vezes os focos de dengue. Meu interesse é deixar tudo limpo e organizado para evitar doenças. Para isso vou conscientizar meus colegas pescadores e moradores da região. Se eles não contribuírem, eu mesmo faço o trabalho. Fico feliz com a ação da Prefeitura”, garantiu. (com informação da Secom)

Detectado foco de dengue na praia da Mariquita
Detectado foco de dengue na praia da Mariquita

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.