Lamentável a divulgação e a programação do carnaval 2023 no RV

 O Carnaval que a prefeitura programou para o Rio Vermelho, não foi bom pra ninguém, nem para os moradores, que reclamaram bastante do som alto durante a madrugada, nem para quem gosta de carnaval e queria brincar em um espaço mais tranquilo e muito menos para os artistas que se apresentaram para um público bastante reduzido. A única vantagem para eles( os artistas) é que devem ter recebido um cachê depois de dois anos de penúria pela ausência da festa devido à pandemia da Covid.

A prefeitura ou quem coordenou o evento, deveria ter ouvido a comunidade por meio de suas associações, para saber que tipo de festa seria adequada ao bairro . Mas não, decidiram, sabe-se lá adotando qual critério, uma grade de atrações, até com alguns bons artistas, mas sem envolver a comunidade e o que é pior, sem divulgar corretamente e deu no que deu, dinheiro público gasto para um evento esvaziado.

Em 1010 Waltinho Queiroz chegou a apresentar um projeto “ Carnaval Azul no Rio Vermelho” que previa a realização de um baile popular na Mariquita resgatando os antigos sambas e marchinhas, com foliões fantasiados . Ele levou a proposta para o então vice-prefeito e coordenador geral do carnaval, Edvaldo Brito, mas o projeto acabou engavetado.

Em 2011, a Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv) realizou uma grande assembleia no salão paroquial da Igreja de Santana, que ficou lotado( veja no Blog),para discutir uma proposta que estava rolando, de trazer o Carnaval para o bairro e por unanimidade, os moradores rejeitaram a ideia. Com o passar dos anos, a ideia foi amadurecendo e até se chegou a cogitar um carnaval com bloquinhos durante as tardes nos largos de Santana e Mariquita, mas também não foi adiante, muita gente ficou contra com o argumento de que abriria a possibilidade do Carnaval chegar ao Rio Vermelho, o que na verdade ninguém queria, e acreditamos, que a maioria dos moradores continua não querendo.

No Alto de São Gonçalo, na quarta-feira de Carnaval, moradores na pracinha que fica no topo da ladeira, promoviam um carnaval, em 2013, o Blog foi conferir a folia que teve a participação de Silvia Patrícia, Waltinho Queiroz, Gerônimo, entre outros. Até Armandinho( o virtuoso) , que morava nas proximidades, se apresentou em um desses eventos. Sem dúvida uma iniciativa bastante interessante com a participação dos moradores. Todas essas histórias envolvendo Carnaval do Rio Vermelho estão neste  Blog , quem quiser conhecer ou recordar,  vai em pesquisar : Carnaval no Rio Vermelho.

Mais um detalhe: na segunda-feira(20), pela manhã, um carrinho de som com a logomarca da prefeitura, circulou pela orla informando que teria carnaval no Rio Vermelho, ficou alguns minutos parado em frente à Praia da Paciência repetindo uma programação que já tinha acontecido em dias anteriores. É muita falta de responsabilidade com o dinheiro público, ou não?

 Tomara que no próximo ano as entidades do bairro tomem pé da situação e intercedam para evitar um novo vexame, se é para ter programação durante o carnaval, que seja dialogando com a comunidade. Existem muitas ideias boas que podem ser aproveitadas, inclusive utilizando as manifestações culturais do próprio bairro, certamente mais animadas e bem menos dispendiosas para os cofres públicos.

Recordando o carnaval Alto do São Gonçalo 2013 ( fotoBlogRV)


Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.