A culpa é dos ricos

Noticia publicada hoje na imprensa, atribuiu ao coordenado do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde, Eliaci Costa, a informação de que o aumento da doença em diversos bairros de classe média, inclusive Rio Vermelho e Barra, deve-se à postura dos moradores de residências mais nobres que se recusam a permitir o acesso dos agentes mata mosquitos, porque consideram improvável a existência de focos em suas mansões. A outra alegação é o temor de que assaltantes se passem por agentes para invadir suas casas, ou ainda que as botas que eles usam suja o assoalho. Era só o que faltava. Tomam todos esses cuidados e depois morrem picados pelo mosquito.

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Só faltava agora essa, a culpa do assombroso avanço da dengue em Salvador é dos mais favorecidos que não permitem a entrada dos mata-mosquitos em suas casas e não da falta de existência ou ineficiência das políticas públicas! Pois é, quem foi que viu o boi voador? Gostaria de saber se alguém aqui nesses últimos 2 anos recebeu a visita de algum desses senhores em suas casas? Será que alguém foi lá no Calabar? No Vale das Pedrinhas? Aí mesmo pela Paciência na comunidade ali de trás? A prefeitura sabe da existência do novo assentamento na praia? Foi mata mosquito lá?
    Alguém já viu carro fumacê nas ruas nesses últimos 2 anos? Como é que anda a campanha de concientização na televisão, que é o veículo de massa!
    Vai demorar para passar esses 4 anos...

    RL

    ResponderExcluir
  2. Copiando do blog do Sarnelli
    ( http://sarnelli-coisasdabahia.blogspot.com/ ):

    O saudoso Governador Otávio Mangabeira tinha uma frase que se aplicava a quase tudo e que vale até hoje: Dizia ele : “ pense num absurdo, que na Bahia ou já aconteceu ou está por acontecer “...

    RL

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, é o caso de se reconhecer que nós cobramos tudo do Prefeito .
    ,que é a figura principal da administração municipal , o homem da camisa 10 , porque seguimos a máxima de que, quando um time perde , o culpado é o técnico... Mas é preciso reconhecer também que Salvador é uma cidade difícil de ser administrada.A administração deve mesmo ter uma série de problemas para deslanchar , de todos os tipos, principalmente políticos , financeiros , e mesmo de incompetência e de falta de vontade de uma boa parte dos servidores municipais que se deixam ficar pendurados nos seus cabides , vendo os dias passarem e esperando a aposentadoria chegar ... Mas há um outro do qual o culpado é a própria população,o que está se vendo em todos os níveis . O receio que alguns proprietários de mansões externam para não permitir a entrada de agentes nas suas residências para a verificação de prováveis focos de mosquitos, ou é uma piada, ou, simplesmente, falta de critério ou de informação, o que é inadmissível nos dias de hoje. Na verdade, ninguém, em sã consciência , pode afirmar que é altamente improvável que na sua residência não possa haver um foco de mosquito. Basta um prato de vaso de planta , uma latinha esquecida, uma garrafa que acumulou um pouco de água , uma planta no jardim , que acumule água de chuva... É sabido que até uma simples tampinha de refrigerante gera um foco de mosquito , que não escolhe a vítima por classe social. Ele escolhe, por amostragem , sem o menor critério , a gregos e troianos...
    Nós sofremos com dois grandes males : com a ineficiência da Prefeitura seja pelo motivo que for , e com a cultura do povo , que dificulta as coisas e , na verdade , não colabora . Boa parte , por ignorância , outra , a mais elitizada, por se considerar imune e improvável que possa vir a ser vítima de uma picadinha. É preciso reconhecer que a cultura do povo , em todos os níveis , está muito baixa e que gera problemas que não deveriam existir se cada um fizesse a sua parte como cidadão. É o cidadão que coloca o lixo na rua fora do dia e do horário, aquele outro que, para economizar, coloca nas esquinas o cascalho da sua obra doméstica , aquele filhinho de papai e o próprio papai, que joga a latinha de cerveja vazia, na rua , pela janela do carro, aquela mocinha que estaciona o carro sobre o passeio forçando um idoso a ir para o asfalto . A prepotência de alguns que se julgam melhor do que outros e, assim por diante...Ficou difícil comentar esta notícia porque, na verdade, daria um jornal...A verdade é que muita coisa depende, também , da população...Da consciência e educação coletiva !
    Ah,sim. A bem da verdade , não posso esquecer de dizer que tenho, sim, recebido a visita do agente que, aqui em casa , é sempre benvindo . E, ainda mais : com uma certa regularidade. Não acreditam ? Acreditem, por favor !

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez Sarnelli nos brinda com um comentário bastante lúcido.Também quero ressaltar que em minha casa os agentes da dengue passam com muita frquência e todos eles interessados em passar informações para evitar a proliferação dos mosquitos.O que eu não sei é se eles entram nesses casarões abandonados onde deve ter muita água acumulada ou se fazem vistoria na Praia de Santana onde existe uma quantidade enorme de tralhas.

    ResponderExcluir
  5. Dengue é o tipo de combate que deve ser feito de forma integrada.Essa guerra só vamos vencer se todos estivermos andando em uma mesma direção.Prefeitura, governo do estado e população.Se um desses três falhar, vai tudo por água abaixo.Os mosquitos não dão trégua.Já tive um primo com dengue e a coisa é feia, acreditem.
    Cinira

    ResponderExcluir
  6. Aqui nunca vieram... o último que veio faz 3 anos e era combate a febre amarela, confirmei com a portaria e combate a dengue por aqui ninguém sabe ninguém viu! Parece que a Barra é mais abandonada que o Rio Vermelho.

    RL

    ResponderExcluir