Pedra dos Pássaros


Localizada entre as praias da Paciência e Santana, a Pedra dos Pássaros(foto), em décadas passadas além de servir de local de pouso para dezenas de gaivotas, também era usada como trampolim de mergulho para muitos jovens que chegavam até lá em poucas braçadas. Nesse tempo, o bairro era local de convivência, onde as turmas, hoje chamadas de tribos, se reuniam para azarar, inventar novidades. Não havia o modismo dos shoppings. As gaivotas sumiram e os jovens do passado hoje são cinquentões e sessentões, que ainda cultivam o hábito de se reunir, só que agora nos bares.No inicio deste ano houve uma movimentação no sentido de fazer novamente a travessia. Entretanto, a prudência falou mais alto e por consenso decidiu-se que seria melhor preservar apenas na memória os bons tempos quando dividiam a pedra com belas gaivotas. Essas, quem sabe se um dia não retornem.

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. OS PÁSSAROS ESTÂO VOLTANDO
    Tenho notado que ultimamente os pássaros (gaivotas e outra especies que vivem da pesca), embora em pouco número, estão voltando a usar a pedra como ponto dea apoio para suas incursões sub-aquáticas, e assim como os pássaros nós tambem, no próximo verão vamos voltar à Pedra dos Pássaros, às favas a prudência!

    ResponderExcluir
  2. O Jornalista e poeta Sérgio Matos - que morou durante infância e juventude no Ed. Maria Lídia, em frente a Pedra dos Pássaros - em 1985 fez a seguinte poesia que está no livro “Lançados ao Mar:

    Já não vejo gaivotas
    Nas pedras do Rio Vermelho.
    Meus olhos já não descansam
    Com aquele vôo sereno
    E com o mergulho indicador
    De boa pescaria. Emigraram.
    Os jornais anunciam
    A morte das gaivotas
    Em Arembepe e na Bretanha
    Ora o titânio, ora o petróleo,
    Lançados nas águas do mar.
    De que vale o progresso
    Se já não posso
    Contemplar as gaivotas
    Na Pedra dos Pássaros
    De minha infância?

    ResponderExcluir
  3. A volta dos pássaros é um prenúncia de que nem tudo está perdido. Quanto a ida de vocês no próximo verão, se acontecer, será devidamente documentada por este blog.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa lembrança.Sergio Matos não mora mais no Rio Vermelho mas continua tendo uma grande afinidade com o bairro. Sempre que o encontro faz referência ao tempo que morou na Almirante Barroso.

    ResponderExcluir