Fundação Gregório de Mattos presta homenagem ao Boca de Brasa com exposição, teatro, inauguração de estátua e memorial

A programação começa no dia 05, às 18h30, na área externa do Teatro Gregório de Mattos, com a inauguração da estátua confeccionada em fibra de vidro pelo artista plástico baiano Tati Moreno, em tamanho real do poeta e com dispositivo vocal de presença. Quem se aproximar da escultura terá a grata surpresa de escutar trechos de suas poesias declamadas na voz do ator Jackson Costa. O monumento é resultado de uma solicitação antiga dos soteropolitanos, num diálogo simbólico com a estátua de Castro Alves, outro grande poeta baiano.

Logo em seguida, na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos (TGM), acontece a abertura da exposição interativaGREGÓRIOS, ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos. A mostra propõe criar uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que certamente vão transportar os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Como parte integrante da exposição, será destinado um espaço retratando a trajetória da Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, foi uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador. GREGÓRIOS foi o último trabalho assinado pelo artista plástico e cenógrafo Joãozito, e, após seu falecimento, o projeto vem sendo tocado por sua esposa e artista plástica Lanussi Pasquali. Na ocasião, a FGM fará uma homenagem a esse artista completo e pessoa admirável. A exposição ficará aberta ao público até maio, com visitação de terça a domingo, das 14h às 18h. Como legado, a Galeria da Cidade ganhará um Memorial com parte do acervo exposto.

Já na Sala Tabaris (TGM), dia 05, às 20h e dias 06 e 07, às 19h, Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt sobem ao palco para uma curta temporada do espetáculo Boca a Boca: um solo para Gregório, numa narrativa radicalmente contemporânea, com recital de poesias do Boca de Brasa em formato de show de rock. Em cena, Ricardo Bitencourt interpreta poesias e fala sobre a vida e a obra de Gregório de Mattos. Entrada a preços populares, exceto dia 05 que será gratuita – sujeita à lotação do espaço.

Fundação Gregório de Mattos presta homenagem ao Boca de Brasa  com exposição, teatro, inauguração de estátua e memorial
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.