O aumento dos casos de H1N1 registrados no início desse ano tem provocado uma procura nos postos de saúde do município em busca da imunização. Entretanto, de acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, as vacinas estarão disponíveis a partir de 30 de abril, quando terá início a Campanha Nacional contra a Influenza.
"Algumas pessoas têm procurado os serviços municipais para serem protegidas contra a gripe, mas o imunobiológico será disponibilizado gratuitamente para o público alvo somente durante a campanha nacional, que acontece em data definida pelo governo federal", afirmou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização de Salvador.
A estratégia, que seguirá até o próximo 20 de maio, tem como meta de vacinar em Salvador 80% das mais de 615 mil pessoas que compõe o público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.
Em 2016 a chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos tem surpreendido os profissionais de saúde do país."Normalmente, o pico dos casos de gripe acontecem a partir do mês de julho. Por esse motivo a campanha é programada entre os meses de abril e maio, para que no período onde a incidência da doença é maior as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas. Este ano as ocorrências aconteceram um pouco mais cedo que nos anos anteriores", completou Doiane Lemos.
Entre janeiro e março deste ano, 11 casos de H1N1 foram confirmados na capital baiana, com dois óbitos. Em 2015, nenhuma ocorrência do vírus foi notificada em Salvador.
Campanha de vacinação começa dia 30 de abril
abril 06, 2016
0
Tópicos: