Olha a dengue ai gente

fotos/BlogRV Ambientes propícios à proliferação da dengue não faltam no bairro

A manchete de primeira página do Correio, ex-Correio da Bahia, de hoje(28) informa que Salvador está prestes a entrar na faixa de infestação da dengue. Entre os bairros com mais possibilidades de uma epidemia estão o Rio Vermelho e a Barra, que na última analise feita pelos órgãos de controle da doença atingiram um nível de infestação de nas residências de 4,9%, enquanto o Ministério da Saúde passa a considerar risco mais elevado quando o percentual chega a 3,9%.

Os dois bairros ditos nobres ficaram abaixo apenas do Subúrbio Ferroviário que registrou infestação de 5,9%. A dengue é uma doença que tem que ser controlada pela ação da Vigilânica Epidemiológica, mas, principalmente, pela população. Se não houver o envolvimento de todos, dificilmente o mosquito será eliminado. O risco de proliferação aumenta com o verão.


O Rio Vermelho particularmente é um bairro sujo. Basta uma caminhada pela área para perceber latinhas e garrafas descartáveis, sacos de plásticos e todo tipo de recipientes que proporcionam acumulo de água, por todos os cantos, inclusive nos muitos buracos dos passeios e no favelão da Praia de Santana, onde são visíveis vários vasilhames mas nem a Limpurb consegue acesso para fazer uma limpeza decente. Soma-se a isso uma grande quantidade de prédios em ruínas e abandonados com tanques abertos e lajes que retêm água. Diante desse cenário se faz necessária uma ação conjunta dos órgãos públicos para eliminar as áreas de risco, a dengue mata.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É verdade ! Que falta de sorte a nossa ! Procura-se administradores e funcionários públicos que, realmente, se interessem pela cidade . Como não o temos, é indispensável que a própria população se cuide .Que crie uma consciência de que , cada um é responsável por uma parte dos problemas. Não custam nada pequenos cuidados, no caso da dengue, para eliminar poças que possam se transformar em focos e criatório de mosquitos. É o pratinho daquela planta bonita com água parada , que gostamos de manter dentro de casa ....(coloque areia no prato ), é o pneu esquecido no fundo do quintal, é uma lata jogada lá no fundo, que acumula água depois de uma chuvinha, garrafas guardadas no quintal com as bocas abertas e para cima..depósitos de água sem tampa, toneis , e mesmo tanques com tampas rachadas ), etc . Enfim, qualquer coisa que possa acumular água depois de uma chuvinha , até mesmo uma tampinha de refrigerante ou ralos no quintal. Qualquer recicipiente com água limpa e parada . A comunidade agradece . Cada um de nós estaremos nos protegendo e evitando de sermos vítima de um mosquitinho, criado dentro de nossa propria casa. Nesse caso, o mosquito não é municipal. Passa a ser doméstico ! Participe da campanha, agindo - se for o caso, denuncie mesmo...Denuncie qualquer coisa que ache que está errado. Os interessados somos nós. Precisamos alfinetar os nossos funcionários , inclusive o Prefeito . o n. 01 !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Sarnelli, essas dicas que você está dando são excelentes.Vamos fazendo a nossa parte limpando os quintais e procurando observar com mais atenção o que se passa ao nosso redor.Conversar com o vizinho sobre os perigos da dengue também é uma boa.

    ResponderExcluir