Absurdo! SAMU contabiliza 100 mil trotes em 2017

A cada dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebe cerca de mil ligações no telefone 192. No entanto, enquanto muitas pessoas buscam algum tipo de ajuda para problemas de saúde, 30% dos chamados não passam de trotes. Em Salvador, de janeiro a dezembro desse ano, pouco mais de 100 mil trotes foram contabilizados.

“O prejuízo causado no serviço é incalculável. Muitas vítimas podem deixar de ser atendidas porque nossos profissionais estão com as linhas ocupadas com esse tipo de brincadeira de mau gosto. A situação é ainda pior quando deslocamos uma ambulância”,
informa o médico coordenador do Samu de Salvador, Antônio Fernando.

Ainda de acordo com o coordenador, os responsáveis pela realização da maioria dos trotes são de crianças e adolescentes. “Normalmente eles ligam no período de saída da escola ou intervalo. Agora que é época de férias, o número reduz bastante. No geral, os atendentes identificam facilmente. Fazemos trabalho educativo com palestras nos colégios, mas ainda recebemos um quantitativo muito grande de solicitações falsas", pontuou Fernando.

Puni̤̣o РPassar trote em qualquer servi̤o de emerg̻ncia ̩ crime em todo o Brasil. A lei federal (Lei 9.472/1997) estabelece priṣo de um a seis meses e multa para quem for pego em um falso chamado de socorro.

Fonte: Prefeitura de Salvador

Absurdo! SAMU contabiliza 100 mil trotes em 2017

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.