Rio Vermelho em festa II

Rio Vermelho em festa II De acordo com o livro ¨O Rio Vermelho e suas tradições-memória de Lucídio Lopes¨, a festa em louvor a Senhora Santana antigamente era realizada um domingo antes do carnaval e não no dia 26 de julho. Segundo relato, os pescadores e operários, primeiros moradores do bairro inventaram um jogo de cartas que chamavam de dourada e todos os domingos se juntavam para jogar. Em um domingo antes do carnaval quando estavam todos reunidos na maior animação, chegou uma senhora e avisou que cada um pegasse sua jangada e seguisse para o mar, pois o governador estava recrutando os homens para a Guerra de Canudos e que vinha uma cavalaria para leva-los pois o jogo havia sido denunciado, Eles ouviram o conselho da senhora e cada um pegou a jangada e foi para o mar. Quando estavam distante, viram chegar na praia a patrulha mas não conseguiu pegar ninguém. Atribuíram o aviso a Senhora Santana e a partir de então resolveram fazer uma romaria todos os anos no primeiro domingo antes do carnaval, em sua homenagem.( Foto interna da igreja com a imagem de Senhora Santana).

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. SOBRE A FESTA DE SANTANA
    Já li tambem que a referida senhora teria aparecido não na época da guerra de Canudos e sim por ocasião das lutas da independência, acho que o Licídio se confundiu.
    Aqui no bairro havia duas comemorações. A festa de Janeiro / Fevereiro tinha data móvel era organizada originalmente pelos veranistas, acontecia no domingo que antecedia o carnaval (naquela época o carnaval começava no domingo),ou seja, antes de acabarem as férias escolares e todos voltarem para a "cidade". No domingo anterior acontecia o "banho à fantasia" e o desfile do "bando anunciador". A do dia 26, que acontece até hoje, é organizada pela paróquia, é data que Igreja Catolica dedica a avó de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Boa informação.Esses são detalhes que ajudam a compor a história do bairro.

    ResponderExcluir