A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala, ressalta sobre a importância de nesse momento as medidas de segurança contra a transmissão do vírus serem seguidas.
Algumas medidas foram flexibilizadas, mas os cuidados de segurança que a própria população deve ter devem ser seguidos à risca.
Adielma reforça que o recomendável é a escolha de praias menos movimentadas para que o indivíduo possa frequentar. Ainda que o ambiente de faixa de areia seja aberto, o cidadão deve continuar utilizando a sua máscara para combater a proliferação do vírus da Covid-19 pelo ar.
Para a médica, outro fator que também faz a diferença na ida à praia é referente à escolha do horário. Quem for ao período da manhã, entre 8h e 9h, encontrará uma praia mais tranquila, cenário bastante diferente de quem for ao período da tarde, quando pode encontrar praias cheias e aglomeradas.
A recomendação é que a população tenha bom senso para manter o distanciamento social, ainda que esteja em um ambiente aberto como praia. Adielma orienta um distanciamento de 1 metro para cada mesa ou cadeira colocada na faixa de areia.
O uso de máscara é indispensável na vida do cidadão para evitar o risco de transmissão ao vírus da Covid-19 e de outros vírus. A retirada só deve ser realizada no momento do banho do mar, lembrando que, ao voltar à areia, o cidadão deve recolocar a máscara no rosto, além de contar com o uso frequente do álcool em gel após exposições de objetos e/ou contatos com outras pessoas.
A máscara deve ser utilizada mesmo pelas pessoas que fazem atividades físicas na faixa de areia, como corridas, caminhadas e exercícios funcionais. Para as máscaras cirúrgicas — essas as mais recomendadas — a especialista orienta que a troca seja realizada a cada 4 horas.
Conscientização – Na praia de Amaralina, um dos locais bastante frequentados na orla de Salvador, o ambulante Nivaldo Ferreira trabalha conta que orienta sempre os clientes a continuarem seguindo os protocolos de segurança.